Nome da Raça

California Spangled

Peso

4 – 7 kg

Altura

25 – 30 cm

Temperamento

Muito ativo, brincalhão, curioso, inteligente, afetuoso

Introdução

Origem

Paul Casey, um físico, roteirista e conservacionista entusiasta de Los Angeles, foi responsável por lançar a raça felina California Spangled.

No começo de 1970, em uma missão à África, Casey ficou abismado com a matança de felinos selvagens para obtenção de suas peles em prol da indústria da moda e, com o intuito de desencorajar esta prática, iniciou os planos de desenvolver uma raça que lembrasse um leopardo ou cheetah, para que, desta forma, as pessoas associassem o seu gato “pet” com o felino selvagem, interrompendo este comércio.

O California Spangled foi criado a partir do cruzamento com uma variedade de gatos domésticos como o Siamês, Angorá Turco, British Shorthair, American Shorthair, Manx e Abissínio, além de gatos advindos das ruas do Egito e países asiáticos, que deram o tom “selvagem” à raça.

Em 1986, Casey introduziu o Spangled Cat ao público através de uma campanha comercial de Natal. Diversos criadores mundo afora estão trabalhando para tornar o California Spangled mais popular, pois existem apenas cerca de 200 destes animais hoje em dia, sua maioria localizada principalmente nos Estados Unidos. O termo anglo saxão “spangled” faz alusão às pintas do manto.

Outra designação

Californian Spangled Cat

País de origem

Estados Unidos

Características gerais

Aspectos raciais

O California Spangled possui um aspecto selvagem, com um corpo elegante e atlético. Sua cabeça é proporcional ao restante do corpo, formando um triângulo moderado, sua testa possui formato ligeiramente arredondado e as almofadas dos bigodes são proeminentes e plano nasal convexo.

Seus olhos são ovais e possuem coloração dourada amendoada. Suas orelhas são largas na base e afinadas na ponta. A cauda possui anéis de coloração preta e termina em coloração preta na ponta.

Seu manto é macio e sedoso, possuindo diversas manchas bem delimitadas ao longo do corpo, de diferentes formatos, incluindo redondo e oval. Nos membros, as manchas se tornam listras escuras, bem delimitadas.

Pelagem

Curto

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O California Spangled é um gato ativo, cheio de energia e, apesar de seu aspecto selvagem, é um animal afetuoso e apegado à família. Muito inteligente, a raça gosta de brincar, escalar locais altos e são muitos curiosos, portanto este comportamento não deve ser reprimido.

O proprietário deverá estimulá-lo interagindo com o animal através de brincadeiras que estimulem seu hábito de caça (ex: varinhas com penachos na ponta, ratinhos de pelúcia, etc), e quando estiver sozinho deverá ter disponível em sua residência brinquedos interativos, prateleiras, arranhadores para evitar o tédio e alterações comportamentais. É um gato sociável e gosta de estar na presença de outras pessoas. Geralmente se dá bem com outros animais, incluindo gatos e cães.

Assim como a maioria dos gatos de pelo curto, o California Spangled não necessita cuidados intensos com sua pelagem, sendo que apenas duas escovações na semana são suficientes.

Sensibilidade a fármacos

Quando submetidos à administração de alguns fármacos, os felinos apresentam diferentes respostas daquelas manifestadas pelos cães.

Em gatos, a intoxicação pelo uso de substâncias como o paracetamol, ácido acetilsalicílico e dipirona se faz bastante frequente na rotina médico-veterinária, podendo, muitas vezes, levar o animal a óbito e isto ocorre devido às particularidades dos mecanismos de metabolização farmacológica da espécie.

Gatos apresentam uma deficiência relativa na atividade de algumas enzimas, como a glicuronil-transferase, responsável por catalisar as reações de conjugação mais importantes no metabolismo de fármacos dos mamíferos.

Além disso, estes animais são muito suscetíveis ao desenvolvimento de metahemoglobinemia e à formação de corpúsculos de Heinz após a administração de alguns fármacos, por possuírem um número maior de grupos sulfidril nas hemácias, quando comparado com cães e humanos.

Desta forma, é fundamental que o médico veterinário esteja atento a essas peculiaridades metabólicas dos gatos para melhor atender e informar seus clientes quanto ao risco da administração de certas substâncias.

Predisposição à doenças

O California Spangled mostra-se, geralmente, um gato saudável e não existem relatos e estudos demonstrando predisposição à doenças.

Referências bibliográficas

The Cat Encyclopedia: The Definitive Visual Guide. Editora: Penguim Random House / DK, 2014.

Enciclopédia Larousse do Gato e do Gatinho. Editora: Larousse, 2010.

International Cat Care. California Spangled. Disponível em: https://icatcare.org/advice/cat-breeds/californian-spangled

Imagem disponível em: http://hugothecat.com/breeds/california-spangled/