Nome da Raça

Cão d’Água Francês (Barbet)

Porte

Médio

Peso

Fêmeas: 16-28 kg Machos: 16-28 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 55-63 cm Machos: 55-63 cm

Nível de atividade

Alta

Temperamento

Inteligente, amigável, divertido

Adestrabilidade

Alta

Introdução

Origem

O Barbet é uma raça muito antiga, as primeiras referências de sua existência datam de 1387. Acredita-se que possui um antepassado comum para os cães de água modernos, incluindo o Caniche. 

O nome desta raça vem da palavra francesa para barba, "barbe". Ao longo de sua história, o Barbet foi usado igualmente como um animal de estimação e uma raça trabalhadora, o que continua a ser o caso hoje. Na verdade, há centenas de anos, o nome Barbet e Poodle foram usados para o mesmo cachorro na França e na Alemanha. 

A popularidade desta raça está começando a crescer nos Estados Unidos, mas os números estimados atualmente ainda estão em algum lugar entre 150 e 200.

Nome original

Barbet

País de origem

França

Características gerais

Aspectos raciais

A característica mais reconhecida da raça é o seu pelo comprido e pode variar de ondulado a liso, possui algumas cores, sendo: preto sólido, marrom, cinza e branco. A espessura da pelagem do cão ajuda a protegê-lo em água fria e também significa que a raça tende a perder muito pouco pelo.  

As fêmeas da raça tendem a ser um pouco menores do que os machos. A expectativa de vida média da raça é de 13 a 15 anos.

Pelo

Semi-longo

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Barbet é uma raça muito inteligente e treinável. Ao contrário de alguns cães com alta inteligência, essa raça não tende a ser dominante ou obstinada. Esta raça é talentosa no treinamento de agilidade, sendo um dos melhores concorrentes em shows de agilidade na França, além de ser um excelente nadador. 

Esses cachorros são conhecidos por terem um lado pateta, portanto, existe uma probabilidade de se sentarem calmamente ao lado de seu dono ou se jogarem na lama. Tendem a se relacionar muito estreitamente com suas famílias e eles gostam de ser mantidos no circuito das atividades em todos os momentos. Filhotes Barbet são muito fofos e amam abraçar e brincar. 

Embora seja comum que o tutor ceda aos desejos do cachorrinho, é importante instituir o treinamento de obediência desde uma idade precoce. Fornecer ao seu Barbet um treinamento consistente irá garantir que ele não desenvolva comportamentos problemáticos, como mastigação excessiva ou latidos. Criada para a caça, o Barbet tem uma mente ativa e inteligente que precisa de estimulação frequente. 

Por ter uma pelagem muito comprida e espessa, isso ajuda a emaranhar o pelo. Sendo assim, se faz necessária escovação diária e uma limpeza regular para manter o pelame limpo e sem muitos nós.

Sensibilidade a fármacos

Não foram encontrados em literatura relatos de sensibilidade à fármacos específicos relacionados à raça em questão.

Predisposição à doenças

Não foram encontrados em literatura relatos de predisposição à doenças específicas relacionados à raça em questão.

Referências bibliográficas

CBKC Confederação Brasileira de Cinofilia. Padrão Oficial da Raça: Cão D’água Francês. Disponível em: http://cbkc.org/racas. Acesso em: 15 fev. 2018. 

FOGLE, B. Guia Ilustrado Zahar Cães. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 344 p.

GOUGH, A.; THOMAS, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs and Cats. 3º Ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 2018. 398 p.

Nestlé Purina Australia. Dog Breeds. Barbet. Disponível em: http://www.purina.com.au/owning-a-dog/dog-breeds/Barbet. Acesso em: 10 fev. 2018

Pet guide. Breeds. Dog Breeds. Barbet. Disponível em: http://www.petguide.com/breeds/dogs/barbet. Acesso em: 10 fev. 2018

Vet Street. Dog Breeds. Barbet. Disponível em: http://www.vetstreet.com/dogs/barbet. Acesso em: 10 fev. 2018

Imagem disponível em: http://lupusalimentos.com.br/system/wp-content/uploads/2013/12/barbet.jpg