Relatório de Evidência Clínica - Tratamento de Urólito de Estruvita e Oxalato de Cálcio com um Único Alimento: Hill’s™ Prescription Diet™ c/d™ Multicare Canine

Hill's

21/10/2016

Tratamento de Urólito de Estruvita e Oxalato de Cálcio com um Único Alimento: Hill’sTM Prescription DietTM c/dTM Multicare Canine.

HISTÓRICO

Estruvita e Oxalato de cálcio (OxCa) são os dois tipos de urólitos mais comuns em cães, representando aproximadamente 80% dos urólitos caninos submetidos ao Minnesota Urolith Center.1 O tratamento nutricional, incluindo a ingestão dietética controlada de substâncias litogênicas, como o magnésio, fósforo, cálcio e oxalato, ajuda a reduzir a saturação de urina e o risco de ocorrência de urólitos.2,3 Quando há uma subsaturação de estruvita na urina, o urólito composto de estruvita será dissolvido. Embora urólitos de OxCa não possam ser dissolvidos, o risco de recorrência é reduzido mantendo-se a urina metaestável (faixa entre subsaturado e sobressaturado) para OxCa.4

OBJETIVO DO ESTUDO

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do fornecimento da ração Hill’sTM Prescription DietTM c/dTM Multicare Canine no OxCa e na saturação urinária de estruvita (medida em relação à supersaturação ou RSS) em comparação a Hill’sTM Prescription DietTM c/dTM Canine (formulado para ajudar a dissolver urólitos de estruvita e reduzir o risco de recorrência) e Hill’sTM Prescription DietTM u/dTM Canine (formulado para reduzir o risco de urólitos de OxCa).

DESENHO DO ESTUDO

Três grupos de 10-12 cães adultos saudáveis foram alimentados com rações para animais c/dTM Multicare Canine seco, c/d Canine seco ou u/dTM Canine úmido por no mínimo 2 semanas. Os cães foram mantidos em grupos com exercícios em grupo e interação social até o dia da coleta da urina, durante a qual eles foram alojados individualmente. Foi realizada uma coleta de urina de 24 horas ao final do período de alimentação e as concentrações urinárias dos principais analitos foram medidas e usadas para calcular os valores de estruvita e RSS OxCa (Equil 2 procedimentos). A análise de variância foi usada para comparações estatísticas e a significância foi definida em P < 0,05.

RESULTADOS

Os valores médios para RSS de estruvita em cães alimentados com c/dTM Multicare Canine estavam na faixa associada à dissolução de estruvita e não foram significativamente diferentes do Hill’sTM Prescription DietTM c/dTM Canine (Figura 1). Os valores médios para RSS de OxCa em cães alimentados com c/dTM Multicare Canine estavam dentro da faixa associada ao risco reduzido de OxCa e não foram significativamente diferentes do Hill’sTM Prescription DietTM u/dTM Canine (Figura 2).

Figura 1. Valores médios de supersaturação relativa (RSS) de estruvita para as duas rações estavam dentro da faixa para a dissolução de urólito de estruvita e não foram significativamente diferentes um do outro (P > 0,05).

Figura 2. Valores médios de supersaturação relativa (RSS) de oxalato de cálcio (OxCa) para as duas rações estavam dentro da faixa metaestável que é recomendada para a redução do risco de urólitos de OxCa e não foram significativamente diferentes um do outro (P > 0,05).

CONCLUSÕES

Com base nos resultados deste estudo, c/dTM Multicare Canine é indicado para ajudar a dissolver urólitos de estruvita (com terapia antimicrobiana apropriada para urólitos induzidos por infecção) e reduzir o risco de recorrência de urólitos de estruvita e OxCa em cães.