Brahman

Nome da Raça

Brahman

Porte

Grande

Peso

850 kg

Produtividade

Alta

Introdução

Introdução

Na mesma época em que os zebuínos chegavam ao Brasil, ou seja, no final do século XIX, esses revolucionavam a pecuárias nos Estados Unidos, especialmente entre a Louisiana e o Texas. Porém, enquanto nos preocupávamos em criar distintos grupos raciais, nos EUA foram feitos cruzamentos direcionados com diversas raças importadas. Brahman é uma raça criada com a finalidade de melhorar a cadeia de produção de carne bovina.

Origem

Essa raça foi obtida a partir do cruzamento de quatro raças: Gir, Nelore, Guzerá e Krishna Valley, e focada mais em características quantitativas. O resultado impressionou quanto aos resultados frente a pouco cuidados. Como haviam poucos animais puros oriundos da Índia e até do Brasil, a formação da nova raça teve quer ser por cruzamento absorvente em cima dos taurinos existentes.

Esse animal representou uma divisão de águas na pecuária norte americana e tornou então o ramo de corte rentável. O brahman só foi introduzida no Brasil em 1994.

Nome original

Brahman

País de origem

Estados Unidos da América

Características gerais

Pelagem

Cinza claro a cinza escuro. Extremidades: azulega. Chifres: presentes ou mochos.

Aptidões

Bovinocultura de Corte

Aspectos reprodutivos

As fêmeas têm grande facilidade no parto, pois os bezerros têm pouco peso ao nascer, cabeça pequena e membros estreitos. A capacidade reprodutiva das novilhas é regular e têm excelente habilidade materna.

Sanidade

A raça tem excelente adaptabilidade ao clima tropical, possui bastante resistência a ecto e endoparasitas e, no geral, são resistentes a enfermidades.

Comportamento e cuidados

Não Informado

Manejo

Nutricional

Requer boas pastagens, boa suplementação alimentar e manejo adequado.

Referências bibliográficas