Indubrasil

Nome da Raça

Indubrasil

Porte

Grande

Peso

800 kg

Produtividade

Alta

Introdução

Introdução

A raça é brasileira, da região do triângulo mineiro, obtida a partir do cruzamento de gir, guzerá e nelore. Acredita-se que o primeiro mestiço tenha nascido por curiosidade dos pecuaristas e estudiosos da época.

Origem

O primeiro registro genealógico da raça é de 1938, no triangulo mineiro. O principal nome para a criação da raça é o do Coronel José Caetano Borges, que pressionou a Sociedade Rural do Triângulo Mineiro para que a raça fosse consolidada. Somente em 1929 o nome foi oficialmente aprovado, sendo antes chamado de diversos nomes, tais como: Induaraxá, Indubahia e Induberaba.

No momento, a raça está em evolução genética, são feitas diversas pesquisas e programas de melhoramento no Brasil.

Nome original

Indubrasil

País de origem

Brasil

Características gerais

Pelagem

Branco, cinza, queimado e amarelo. Mucosa: preta. Orelhas: grandes, espalmadas voltadas para frente. Chifres: médios, grossos e extremidades finas.

Aptidões

Dupla (Bovinocultura de Corte e Leite)

Aspectos reprodutivos

Excelente habilidade materna e extremamente dócil em relação a outros zebuínos.

Sanidade

O animal é criado na região do Triângulo Mineiro no Brasil, a partir de raças zebuínas oriundas da Índia, logo, apresenta extrema resistência a ecto e endoparasitas e clima tropical.

Comportamento e cuidados

Não Informado

Manejo

Nutricional

Ótimo ganho de peso, alta conversão alimentar e rendimento de carcaça. Não é uma raça nutricionalmente exigente e se adapta bem a diversas qualidades de alimentos.

Referências bibliográficas