Shorthorn

Nome da Raça

Shorthorn

Porte

Médio

Peso

750 kg

Produtividade

Média

Introdução

Introdução

Shorthorn é conhecida como “raça mãe”, pois acredita-se que é a mais cosmopolita do mundo, atrás da raça holandesa, sendo encontrada em diversos países, como Canadá, África do Sul, Alemanha, EUA e Reino Unido.

Origem

A raça é originada da Inglaterra e, a princípio, era utilizada para dupla aptidão, porém, a produção vem sendo focalizada em rebanhos de corte. O Shorthorn formado na Inglaterra foi exportado e melhorado na Escócia e nos Estados Unidos. Ao difundir-se por todo o mundo, o gado Shorthorn escocês melhorado, foi amplamente espalhado nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e outros países.

Nome original

Durhan

País de origem

Inglaterra

Características gerais

Pelagem

Vermelho, branco e rosilha. Manchas vermelhas e brancas. Chifres: curtos, voltados para dentro e para baixo.Orelhas: finas e médias.

Aptidões

Bovinocultura de Corte

Aspectos reprodutivos

O temperamento, habilidade materna e leiteira caracterizam a raça como maternal, capaz de reproduzir sob a maioria dos ambientes. Há grande demanda por fêmeas da parte de criadores comerciais, seja para animais puros ou cruzados, devido as atratividades das características maternas, que conferem menos distocias no rebanho.

Sanidade

A raça possui dificuldade elevadas de adaptação ao clima tropical, dessa maneira, é susceptível a parasitismo e ao regime de pasto extensivo, possuindo melhore índices de produção quando criadas de forma semi-extensiva.

Comportamento e cuidados

Não Informado

Manejo

Nutricional

Requer boas pastagens, boa suplementação alimentar e manejo adequado.

Referências bibliográficas