Hill's™ Prescription Diet™ s/d™ Feline Dissolution - Saúde do Trato Urinário

Empresa

Hill's

Data de Publicação

15/03/2016

PDF

Produtos Relacionados

Cálculos vesicais são concreções de cristais de matriz mineral que se formam no trato urinário inferior felino. Urólitos que são submetidos para análise quantitativa são frequentemente identifi cados como estruvita1,2.

Atualmente, algumas dietas coadjuvantes disponíveis no Brasil aumentam o nível de sódio com o objetivo de dissolver os urólitos de estruvita, porém evidências científi cas afi rmam não haver a necessidade deste aumento para a dissolução efetiva deste tipo de urólito. O alimento seco Hill’s™ Prescription Diet™ s/d™ Feline Dissolution , endossado por tais evidências científi cas, atinge dissolução em um mínimo de 6 dias e uma média de 13 dias, com baixos teores de sódio e magnésio, acidifi cantes moderados e antioxidantes clinicamente comprovados. Leia abaixo um estudo recente que reforça essa posição.

Eficácia de duas dietas terapêuticas comerciais secas, com baixo magnésio e acidificantes da urina, para dissolução de urólitos de estruvita em gatos

Realizou-se um estudo multicêntrico, ensaio clínico prospectivo, randomizado com grupo controle que tinha como objetivo avaliar a efi cácia, segurança e tempo de dissolução do alimento Hill’s™ Prescription Diet™ s/d™ Feline Dissolution e do alimento Hill’s™ Prescription Diet™ c/d™ Mulitcare em gatos com urólitos de estruvita estéreis e espontâneos. A avaliação completa de diagnóstico foi realizada no início e cada gato, dos 37 gatos no estudo, foi avaliado semanalmente por exame físico, urinálise e radiografia abdominal para avaliar a resposta ao tratamento.

Os resultados indicaram que a dissolução nutricional é rápida, segura e efi caz para a erradicação de urólitos de estruvita estéreis em gatos. Os animais alimentados com Hill’s™ Prescription Diet™ s/d™ Feline Dissolution tiveram dissolução em um mínimo de 6 dias e uma média de 13 dias3.

Tradicionalmente, os alimentos para gatos com cálculos urinários contêm >1,1% de sódio em uma base de matéria seca e são recomendados para aumentar o consumo de água e, assim, reduzir a saturação de estruvita na urina. O alimento Hill’s™ Prescription Diet™ s/d™ Feline Dissolution avaliado no estudo contém menos da metade (0,40%) de sódio e resultou em uma dissolução completa da urolitíase de estruvita, o que comprova que a alimentação com um elevado teor de sódio para gatos com urólitos não é necessária para o sucesso da resolução de litíase urinária3.

por
Raúl García Barros – Latam Vet Affairs Manager Taís Novaes – VBA Líder SP e RJ Nícolas Marcolin – VBA SP

Referências bibliográficas: 1. Cannon AB, Westropp JL, Ruby AL. Evaluation of trends in urolith composition in cats: 5,230 cases (1985–2004). J Am Vet Med Assoc 2007;231:570–576p. 2. Osborne CA, Lulich JP, Nwaokorie E. Feline urolith epidemiology update: 1981 to 2011. DVM Newsmagazine. Available at: veterinarynews.dvm360.com/dvm/Veterinary+news/Feline-urolith- epidemiology-update/ArticleStandard/Article/detail/775263. Accessed Jul 25, 2012. 3. Lulich JP, Kruger JM, MacLeay JM, et al. J Am Vet Med Assoc. 2013; 243:1147-1153p.