Nutrição - O 5º sinal vital - Um guia com instruções para a equipe médica e funcionários da clínica veterinária

Empresa

Hill's

Data de Publicação

15/03/2016

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Este manual é uma fonte de informações para as clínicas veterinárias comprometidas em fazer com que as avaliações nutricionais e recomendações dietéticas específicas façam parte da rotina de exames clínicos de cada paciente.

A abordagem TODOS OS ANIMAIS DE COMPANHIA, O TEMPO TODO eleva a avaliação nutricional ao mesmo nível dos quatro parâmetros vitais tradicionais (temperatura, pulso, respiração, avaliação da dor).

Na prática, o estado nutricional passa a ser o 5º parâmetro vital (5VA).

O paradoxo da nutrição de animais de companhia

Um estudo da American Animal Hospital Association (AAHA) sobre o cumprimento das orientações veterinárias pelos clientes revelou que 90% dos proprietários de cães e gatos querem que seus animais recebam uma avaliação nutricional, mas apenas 15% deles se recordam de ter recebido uma!1 Além disso, os dados desse levantamento da AAHA indicam que apenas 7% dos animais de companhia que poderiam se beneficiar de uma dieta terapêutica estão efetivamente consumindo uma.2

Esta notável deficiência no emprego de um componente vital da saúde na avaliação clínica levou a American Animal Hospital Association a desenvolver Diretrizes para a Avaliação Nutricional de Cães e Gatos em 2010.3 As diretrizes da AAHA são um recurso definitivo para ajudar a avaliar o estado nutricional de animais de companhia e fazer recomendações dietéticas. Uma das principais recomendações contidas nas Diretrizes da AAHA é incorporar a avaliação nutricional e uma recomendação de dieta ao exame físico de todos os pacientes, em cada nova visita. Desta maneira, a adoção do modelo do 5VA em sua clínica é o alicerce para a aplicação das diretrizes da AAHA.

Convertendo convicção em ação

Na Medicina Veterinária, reconhece-se amplamente o papel crucial da nutrição na saúde de cães e gatos. Converter esta filosofia de saúde universal em ação requer o comprometimento de todos os funcionários de sua clínica. Mais do que isso, a implantação do 5VA normalmente demanda mudanças comportamentais por parte da equipe médica e dos funcionários, de forma que a avaliação nutricional de “todos os animais de companhia, o tempo todo” torne-se parte da cultura e da rotina de sua clínica. Este manual fornece a descrição passo a passo do processo para transformar a nutrição em um elemento permanente da excelente assistência veterinária oferecida por sua clínica.

Os fatores de sucesso orientam a implantação

Este manual baseia-se em sete fatores comprovados de sucesso identificados por Clínicas de Referência que transformaram 5VA em parte integral de suas rotinas. A aplicação desses fatores garantirá o sucesso da adoção da avaliação nutricional como um dos parâmetros vitais (veja o quadro abaixo). É importante ressaltar que a implantação do modelo 5VA exige mudanças comportamentais específicas e representa muito mais que a convicção filosófica de que “a nutrição é importante”.

A inclusão bem sucedida da avaliação nutricional como um dos parâmetros vitais ocorrerá quando sua clínica adotar os seguintes comportamentos:

 Todos os pacientes recebem uma avaliação nutricional e uma recomendação dietética específica — modelo 5VA.

 A avaliação e a recomendação fazem parte do exame físico.

 A avaliação e a recomendação são registradas no prontuário médico do paciente.

 Este procedimento é realizado com todos os pacientes, a cada consulta.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


1 Dados arquivados da AAHA;.
2 The Path to High-Quality Care: Practical Tips for Improving Compliance. Lakewood, CO; American Animal Hospital Association; 2003;.
3 AAHA Nutritional Assessment Guidelines for Dogs and Cats. J Am Anim Hosp Assoc. 2010;46:285-296.

Manual de Implementação

Desenvolvido por equipes de clínicas veterinárias para equipes de clínicas veterinárias

Fatores comprovados de sucesso

Foram realizadas entrevistas aprofundadas in loco com médicos veterinários que já haviam adotado a avaliação nutricional como um dos parâmetros vitais. A equipe de entrevistadores identificou sete fatores determinantes de sucesso comuns às Clínicas de Referência que efetivamente empregavam o modelo 5VA:

Liderança Comprometida A forte convicção no valor da nutrição e o compromisso do proprietário da clínica em implantar a avaliação nutricional como um dos parâmetros vitais

Abordagem da Equipe Conscientização de cada membro da equipe sobre o seu papel na incorporação da nutrição à rotina de cuidados com os pacientes

Convicção e Cultura A aceitação autêntica, por todos os funcionários e veterinários da clínica, de que a avaliação nutricional e a recomendação de uma dieta específica são elementos inalienáveis de uma assistência veterinária de excelente nível

Comunicação Consistente Uma comunicação eficaz entre os veterinários e os funcionários da clínica sobre a implantação do modelo 5VA; e com os clientes sobre o papel da nutrição na saúde dos animais de companhia

Treinamento contínuo Compromisso com o treinamento individual e consolidação da clínica como uma organização de ensino que estabelece e promove o papel da nutrição na assistência veterinária a pequenos animais

Protocolo personalizado Um documento redigido por toda a equipe da clínica para assegurar que todos seguirão os mesmos procedimentos para conduzir uma avaliação nutricional e a recomendação de uma dieta

Revisão dos prontuários médicos Revisão periódica de prontuários médicos para verificar se os protocolos de nutrição clínica estão sendo seguidos.

Antes de implantar o modelo 5VA, convém adotar algumas regras básicas. A lista de verificação a seguir identifica cinco ações fundamentais para a implementação da avaliação nutricional como um dos parâmetros vitais.

Responda ao questionário de auto-avaliação a seguir para saber que fatores determinantes de sucesso do 5VA estão presentes em sua clínica. Marque com um X os itens pertinentes.

Liderança Comprometida

 O proprietário da clínica e os funcionários mais antigos dão o exemplo, demonstrando forte convicção do grande valor da nutrição na assistência aos nossos pacientes.

 O proprietário da clínica sempre fala claramente com toda a equipe sobre a sua crença na importância da nutrição.

 O conteúdo de nossa página na internet e o de outros materiais personalizados refletem nossa convicção na importância da nutrição.

Abordagem da Equipe

 Todos os veterinários e funcionários da clínica compreendem o seu papel na incorporação da nutrição à rotina de cuidados com o paciente.

 Nas visitas aos pacientes internados, existe a oportunidade de discutir os casos em que a nutrição desempenhou um papel crítico na evolução do paciente.

 Se questionados, todos os veterinários e funcionários diriam que a clínica deveria receber nota “10” por seu trabalho em equipe.

Convicção e Cultura

 Todos os membros de nossa equipe realmente acreditam que a avaliação nutricional e a recomendação de uma dieta específica para cada paciente no curso do exame físico refletem uma medicina de alto nível.

 A declaração de missão de nossa clínica menciona o papel crucial da nutrição nos cuidados com a saúde do paciente.

 Todos os membros de nossa equipe clínica acreditam que a nutrição desempenha um papel essencial na assistência veterinária a cães e gatos doentes, feridos e sadios.

Comunicação Consistente

 Nossa clínica oferece treinamentos regulares para funcionários ou fóruns para discutir e praticar a prestação efetiva de comunicação consistente.

 Nossa equipe de funcionários e veterinários compreende que saber ouvir pode ser o aspecto mais importante da comunicação efetiva com o cliente.

 Os membros de nossa equipe receberam treinamento formal em técnicas de comunicação.

Treinamento contínuo

 Nossa clínica oferece treinamentos regulares a todos os seus funcionários e veterinários.

 Todos os membros de nossa equipe, incluindo os funcionários da recepção, estão aptos a responder a questionamentos básicos dos clientes sobre a filosofia da clínica em relação à nutrição e recomendações dietéticas.

 Em nossa clínica, há um funcionário que desempenha o papel de conselheiro nutricional ou encarregado de assuntos nutricionais.

Protocolo personalizado

 Nossa clínica possui um protocolo que define claramente os papeis e as responsabilidades de cada funcionário para garantir que todos os pacientes recebam uma avaliação nutricional e uma recomendação dietética a cada nova interação.

 O protocolo especifica os elementos de uma avaliação nutricional e os fatores de risco nutricional que justificam uma avaliação mais aprofundada (veja o modelo de protocolo na pág. 23).

 Toda a nossa equipe participou da redação do protocolo de avaliação nutricional da clínica.

Revisão dos prontuários médicos

 Em nossa clínica, existe um processo interno de exame das fichas dos pacientes para garantir que todos estão seguindo o protocolo nutricional.

Agora que preencheu a auto-avaliação na seção anterior, você provavelmente identificou vários fatores determinantes de sucesso do 5VA que precisam receber maior atenção em sua clínica. Tudo bem, há sempre espaço para melhorar! De maneira geral, convém selecionar dois ou três fatores que você gostaria de aprimorar e então expandir a lista conforme necessário. Esta abordagem gradativa aumenta as chances de sucesso, identificando “ganhos rápidos” e fazendo com que o processo organizacional pareça menos assustador. Ao identificar os fatores determinantes de sucesso em que você deseja se concentrar, leve em consideração as opiniões de todas as pessoas que trabalham na clínica. Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a identificar os fatores determinantes de sucesso do 5VA que serão elaborados primeiro:

Modelagem dos fatores determinantes de sucesso do 5VA

Agora você já concluiu várias etapas do processo de implantação da avaliação nutricional como parâmetro vital em sua clínica:


1. Firmou o compromisso de transformar a nutrição em uma prioridade para toda a sua equipe médica e demais funcionários da clínica.
2. Fez a auto-avaliação dos fatores determinantes de sucesso do 5VA presentes em sua clínica.
3. Selecionou dois ou três fatores determinantes de sucesso para aprimorar ou se concentrar.
4. Está pronto para desenvolver um plano de ação para a implantação de cada um dos fatores determinantes de sucesso (veja o modelo de Plano de Ação na pág. 20).

As informações contidas na próxima seção do Manual do 5VA o ajudarão a desenvolver um plano de ação para modelar quaisquer fatores determinantes de sucesso do 5VA. Agora você está pronto para estabelecer os comportamentos que integrarão o 5VA à sua clínica.

Por que isto é importante


 Este pode ser o fator determinante de sucesso mais importante para que a nutrição se torne um elemento fundamental na cultura de uma clínica.
 A dinâmica organizacional tem demonstrado que, sem que haja um direcionamento claro e consistente dos níveis hierarquicamente superiores de uma empresa, as mudanças comportamentais não ocorrerão

Ideias para incluir em seu plano de ação


 O dono da clínica e os funcionários mais antigos são responsáveis pela implantação de comportamentos associados à liderança comprometida.
 Deixe claro para todos a sua expectativa de incluir a avaliação nutricional e a recomendação dietética no exame físico.
 Certifique-se de que todos compreendem o valor da avaliação nutricional como um dos parâmetros vitais e o motivo disso ser parte integral da cultura e das convicções da clínica.
 Forneça recursos para dar suporte (treinamento, tempo, retorno crítico) aos membros de sua equipe que implementarão o programa.
 Associe explicitamente o modelo 5VA à defesa dos interesses do paciente, o objetivo final da Medicina Veterinária.
 Busque informações sobre os avanços em Nutrição de cães e gatos e comprometa-se a permanecer sempre atualizado em relação a pesquisas nas áreas de Nutrição e desenvolvimento de produtos.

PRÓXIMOS PASSOS

Identifique os membros de sua equipe que serão essenciais à implantação bem sucedida da avaliação nutricional como parâmetro vital e recrute sua ajuda no planejamento do processo.

Escreva um plano de ação (veja na pág. 20) que defi na claramente o que você quer realizar, as etapas do processo, o prazo de conclusão e os responsáveis por cada ação.

Estabeleça um sistema de responsabilidades e recompensas para colocar o modelo 5VA em ação na clínica adequadamente.

Por que isto é importante


 Envolver todos os membros da equipe aumenta as chances de integrar efetivamente a nutrição à cultura da clínica.
 Capacitar outros membros da equipe aumenta a eficiência da clínica através da distribuição de tarefas, deixando o proprietário livre para assumir um papel de liderança

Ideias para incluir em seu plano de ação


 Todos os membros de sua equipe, incluindo os recepcionistas, conhecem claramente a importância da nutrição para a saúde dos animais de companhia.
 Cada membro de sua equipe desempenha uma função específica na implantação da avaliação nutricional como um dos parâmetros vitais.
 Todos os membros de sua equipe estão aptos a responder perguntas dos clientes sobre nutrição animal.
 O cliente recebe informações consistentes sobre nutrição e dieta de todos os veterinários e funcionários da clínica.
 A clínica nomeia um funcionário com especialização ou interesse especial em nutrição animal como conselheiro ou encarregado de assuntos nutricionais e o tornou responsável pelas orientações dietéticas fornecidas ao cliente.
 O conselheiro nutricional reforça as recomendações dietéticas do veterinário, atualiza outros funcionários sobre as novidades na área de Nutrição e monitora os clientes para verificar se as orientações estão sendo seguidas e para acompanhar a resposta dos pacientes às recomendações alimentares.
 O proprietário da clínica solicita periodicamente um relatório de todos os funcionários sobre suas ações na empresa, incluindo a abordagem nutricional.
 Os clientes gostam de interagir com todos os membros da equipe e valorizam a especialidade e o estilo de cada funcionário.

PRÓXIMOS PASSOS

Designe a função de encarregado de assuntos nutricionais a um dos funcionários com aptidão e motivação para se destacar nesta tarefa.

Na descrição da função de todos os funcionários da equipe, estabeleça responsabilidades específicas para implantar o protocolo nutricional da clínica.

Aproveite as visitas aos pacientes internados para compartilhar conhecimentos e pontos de vista nutricionais entre os membros da equipe médica e funcionários da clínica.

Por que isto é importante
 A cultura organizacional define expectativas comportamentais tácitas em uma clínica ou qualquer outro ambiente profissional. No caso específico do modelo 5VA, a clínica precisa valorizar e acreditar verdadeiramente no papel pleno da nutrição sobre a qualidade do atendimento prestado pelos veterinários aos seus pacientes.
 As convicções e a cultura organizacional criam uma expectativa de excelência, estabelecem normas comportamentais para a clínica e garantem a aplicação consistente de procedimentos e padrões.
 A boa nutrição oferece suporte para qualquer tipo de intervenção médica e é essencial para otimizar a saúde dos animais de companhia.

Ideias para incluir em seu plano de ação


 Sua equipe considera a dieta um fator independente de promoção de saúde e longevidade.
 Existe a noção de que a nutrição tem importância equivalente à da vacinação e do controle parasitário como um elemento de medicina preventiva padrão.
 A nutrição é considerada um componente primário da assistência veterinária, e não um adendo.
 A comunicação proativa sobre nutrição animal com clientes e funcionários demonstra que a saúde nutricional faz parte das convicções e da cultura da clínica.
 Todos os seus veterinários e funcionários compreendem que a recomendação de uma dieta específica atende aos interesses do paciente, e não aos interesses comerciais da clínica

PRÓXIMOS PASSOS

Faça com que a consciência, o conhecimento e ações relacionados à nutrição sejam considerados importantes no processo de seleção de pessoal e no treinamento de novos funcionários.

Reforce o valor da nutrição, identificando casos específicos em que ela tenha desempenhado papel terapêutico ou tenha melhorado o bem-estar do paciente.

Compartilhe estudos científicos durante o treinamento de funcionários como provas baseadas em evidências do valor da nutrição na saúde dos animais de companhia.

Por que isto é importante


 Os clientes querem ser informados sobre a saúde de seus animais, e isto inclui o estado nutricional em que se encontram.
 Falhas na orientação ao cliente podem incentivá-lo a buscar orientações nutricionais em outros locais.
 Orientar os clientes ajuda a reduzir o volume de informações erradas veiculadas sobre saúde e nutrição animal.
 A transmissão de uma mensagem uniforme sobre nutrição por todos os funcionários e veterinários reforça as recomendações alimentares da clínica.

Ideias para incluir em seu plano de ação


 Reserve um tempo adequado para conversar com o cliente sobre nutrição em cada visita.
 Seus funcionários irão se certifi car de que o cliente compreende a importância da nutrição e as razões por trás das recomendações dietéticas.
 O veterinário ou o técnico responsável pelo exame do paciente sempre pergunta ao cliente se ele tem alguma dúvida sobre a dieta ou a recomendação nutricional da clínica.
 O protocolo de avaliação nutricional da clínica é usado como uma ferramenta educacional do cliente.
 Seus veterinários e funcionários consideram que saber ouvir tem a mesma importância da comunicação verbal ou escrita com o cliente.
 Sua equipe investiga, de maneira proativa, se ocorreram alterações dietéticas recentes ou se há problemas relacionados à porção de alimento em uso, preferências alimentares, preocupações quanto à implementação das recomendações dietéticas ou dúvidas remanescentes.
 Sua equipe médica refere-se ao animal pelo nome ao fazer uma recomendação alimentar específica.
 O tipo de feedback dado à equipe é positivo, oferece suporte e não é punitivo.

PRÓXIMOS PASSOS

Ofereça um treinamento formal em técnicas de comunicação para sua equipe, incluindo atividades com dramatização de papeis (RPG) para reproduzir situações típicas ou problemáticas de interação com o cliente.

Promova a troca regular de experiência entre funcionários da clínica sobre as práticas de comunicação, tanto entre eles quanto com os clientes.

Capte e distribua a seus clientes artigos e folhetos educacionais adequados sobre nutrição animal.

Por que isto é importante

Uma organização onde o ensino é valorizado mantém-se atualizada com os avanços na Medicina Veterinária e na Ciência da Nutrição. O aprimoramento contínuo de habilidades e competências individuais aumenta a satisfação dos funcionários com o trabalho, o desempenho e a fixação.

Ideias para incluir em seu plano de ação


 Espera-se que os membros da equipe médica sejam aprendizes por toda sua carreira.
 O treinamento em serviço é considerado um investimento.
 Eventos educacionais são realizados de maneira lúdica e sem riscos.
 O treinamento dos funcionários da clínica ocorre de maneira planejada e sistemática, e não em caráter ad hoc.
 A aquisição de novas habilidades, conhecimentos ou credenciais é observada e premiada em avaliações de desempenho profissional.
 Sua equipe de veterinários e funcionários deve identificar as áreas em que o treinamento seria benéfico.
 Sua equipe tem exímia habilidade para ler e interpretar rótulos de embalagens e artigos científicos, e sabe interpretar criticamente textos comerciais sobre produtos veterinários.
 Pesquisas, artigos científicos e outras fontes de novas informações relacionadas à Nutrição Animal são compartilhados entre todos os veterinários e funcionários da clínica.
 A equipe da clínica está apta a esclarecer adequadamente os mitos e enganos sobre nutrição animal expressados pelos clientes.
 Mediante autorização do cliente, as gravações feitas pelos sistemas de vídeo dos atendimentos clínicos nos consultórios são usadas explicitamente para o treinamento de pessoal e para a auto-avaliação.

DICA: Utilize este processo de três etapas para realizar o treinamento em técnicas de comunicação de sua equipe médica.

Ensine: Explique o tipo de conversa a ser conduzida e que perguntas devem ser feitas ao cliente durante a avaliação nutricional e a recomendação dietética específica.

Pratique: Simule uma troca de papeis com o cliente, reproduzindo a situação descrita acima.

Aplique: Faça com que um dos membros da equipe aplique o diálogo da avaliação-recomendação em uma situação real de interação entre funcionário e cliente, e ofereça-lhe em seguida um feedback construtivo

PRÓXIMOS PASSOS

Familiarize-se com as Diretrizes Nutricionais da AAHA para Cães e Gatos.

Use as reuniões de funcionários e consultas com os pacientes como fóruns para treinamento e para compartilhar conhecimento

Faça um levantamento ou avaliação de desempenho para identificar lapsos de treinamento e informação que possam existir entre os membros de sua equipe e priorize as necessidades de treinamento

Designe um mentor para assistir aos recémcontratados por um período de 3 a 6 meses

Deixe toda a literatura técnica sempre disponível para consulta por toda a equipe em uma biblioteca ou em outra área designada para este fim.

Por que isto é importante


 Os proprietários de Clínicas de Referência observaram que a existência de um protocolo escrito é um fator determinante de sucesso crucial para a implantação da nutrição como um dos parâmetros vitais.
 Os protocolos estabelecem um conjunto definido de procedimentos (“quem”, “o quê”, “quando” – do momento em que o cliente entra na clínica até a sua saída), garantindo que todos os pacientes recebam um atendimento uniforme de excelente nível.
 Um protocolo escrito compensa eventuais interrupções ou distrações durante o exame físico que possam interferir ou impedir a avaliação nutricional.

Ideias para incluir em seu plano de ação


 Cada membro da equipe está envolvido no desenvolvimento do protocolo de avaliação nutricional feito sob medida para a clínica.
 Os veterinários e funcionários da clínica têm ciência de suas responsabilidades individuais na implantação do modelo 5VA.
 O protocolo é seguido para cada paciente e a cada nova interação.
 A avaliação nutricional do veterinário e a recomendação alimentar específica ficam registradas no prontuário do paciente a cada nova visita.

PRÓXIMOS PASSOS

Verifique o modelo de protocolo e o fluxograma nas páginas 22 e 23.

Crie um formulário de histórico nutricional para funcionar como ferramenta de obtenção de história alimentar

Por que isto é importante


 A revisão de prontuários médicos realizada pelas Clínicas de Referência revelou que, mesmo nelas, há um percentual surpreendente de casos em que o protocolo 5VA não é seguido.
 A documentação e a verificação garantem o compromisso da clínica com o bem-estar nutricional de seus pacientes.
 Nós respeitamos o que é inspecionado.
 Avaliação nutricional e as recomendações dietéticas específicas não forem registradas no prontuário do paciente, para todos os efeitos, essas ações não ocorreram.
 Falhas no registro da avaliação nutricional e das recomendações dietéticas diminuem o seu valor como parte integrante do plano de cuidados com a saúde do paciente.
 O registro por escrito do estado nutricional do paciente fornece uma referência para exames futuros.

Ideias para incluir em seu plano de ação


 Sua equipe compreende que serão feitas auditorias regulares dos prontuários médicos para garantir a adesão ao compromisso da clínica com a saúde nutricional de seus pacientes.
 Atualize seu sistema de prontuários médicos (programa digital ou fi chas/etiquetas de papel) a fim de incluir espaços para documentar uma “recomendação dietética” a cada exame.
 O conselheiro nutricional ou outro membro da equipe médica fica responsável pela verificação de um determinado número de prontuários médicos a intervalos de tempo pré-determinados.
 Os resultados das revisões dos prontuários médicos são compartilhados com toda a equipe da clínica.
 Sua equipe diagnostica evidências do não cumprimento do protocolo nutricional a fim de determinar a causas.

PRÓXIMOS PASSOS

Como exercício preliminar, examine uma pequena amostra de prontuários médicos para verificar a adesão ao protocolo de avaliação nutricional.

Reserve e identifique uma seção especial na ficha de prontuário médico para as anotações nutricionais.

Desenvolva um plano de ação

Agora que você já identificou os dois ou três fatores determinantes de sucesso do 5VA sobre os quais se concentrará em sua clínica, seria útil desenvolver um breve plano de ação para cada um deles. A probabilidade de estabelecer um fator determinante de sucesso através de mudanças comportamentais aumenta muito se você tiver escrito um plano para realizar o seu objetivo. Quando tiver efetivamente implantado dois ou três fatores determinantes de sucesso prioritários, você poderá seguir adiante e se concentrar em outros fatores determinantes de sucesso que queira enfatizar. Colocando de maneira simples, um plano de ação nada mais é que uma série de medidas elaboradas para atingir um determinado objetivo, que, neste caso, é instituir plenamente os comportamentos relacionados aos fatores determinantes de sucesso em sua clínica. Um bom plano de ação é SMART: específico, mensurável, atingível, realista e temporalmente definido.

Aqui temos algumas dicas para montar um plano SMART de ação:

Plano de Ação para os Fatores Determinantes de Sucesso do 5VA

Uma oportunidade de ouro para melhorar a vida de seus pacientes e fortalecer a relação com seus clientes.

Este Manual o ajudará a implantar com sucesso a avaliação da nutrição como o 5º Parâmetro Vital. Ao fazê-lo, você notará mudanças importantes em sua clínica.

Uma vez que este manual enfatiza a comunicação e o trabalho em equipe na implantação dos fatores determinantes de sucesso do 5VA, sua equipe ficará mais unida, eficiente e dedicada a se tornar uma Clínica de Referência. Ao reforçar o conceito de que a nutrição é um componente essencial dos cuidados com a saúde de seus pacientes, você estará produzindo um impacto positivo sobre seu bem-estar e resposta a outras intervenções clínicas. Por fim, o profissionalismo e a dedicação à saúde dos animais de sua equipe médica não passará despercebida. A consequência natural disso será a fidelização e a satisfação dos clientes. Ao utilizar este Manual para pôr em prática o modelo 5VA, você estará seguindo os mesmos passos de outros veterinários que descobriram que realizar a avaliação nutricional e fazer recomendações dietéticas específicas para cada animal, a cada interação, é um compromisso que vale a pena.

Tenha em mente que o processo delineado neste Manual é um exercício de mudança administrativa.

Gerenciar mudanças é uma das habilidades organizacionais mais valiosas que qualquer pessoa em posição de liderança pode adquirir. Portanto, o emprego da abordagem ensinada neste Manual para a implantação do modelo 5VA traz um bônus adicional: você dominará uma metodologia comprovada que pode ser aplicada a outros protocolos em sua clínica ou a outras situações em que uma mudança possa contribuir para o aprimoramento contínuo.

Diretrizes da AAHA para a Avaliação Nutricional de Cães e Gatos

Colocar as Diretrizes em Prática é tão fácil quanto contar até 3

Como desenvolver e personalizar um protocolo escrito que funcione para a sua clínica

Faça a equipe assumir o compromisso de reconhecer a nutrição como um dos parâmetros vitais e seguir as Diretrizes para a Avaliação Nutricional de Cães e Gatos da AAHA porque seus pacientes merecem esse cuidado. Juntos, elaborem um protocolo escrito para garantir que todos os pacientes receberão uma avaliação nutricional e uma recomendação dietética específica a cada visita que fizerem à clínica ou ao hospital. (Veja um exemplo à direita.)


Visite a página everyPetEveryTime.com ou AAHANET.ORG para ter acesso às diretrizes completas da AAHA e a dicas de como incorporá-las à rotina de sua clínica.

* Fatores de risco nutricional:
• Considerações sobre a etapa da vida
• Valores anormais de ICC: índice de condição corporal; IMM: índice de massa muscular
• Pele ou pelagem de má qualidade
• Doença oral ou sistêmica
• Ingestão de petiscos, restos de comida caseira > 10% do total diário de calorias
• Dieta não convencional
• Transtornos gastrointestinais
• Abrigo inadequado ou impróprio

Modelo de protocolo usado em clínicas que já incluem a avaliação nutricional entre os parâmetros vitais

RECEPÇÃO


 O cliente preenche um formulário contendo campos sobre histórico nutricional /atualizações
 Pesagem
 O recepcionista transpõe as atualizações sobre histórico nutricional presentes no formulário para o prontuário médico do paciente

CONSULTÓRIO


 O técnico veterinário faz o levantamento do histórico utilizando um formulário de histórico nutricional para ajudá-lo a fazer perguntas e conduzir a conversa com o cliente.
 O veterinário faz o exame físico e a avaliação nutricional.
 O veterinário faz uma recomendação nutricional específica e documenta-a no prontuário do paciente
 O técnico veterinário preenche o documento de viagem, incluindo a recomendação nutricional.
 O técnico veterinário pergunta ao cliente se resta alguma dúvida e reforça a recomendação.
 O técnico veterinário dispensa ferramentas (copos medidores, impressos sobre nutrição, pacotes informativos).
 O técnico veterinário despede-se do paciente deixando o cliente com um pacote informativo, mesmo que ele não compre o alimento recomendado

FECHAMENTO


 O recepcionista pergunta ao cliente novamente se ele tem alguma dúvida.
 O recepcionista dispensa o alimento e reforça a recomendação.
 O recepcionista marca uma visita de revisão dentro de 2 a 7 dias, caso tenha sido recomendado um novo alimento.
 O recepcionista insere um código para lembrar o cliente da recompra do alimento duas semanas antes do término do pacote.

Gostaríamos de agradecer às seguintes pessoas por suas inestimáveis contribuições a este manual:


Dr. Leonard Sigdestad Loma Linda Animal Hospital San Bernardino, CA

Drs. Susan Thorson and Janine Swailes Meadow Hills Veterinary Center Kennewick, WA

Dra. Karen Fling East Lake Veterinary Hospital Dallas, TX

Dr. Joel Sailor Town & Country Veterinary Clinic Starke, FL

Drs. Elizabeth Shepherd and Jefrey Giles Highland Animal Hospital Needham, MA

Drs. Ian Voelzel, Ralph Fletcher, and Taylor Marchman Westlake Animal Hospital Austin, TX

Dr. Dawn Brooks and Gayle Craig Countryside Veterinary Clinic Chelmsford, MA

Dra. Dana Cox Smith Veterinary Hospital Thornhill, Ontario

Dra. Patricia Gallo Boston Cat Hospital Boston, MA

Dr. Robin Downing Windsor Veterinary Clinic Windsor, CO

Dr. Kirk Steinam, Eileen Wang and Kathy Butler Manhattan Beach Animal Hospital Manhattan Beach, CA