Nome da Raça

Nelore

Porte

Grande

Peso

850 kg

Produtividade

Alta

Introdução

Introdução

É uma raça antiga, datada de mil anos antes da era cristã. Nelore é o nome de um distrito da antiga Província de Madras, situada na costa oriental da Índia, onde foram embarcados os primeiros animais para o Brasil.

Origem

Nelore é uma raça de gado bovino originária da Índia, sabe-se que são animais antigos, porém não há conhecimento abrangente sobre sua história naquele país. Os primeiros exemplares chegaram ao Brasil no final do século XVIII, e rapidamente se tornaram predominante no rebanho brasileiro. Sua chegada em terras brasileiras foi em Salvador, em 1868. Porém, estavam destinamos à Inglaterra, quando aqui foram comercializados e introduzidos. Dez anos depois, Manoel Ubelgart, procurando animais exóticos para trazer ao Brasil, deparou-se com exemplares de nelores em um zoológico alemão, e importou um casal da raça para cá. A partir de então, nelores não pararam de chegar no Rio de Janeiro, posteriormente em São Paulo e Minas Gerais.

Hoje, estima-se que hajam por volta de 200 milhões de bovinos de corte sejam criados a pasto no Brasil, dos quais 80% seriam nelores ou anelorados.

Nome original

Ongole

País de origem

Índia

Características gerais

Pelagem

Branco e cinza-claro. Machos: pescoço e cupim mais escuro. Pele: preta e escura. Chifres: mochos ou presentes de cor escura. Orelhas: curtas, simetria entre bordas e extremidades em forma de lança.

Aptidões

Bovinocultura de Corte

Aspectos reprodutivos

Touros nelore possuem instinto muito forte de proteção das fêmeas. As vacas apresentam facilidade de parto e produzem bezerros pequenos, o que elimina a incidência de distocia. Outras características das fêmeas são a excelente habilidade materna, instinto de proteção ao bezerro, rusticidade e baixo custo de manutenção.

Sanidade

A raça é originada da Índia e, por tanto, tem excelente adaptabilidade ao clima tropical, possui bastante resistência a ecto e endoparasitas e, no geral, são resistentes a enfermidades.

Comportamento e cuidados

Não Informado

Manejo

Nutricional

Não são animais que apresentam grande aumento de desempenho com suplementação, mas necessitam de pastagens com boa quantidade de biomassa de qualidade, deixando a adoção de suplementos baseada na estratégia de negócio do sistema de produção e na ponderação sobre o retorno econômico.

Referências bibliográficas