Nome da Raça

Braco Alemão pelo curto

Porte

Grande

Peso

Fêmeas: 45-31 kg Machos: 45-31 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 51-63 cm Machos: 51-63 cm

Nível de atividade

Alta

Temperamento

Energético, inteligente, companheiro

Adestrabilidade

Muito Alta

Introdução

Origem

Sua história começa com os cães utilizados para caça com redes de animais emplumados, especialmente nos países do mediterrâneo, e em combinação com a falcoaria. Através da França, Espanha e Flandres, os cães apontadores chegaram às Cortes Alemãs.

A característica particular desses cães era a sua performance de apontar a caça. Com o advento da espingarda de caça de cano duplo em 1750 os cães apontadores foram ainda mais requisitados.

Com a visão do cão, as aves eram abatidas em pleno vôo “caça de tiro ao pombo”. Este foi o começo da transição do mero apontador para o versátil cão de caça a tiro. O “Zuchtbuch Deutsch Kurzhaar” (studbook) que era o Livro de Criação do Braco Alemão de Pelo Curto, tem sido publicado desde 1897.

Quem redigiu as características da raça em forma de padrão da raça foi o Príncipe Albrecht zu Solms-Braunfeld, para servir de normas de julgamento de estrutura, como também um regulamento simples para provas de cão de Caça. Até hoje, o Braco Alemão de Pelo Curto ainda passa pelos filtros de estruturação da raça e regulamento de provas.

O padrão da raça descreve a estrutura do Braco Alemão de Pelo Curto como um versátil cão de caça, que o habilita a preencher os requisitos em conjunto com as atividades de caça, mesmo em idade avançada.

Nome original

German Short-Haired Pointer

País de origem

Alemanha

Características gerais

Aspectos raciais

De um cão aristocrático e harmonioso, com uma conformação que garante resistência, força e velocidade. A postura orgulhosa, a suavidade de sua silhueta, a cabeça seca, a cauda bem portada, a pele bem justa e a pelagem bem brilhante, a sua movimentação harmoniosa enfatizam sua nobreza.

A cabeça é seca, bem cinzelada, nem muito leve nem muito pesada; o comprimento e a robustez determinam a substância e o sexo do exemplar. Na região craniana, o crânio é moderadamente largo, ligeiramente arqueado, occipital pouco pronunciado, com o sulco sagital não muito profundo e as arcadas superciliares evidenciadas. 

Na região facial, a trufa tem uma ligeiramente protrusão. Narinas suficientemente largas, amplas e móveis. Basicamente marrom, entretanto, deve ser preta em cães pretos ou ruão em cães pretos. Só em cães com cor básica branca é permitido uma trufa cor de carne ou manchada. O focinho é longo, largo, profundo e robusto.

A cana nasal, vista de perfil, mostra uma ligeira curvatura para um nariz romano aristocrático, porém muito suave ou uma sutil elevação da linha reta, mais proeminente nos machos. É aceitável uma cana nasal reta, porém a cana nasal côncava (dish faced) é considerada uma falta séria.

Os lábios são bem ajustados, sem serem muito pendentes, com boa pigmentação. A linha nasolabial é ligeiramente inclinada, quase vertical e continua, em uma curva bem aberta, até a comissura labial moderadamente pronunciada. 

Maxilares são robustos com uma mordedura em tesoura perfeita, regular e completa. Os incisivos superiores devem ultrapassar tocando os inferiores pela frente sem qualquer espaço e devem ser inseridos ortogonalmente aos maxilares.

São 42 dentes de acordo com a fórmula dentária. Bochechas são robustas e bem musculosas. A raça possui olhos de tamanho médio, inseridos no plano da pele. A cor ideal é o marrom escuro.

Pálpebras bem ajustadas. Orelhas são moderadamente longas, espessura moderada, largas, de inserção alta. Portadas caídas rentes às faces, sem dobras, arredondadas nas pontas, nem muito carnudas, nem muito finas. Quando levadas à frente, devem alcançar mais ou menos os cantos da boca.

O pescoço tem comprimento em harmonia com a aparência geral, alargando-se gradualmente em direção ao tronco, muito musculoso e ligeiramente arqueado. Pele da garganta bem ajustada (sem barbelas). A linha superior é reta e ligeiramente descendente.

A cernelha é bem definida e o dorso é firme e bem musculoso. As vértebras devem ser bem cobertas por músculos. Lombo curto, largo, musculoso, reto ou ligeiramente arqueado. A passagem do dorso ao lombo deve ser firme, sem interrupções.

A garupa é larga e bastante longa, não caindo abruptamente, mas caindo ligeiramente para a inserção da cauda, bem musculosa. O peito é mais para profundo do que para largo, com antepeito bem definido, com o esterno alcançando o mais atrás possível. Esterno e cotovelos devem situar-se na mesma altura.

Costelas bem arqueadas, nem planas, nem em barril. As falsas costelas bem para baixo. A linha inferior deve ser elegantemente arqueada, esgalgada por trás, seca. A cauda é de inserção alta, grossa na raiz e afinando para a ponta, de comprimento médio.

Amputada na metade para a finalidade da caça. Em repouso portada pendente, em movimento portada horizontalmente, não muito alta, nem extremamente curvada. Em países onde caudectomia é proibida por lei, a cauda permanece íntegra, alcançando o nível do jarrete e portada reta ou ligeiramente em sabre.

Os membros anteriores, quando vistos de frente, são retos e paralelos; vistos de perfil, os membros estão situados bem abaixo do corpo. Escápula bem colocada para trás, bem ajustada ao tórax e de musculatura forte e seca. Articulação escápulo-umeral bem angulada. Braços devem ser os mais longos possíveis, musculosos e secos.

Cotovelos bem ajustados ao corpo, mas não demais, e colocados bem atrás. Antebraços são retos e suficientemente musculosos. Boa ossatura, sem ser grosseira. Os carpos são fortes e os metacarpos possuem uma mínima angulação com o antebraço. Jamais escarpados.

As patas são de redondas para ovais, com dedos bem compactos e adequadamente arqueados. Unhas fortes. Almofadas plantares grossas e fortes. Patas paralelas, não virando nem para dentro, nem para fora, quando parado ou em movimento. 

Os membros posteriores, quando vistos por trás, retos e paralelos. Joelhos e jarretes bem angulados, boa ossatura. Coxas são longas, largas e musculosas. Articulação coxofemoral bem angulada. Joelhos devem ser fortes, bem angulados.

As pernas são longas, musculosas com tendões claramente visíveis. Boa angulação entre perna e jarrete. Jarretes e são fortes e os metatarsos são fortes e verticais. As patas são idênticas às patas anteriores. 

A marcha natural da raça possui passadas amplas, com boa propulsão dos posteriores e bom alcance dos anteriores. Anteriores e posteriores trabalhando em planos paralelos. Movimenta-se em atitude orgulhosa.

O passo de camelo é indesejável. A pele é bem ajustada ao corpo e esticada, sem rugas. O pelo é curto e denso, áspero e duro ao toque. Um pouco mais fino e curto na cabeça e nas orelhas, insignificativamente mais longo embaixo da cauda. Deve revestir o corpo inteiro. 

A cor do padrão da raça é marrom sólido sem manchas; marrom com pequenas manchas brancas ou salpicos no peito e nos membros; Ruão, marrom escuro com cabeça marrom, manchas ou salpicos de marrom.

A cor básica de um cão assim não é marrom misturado com branco ou branco misturado com marrom, mas o pelo apresenta uma mistura tão intensa de marrom e branco que o resultado é uma pelagem discreta, camuflada, muito apreciada para a caça.

A cor é mais clara na parte interna dos posteriores e na ponta da cauda; marrom claro com a cabeça marrom, manchas marrons ou salpicos, ou sem manchas.

Nesta coloração os pelos marrons são em menor quantidade, os pelos brancos são predominantes; branco com manchas marrons na cabeça com manchas marrons ou mosqueado; preto com as mesmas nuanças que o marrom, respectivamente, as cores marrom e ruão.

As manchas amareladas são admitidas pelo padrão internacional. Uma mancha que vai do focinho até o crânio passando entre os olhos; lábios salpicados ou mosqueados são permitidos.

Pelo

Curto

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

Uma das raças mais enérgicas, o Braco Alemão de pelo curto é um cão de caça por natureza. Protetores, inteligentes, ansiosos e dispostos a agradar, eles gostam muito de suas famílias humanas.

Adoram se envolver em algum tipo de atividade construtiva com sua família. Fiel, espirituoso e amigável, eles gostam e se dão muito bem com as crianças. É uma raça mais adequada para uma família ativa. Quando eles não praticam muitos exercícios, eles podem se tornar teimosos e frustrados. 

São inteligentes e, portanto, aprendem rapidamente novos truques. Por causa de sua natureza sensível, o treinamento deve ser feito com gentileza e recompensas. Eles não gostam de serem dominados.

O pelame desta raça é grosso e curto, praticamente à prova de água, e esta característica fornece proteção à sua pele e ajuda em locais muito frios. O pelo em si é fácil de cuidar, porém se faz necessário realizar escovação ao menos uma vez na semana, com uma escova de cerdas firmes, para manter o pelo e a pele saudáveis. 

É uma raça que solta muito pelo. Sazonalmente, na época que estão trocando de pelo, precisarão de escovação e banho mais frequentes durante para remover todos os pelos mortos. 

As orelhas podem não ter fluxo de ventilação suficiente, portanto, é comum o acúmulo de calor e umidade, permitindo que bactérias e leveduras se proliferem. Para prevenir infecções, mantenha as orelhas secas e limpas, utilizando produtos veterinários. O restante se refere a apenas cuidados básicos como escovação dentária e alimentação de boa qualidade.

Sensibilidade a fármacos

Não foram encontrados em literatura relatos de sensibilidade à fármacos específicos relacionados à raça em questão.

Predisposição à doenças

Não foram encontrados em literatura relatos de predisposição à doenças específicas relacionados à raça em questão.

Referências bibliográficas

CBKC Confederação Brasileira de Cinofilia. Padrão Oficial da Raça: Braco Alemão de Pelo Curto. Disponível em: http://cbkc.org/racas. Acesso em: 15 fev. 2018. 

FOGLE, B. Guia Ilustrado Zahar Cães. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 344 p.

GOUGH, A.; THOMAS, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs and Cats. 3º Ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 2018. 398 p.

Nestlé Purina Australia. Dog Breeds. German Short-Haired Pointer Disponível em: http://www.purina.com.au/owning-a-dog/dog-breeds/GermanShortHairedPointer. Acesso em: 10 fev. 2018

Pet guide. Breeds. Dog Breeds. German Short-Haired Pointer. Disponível em: http://www.petguide.com/breeds/dogs/germanshorthairedpointer. Acesso em: 10 fev. 2018

Vet Street. Dog Breeds. German Short-Haired Pointer. Disponível em: http://www.vetstreet.com/dogs/german-shorthaired-pointer. Acesso em: 10 fev. 2018

Imagem disponível em: http://www.saudeanimal.com.br/2015/12/14/braco-alemao-de-pelo-curto/