Eficácia do BOVECTO POUR ON para controle de carrapatos, bernes e mosca-dos-chifres em bovinos

Empresa

Labgard

Data de Publicação

15/08/2019

PDF

Produtos Relacionados

  • Dr. Lucas Shigaki de Matos, Médico Veterinário CRMV-SP 36263
  • Monitor de Pesquisa Clínica - Labgard Animal Health

Bovecto Pour On é um ectoparasiticida indicado para o controle e tratamento das infestações causadas pelos principais ectoparasitos dos bovinos, tais como:

  • Carrapatos (Rhipicephalus (Boophilus) microp/us);
  • Bernes (larvas de Dermatobia hominis);
  • Moscas, sendo a mosca-dos-chifres (Haematobia irritans), mosca doméstica (Musca domestica), mosca dos estábulos (Stomoxys ca/citrans) e mutuca (Tabanus spp.);
  • Ácaros (Chorioptes bovis, Sarcoptes scabiei var. bovis);
  • Piolhos (Bovicola bovis, Haematopinus sp. e Linognathus sp.) Bovecto Pour On também possui Geraniol em sua fórmula, que é um óleo essencial com ações de repelência e carrapaticida

Três estudos foram conduzidos nos centros de pesquisas Gaia (Uberlândia - MG) e Nowavet (Viçosa - MG), os quais demonstraram a alta eficácia do produto para o controle de carrapatos, bernes e mosca-dos-chifres em bovinos.

Eficácia para carrapatos (Rhipicephalus (Boophilus) microplus)

Vinte animais foram selecionados e separados de acordo com a infestação por carrapatos (Rhipicephalus (Boophilus) microplus) para o estudo, sendo 10 do grupo controle e 10 tratados com Bovecto Pour On. As contagens foram realizadas baseando-se no número de carrapatos presentes no animal em 01, 03, 07, 14 e 21 dias após o tratamento dos animais.

Gráfico 1: Comparação da média de incidência de carrapatos (Rhipicephalus (Boophilus) microp/us) nos animais do grupo controle e do grupo tratado com Bovecto Pour On

Conclusão

O estudo demonstrou que os animais tratados com Bovecto Pour On tiveram uma quantidade de carrapatos próxima a zero e que o produto os manteve em baixa infestação até 21 dias após o tratamento (Gráfico 1). O produto Bovecto Pour On é altamente eficaz no controle de carrapatos até 21 dias, conforme demonstrado no gráfico 2. 

Gráfico 2: Eficácia do Bovecto Pour On no controle de carrapatos (Rhipicephalus (Boophilus) microplus) até 21 dias após a aplicação do produto.

A média de eficácia do Bovecto Pour On para o controle de carrapatos foi acima de 91% até 21 dias após o tratamento dos animais (Gráfico 2).

Foto 1: DO - Incidência de carrapatos no dia zero do grupo tratado com Bovecto Pour On.

Foto 2: D7 - Incidência de carrapatos sete dias após a aplicação do Bovecto Pour On.

Eficácia para mosca-dos-chifres (Haematobia irritans)

Vinte animais foram selecionados para o estudo, sendo 10 do grupo controle e 10 tratados com Bovecto Pour On. Foram feitas contagens do número de mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) nos dias O, 01, 03, 07, 14, 21 e 28 após a aplicação do produto.

Gráfico 3: Comparação da média da incidência da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) nos animais do grupo controle e no grupo dos animais tratados com Bovecto Pour On.

Gráfico 4: Média da eficácia do controle da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) nos animais tratados com Bovecto Pour On.

Conclusão

A infestação foi controlada até 28 dias após o tratamento dos animais com Bovecto Pour On (Gráfico 3) e a eficácia do produto para controle da mosca-dos-chifres nos animais tratados foi acima de 90% até 21 dias após a aplicação do produto (Gráfico 4). 

Foto 3: DO - Incidência de mosca-dos-chifres no dia zero do grupo tratado com Bovecto Pour On.

Foto 4: D7 - Incidência de mosca-dos-chifres sete dias após a aplicação do Bovecto Pour On.

Eficácia para bernes (Dermatobia hominis)

Vinte animais foram selecionados para o estudo, sendo 10 do grupo controle e 10 tratados com Bovecto Pour On. Foram feitas contagens do número de bernes (Dermatobia hominis), dois dias e um dia antes da aplicação do produto para a separação dos grupos de forma homogênea, e também nos dias 04, 07, 14 e 21 após a aplicação do mesmo.

Gráfico 5: Comparação da média do número de bernes (Dermatobia hominis) nos grupos controle e tratado com Bovecto Pour On

Conclusão

Os animais do grupo tratado com Bovecto Pour On tiveram o total controle da incidência de bernes (Dermatobia hominis) até 21 dias após a aplicação do produto (Gráfico 5).

Gráfico 6: Eficácia do Bovecto Pour On no controle de bernes (Dermatobia hominis) em bovinos.

Conclusão

Bovecto Pour On demonstrou total eficácia no controle de bernes nos animais tratados até 21 dias após a aplicação do produto (Gráfico 6).

Conclusão Geral

Mediante os resultados obtidos nestes estudos, podemos concluir que: 

a) A formulação do Bovecto Pour On alcançou uma excelente eficácia carrapaticida (Rhipicephalus (Boophilus) microp/us) superior a 91% do 3 ° ao 21° dia após o tratamento dos animais avaliados.

b) A alta eficácia mosquicida (Haematobia irritans) ficou acima de 90% do 1 ° ao 21º dia após o tratamento dos animais avaliados.

c) A altíssima eficácia bernicida (Dermatobia hominis) ficou acima de 95% do 7 º ao 21º dia após o tratamento e atingiu 100% do 14º ao 21º dia após o tratamento dos animais avaliados.

d) A necessidade de reaplicação do produto depende do grau de infestação da propriedade e deve estar de acordo com a orientação do Médico Veterinário.

e) Não foram observadas alterações dermatológicas, sinais de intoxicação ou efeitos adversos nos bovinos que receberam o tratamento com o Bovecto Pour On

Os excelentes resultados destes estudos possibilitam recomendar o Bovecto Pour On, na dose e via indicadas em bula, como tratamento e controle de carrapatos (Rhipicephalus (Boophilus) microplus), mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) e bernes (Dermatobia hominis). Consequentemente, com o controle desses ectoparasitos os animais terão um melhor desempenho produtivo, já que são grandes entraves à cadeia produtiva de carne, leite e couro.

Referências Bibliográficas 

Gomes, A.; Koller, W.W.; Barros, A.T.M. 2011. Susceptibilidade de Rhipicephalus (Boophilus) microplus a carrapaticidas em Mato Grosso do Sul, Brasil. Ciência Rural 41 (8): 1447-1452, Agosto. Santa Maria - RS.

Rodrigues, L. 2018. Toxicidade do odor de óleos essenciais de Euca/yptus g/obulus e Corymbia citriodora sobre o carrapato Rhipicephalus microp/us. Instituto de Zootecnia. Programa de pós-graduação animal sustentável. Setembro. Nova Odessa - SP.

Peixoto, E.C.T.M.; Figueiredo, A.; Novo, S.M.F.; Porto, E.P.; Valadares, F.; Silva, L.P.; Silva, R.M.G. 2013. Application of Cymbopogon winterianus Jowitt and Azadirachta indica A. Juss in the contrai of Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Journal of Medicinal Plants Research 7 (32): 2392-2398, August. Bandeirantes - PR.

Olivo, C. J.; Carvalho, N.M.; Silva, J.H.S.; Volgel, F.F.; Massariol, P.; Meinersz, G.; Agnolin, C.; Morei, A.F.; Viau, L.V. 2008. Óleo de citronela no controle do carrapato de bovinos. Ciência Rural 38 (2): 406-410, Março/Abril. Santa Maria - RS.