Nome da Raça

Temperamento

Equilibrado

Origem

Os cavalos Ucranianos, como especifica o seu nome, são originários deste país europeu. A sua origem dá-se como resultado de vários cruzamentos entre raças diversas como os cavalos puro sangue Árabes e também os Trakehners.

Outras raças que interviram na sua criação foram o Hanoveriano e também o cavalo já desaparecido, conhecido como Sela russo. Estas raças de garanhões uniram-se a éguas locais e de lá surgiu este cavalo especialmente útil para os desportos.

País de origem

Ucrânia

Características gerais

Aspectos raciais

Nas caraterísticas mais notáveis dos cavalos Ucranianos estão os seus elegantes traços físicos que o denotam como um cavalo refinado. Este cavalo de tamanho médio também conta com traços físicos caraterísticos como a sua larga garupa de forma obliqua e fortes ombros que se posicionam de forma inclinada.

Além disto, pode dizer-se que as extremidades deste cavalo são de tamanho médio e que são além disso, muito fortes e resistentes. Estas caraterísticas fazem deste cavalo um animal muito veloz e em geral muito equilibrado fisicamente.

Nos traços da sua cabeça sobressai o seu grande tamanho e também o seu perfil retilíneo.

Pelagem

As camadas destes cavalos são variadas, mas dentro delas há três que se destacam muito e que são as suas principais. Estas camadas são o preto, o baio e o inevitável alazão.

Aptidões

Cavalo especialmente útil para os desportos.

Comportamento e cuidados

Vacinação e vermifugação

As vacinas previnem e/ou minimizam a ação de agentes que possam vir a causar doenças e gerar grandes perdas econômicas. Todos os equinos de uma mesma propriedade devem ser vacinados com o mesmo programa de vacinação. Os programas variam de acordo com a região em que o animal vive ou para qual será transportado.

As vacinas mais utilizadas em equinocultura são a contra influenza, tétano e encefalomielite equina. Em casos de propriedades com problemas de aborto equino a vírus, as éguas prenhas devem receber reforço adicional no 5º, 7º e 9º meses de gestação. Nos equinos os endoparasitas podem causar cólicas, anemias, diarréias, constipações e retardos no crescimento.

Programas de vermifugação devem ser implantados de acordo com o número de animais, extensão da propriedade, sendo importante a alternância do princípio ativo para evitar resistência parasitária e atingir todos os tipos de vermes.

Manejo

Alimentar

O alimento natural dos equinos são os volumosos. Os volumosos são ricos em fibras como as pastagens e as forragens que suprem parcialmente as necessidades nutricionais dos equinos.

Devido às maiores exigências decorrentes do esporte, concentrados enérgicos e/ou protéicos (rações, grãos), foram adicionados à dieta como complemento do volumoso, com quantidade oferecida de acordo com a categoria do animal. O aumento de consumo de concentrados pode causar diversas enfermidades graves como miopatia de esforço, laminite ou cólicas.

Adotar uma periodicidade do horário de alimentar os equinos, evitando longos períodos em jejum. Devidos as perdas constantes de minerais, a suplementação com sal é importante para evitar deficiências.

Casqueamento e ferrageamento

Os cascos de um cavalo devem ser limpos diariamente, principalmente antes do exercício. Um bom casqueamento e ferrageamento nos cascos dos equinos, previne o aparecimento de afecções no aparelho locomotor e oferece proteção do casco dos impactos com o solo, respectivamente.

Confinamento

Água limpa, fresca e a vontade deve estar sempre ao alcance do animal. Manter cavalos em baias é antinatural. Um cavalo chega a se deslocar por dia a distância de 9 a 12 quilômetros. Oferecer baias grandes com ventilação adequada, boa cama, cochos e bebedouros com altura adequada são fundamentais.

Odontológico

As alterações dentárias influenciam na mastigação e digestão dos alimentos, causando menor aproveitamento dos nutrientes, perda de peso, queda de desempenho e problemas no trato gastrointestinal. Os cavalos devem passar por manejo odontológico com um médico veterinário capacitado a cada 6 meses.

Vacinação e vermifugação

Referências bibliográficas

CINTRA, A. G. de C. O Cavalo: Características, Manejo e Alimentação. Editora ROCA. 2014.

TORRES, A. P.; JARDIM, W.R. Criação do cavalo e de outros eqüinos. Livraria Nobel. 1987.

Raças-Cavalos. Cavalos Ucranianos. Disponível em: http://www.racas-cavalos.com/cavalo-ucranianos

Imagem disponível em: http://www.racas-cavalos.com/imagens-perfil-do-cavalo-ucraniano-jpg