Feliz Dia Mundial da Saúde!

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 07 de Abril, a data foi criada pela Assembléia Mundial da Saúde em 1848 com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os principais aspectos que afetam a saúde da população e a sua qualidade de vida. Essa data foi escolhida para se equiparar com a data da fundação da Organização Mundial da Saúde.

O conceito de ser e estar saudável foi definido em 1496 pela OMS, onde dizia que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

De acordo com a lei 8.080 de 1990, “a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”. A lei, em seus artigos, reitera que é dever do Estado de garantir a saúde, executar políticas econômicas e sociais que visem reduzir os riscos de doenças e garantir o acesso universal e igualitário às ações para a sua promoção, proteção e recuperação.

A saúde, portanto, deve ser vista como uma forma de bem-estar através da qualidade de vida e não apenas como o tratamento ou a prevenção de doenças. Entende-se que a qualidade de vida e a saúde envolvem a vida por completo, ou seja, uma das variáveis é a profunda relação que os humanos possuem com os seus animais. Essa relação age positivamente e diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Desta maneira, a qualidade de vida e a saúde estão completamente  correlacionadas a Saúde Única, ao Bem-Estar Único e a atuação do médico-veterinário na saúde pública e em diversos outros contextos.

Todos esses termos vêm do conceito inicial “One Health”, que pode ser definido como a abordagem multidisciplinar, incluindo áreas da medicina, da medicina veterinária e de outras áreas da saúde, trabalhando em nível local, nacional ou global, com o objetivo de se alcançar altos níveis de qualidade à saúde humana, animal e ambiental (American Veterinary Medical Association, 2016).

O  Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV, Brasília/DF) reforça a importância de atuar em defesa de uma Saúde Única, vinculando a saúde animal, humana e ambiental. O Médico Veterinário interligando esses três tópicos pode ser considerado uma das profissões mais completas, prevenindo e curando as doenças dos animais, mas sempre atuando diretamente na saúde pública e ao serviço da humanidade.

As diversas formas de atuação de Médicos Veterinários são  intensificadas desde 2011, quando profissionais começaram a fazer parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), atuando concomitantemente a outros profissionais visando a saúde pública por todo o Brasil.

Os Médicos Veterinários do NASF atuam diretamente com famílias brasileiras, realizando visitas para entender a realidade em que aquelas pessoas se encontram e de diversas formas, possibilitar a educação em saúde. O profissional pode atuar também nas disseminação de conhecimento e conscientização através de programas que promovam a saúde humana.

O Vet Smart quer estar presente, não só nos consultórios, mas também na mão e a um clique de distância de todos esses profissionais. Acreditamos no trabalho do Médico Veterinário nas diversas ramificações da profissão.