Grain free: tendência mundial livre de transgênicos

Empresa

Total Alimentos - Equilíbrio

Data de Publicação

04/10/2015

PDF

Produtos Relacionados

O Brasil possui mais de 35 milhões de cães e passa de 20 milhões de gatos, alcançando o posto de 2ª maior nação do mundo em população desses animais, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

A população dos cães miniaturas é a que mais cresce proporcionalmente. Raças como o Yorkshire, Maltês e Shih Tzu estão entre as mais procuradas por quem deseja um cão de porte mini. Esses pets exigem cuidados nutricionais específicos, pois podem apresentar sensibilidade de pele e estômago, e têm maior expectativa de vida em relação aos outros portes.

Os cães, principalmente os miniaturas, tornaram-se verdadeiros membros das famílias. Recebem roupinhas, tratamento personalizado em pet shops e são responsáveis por gastos consideráveis no orçamento das casas. Além do vínculo emocional, os humanos transferem para os pets seus hábitos, comportamentos e tipo de alimentação - uma conduta chamada de pet humanização, a qual dá força para que novos alimentos surjam na indústria pet food, entre eles, os produtos grain free.

A alimentação Grain Free é uma tendência mundial que atende completamente as necessidades nutricionais dos animais de companhia e retoma hábitos alimentares originais dos cães, que consumiam essencialmente proteínas de origem animal.

Uma das características mais importantes de um alimento comercial para pets é o correto balanceamento nutricional. O perfeito equilíbrio de ingredientes, vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos, garante ao animal excelente aproveitamento das substâncias e benefícios durante toda a vida.

Os alimentos grain free contêm amido de mandioca e batata. O amido é uma excelente fonte de energia, um carboidrato que pode ser classificado como digerível ou resistente. O digerível é transformado em glicose e vai alimentar as células do corpo, podendo levar de 20 a 120 minutos nesse processo. Já o amido resistente (AR) escapa da digestão no intestino delgado e serve de substrato benéfico para a microbiota no intestino grosso, comportando-se como fibras alimentares.

Os produtos grain free são desenvolvidos com proteínas de origem animal. Reduzir a utilização de proteínas de origem vegetal, como primeiros ingredientes, contribui para um melhor aproveitamento da dieta. Fontes de proteínas de origem animal como a farinha de vísceras de aves, carne mecanicamente separada de frango (CMS) e ovo desidratado, apresentam superioridade na digestibilidade quando comparadas às de origem vegetal.

Outro benefício está relacionado à natureza dos cães, que eram carnívoros restritos. Logo, no seu estado selvagem, os cães tinham uma dieta que consistia basicamente de alimentos de origem animal, com prevalência de proteínas e lipídios e o aporte de fibras, oriundo da ingestão do conteúdo intestinal das presas ou da ingestão ocasional de vegetais crus.

Além de níveis ideais de proteína e carboidratos, os alimentos grain free são reconhecidos pela fórmula rica em ingredientes nobres e naturais. Componentes funcionais como prebióticos e probióticos, frutooligossacarídeos, mananooligossacarídeos, hexametafosfato de sódio, yucca shidigera, zeólita, minerais quelatados e fitonutracêuticos (como o extrato de própolis e extrato de chá verde) são utilizados na Equilíbrio Grain Free, que também é livre de conservantes, flavorizantes, aromatizantes, óleos e palatabilizantes artificiais.

A alimentação Grain Free é uma tendência mundial que atende as necessidades nutricionais e considera as preferências alimentares da espécie canina. Trata-se de uma dieta aprovada pelos tutores que desejam ofertar a seus animais um alimento diferenciado, desenvolvido dentro dos conceitos da nutrição ótima.

Pesquisas apontam que o uso de alimentos grain free pode auxiliar na diminuição dos sintomas causados por dermatopatias ou até ser benéfico para manejo alimentar de animas com diabetes e obesidade. No entanto, o produto Equilíbrio Grain Free é um alimento completo de manutenção, indicado apenas para cães saudáveis, que não necessitam de dieta específica.

Pensando na vontade dos tutores de oferecer alimentos mais semelhantes de seus próprios hábitos alimentares, a Total Alimentos desenvolveu a Equilíbrio Grain Free, que é livre de ingredientes transgênicos na formulação, pois não contém grãos. Como saber se um alimento possui ingredientes transgênicos? Por lei, produtos (para humanos e animais) com mais de 1% de componentes modificados geneticamente precisam conter o símbolo “T”, de transgênico. Essa não é uma medida para alertar o consumidor, mas sim para garantir a ele o poder de escolha.

Equilíbrio Grain Free não contém elementos transgênicos, portanto não apresenta o símbolo “T”. É um alimento criado para corresponder às expectativas do mercado pet food, às preferências dos tutores e ao paladar dos cães.

Por Departamento Técnico, Total Alimentos