Avaliação da Utilização de Lenços Bucais Contra o Mau Hálito em Cães

Empresa

Ibasa

Data de Publicação

01/03/2019

PDF

Produtos Relacionados

Introdução

Sabendo-se que a primeira queixa do tutor em relação às doenças bucais nos seus animais, é o mau hálito, objetivou-se avaliar, a partir da percepção dos tutores, o uso dos lenços bucais IBASA higienizantes contra a halítose em cães.

Metodologia

Foi aplicado um questionário presencial para tutores de cães sobre a intensidade do mau hálito de seus cães (n=23) e o quanto isso os incomodava. O escore das perguntas variavam de 1 a 5, sendo considerado 1 a ausência de sinais clínicos e 5 o máximo, ou seja, conforme o grau de sinais clínicos aumentam, a numeração dada pelo tutor também. O questionário foi respondido no dia "0" e após foi iniciado o uso dos lenços bucais IBASA uma vez ao dia nos cães, durante 15 dias, pós esse período o mesmo questionário foi reaplicado.

Resultados

No primeiro momento de contato com tutores observou-se que 16% (n=4) consideravam que seus animais exibiam odor escore 5 (muito forte), 26,1% (n=6) esoore 4 (forte), 34,8% (n=8) escore 3 (razoável), 21,7% escore 2 (pouco). Após o uso dos lenços nenhum cão apresentou, segundo seu tutor, odor de escore 5 considerado o mais forte, apenas 4,3% (n=1) com odor forte, 30,4% (n=7) apresentaram odor razoável, 43,5% (n=10) pouco odor e 21,7% (n=5) consideraram seus animais sem halitose. Ao serem questionados sobre o incomodo que essa halitose causava, 21,7% (n=5) responderam que incomoda ao máximo, 30,4% (n=7) que incomoda bastante, outros 30,4% (n=7) um incomodo razoável e 17,4% (n=4) que lncomodava pouco. Após o uso dos lenços o incomodo apresentou-se bem reduzido, sendo 43,5% (n=10) como incomodo razoável, 30,4% (n=7) pouco e 26,1% (n=6) ausência de incomodo.

Considerações Finais

Concluiu-se que com a utilização dos lenços bucais IBASA higienizantes diminui a halitose dos cães.

Autores

  • Bruna Dias Fagundes
  • Sabrina de Oliveira Capella
  • Martha B. Cruz Piñeiro
  • Márcia de Oliveira Nobre

Publicado no Salão Universitário 2018 da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Pelotas, RS.