Nome da Raça

Cão d’Água Frisado

Porte

Médio

Peso

Fêmeas: 15-20 kg Machos: 15-20 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 53-58 cm Machos: 53-58 cm

Nível de atividade

Alta

Temperamento

Determinado, leal, inteligente

Adestrabilidade

Alta

Introdução

Origem

A raça foi desenvolvida há mais de 400 anos na Frísia, uma província da Holanda. Seu nome original é holandês e significa "cachorro de água", sendo também, às vezes, referida como o Otterhound ou o Spaniel holandês, embora não seja tecnicamente um tipo de spaniel. 

Considera-se que o Wetterhoun descendeu do agora extinto Old Water Dog e pode ter sido cruzado com uma raça indígena de Frísio. Ao longo de sua história, o Wetterhoun foi usado como um cão-arma, um cachorro-relógio e um retriever de água. 

A raça quase desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial, mas os adeptos lentamente estão reconstruindo a raça. O Wetterhoun não é atualmente reconhecido pelo American Kennel Club (AKC), mas é reconhecido pela Federação Cinóloga Internacional como parte do grupo Water Dogs e pelo United Kennel Club no Gundog Group. Esta raça também é reconhecida por vários clubes menores e é registrada como uma raça rara.

Nome original

Wetterhoun

País de origem

Holanda

Características gerais

Aspectos raciais

A aparência geral do Cão d’Água Frisado é bem balanceada, sendo um animal vigoroso, sem ser pesado ou desajeitado. 

O crânio e focinho possuem o mesmo comprimento. Na região facial, a rufa é bem desenvolvida, não fendida, de coloração preta para cães pretos e marrom para cães de coloração marrom.

Seus olhos têm tamanho médio, são ovais e estão posicionados discretamente inclinados, causando uma expressão severa. Possuem coloração marrom escura para cães com preta e marrom para cães com cor marrom. 

As orelhas possuem inserção baixa e as cartilagens são tão pouco desenvolvidas que as orelhas pendem achatadas ao longo da cabeça, sem qualquer dobra. A pelagem das orelhas é uma característica típica da raça: é encaracolada, mais longa na base e diminuindo o comprimento em direção à ponta. O pescoço é curto, forte, redondo. 

O peito é largo, mostrando mais largura que profundidade, tanto que as patas dianteiras são bastante separadas, redondas, não atingindo nível inferior ao cotovelo. A cauda é longa, portada em anel sobre a garupa ou de lado. 

O corpo do Cão d’Água Frisado, com exceção da cabeça e das pernas, é coberto de cachos compostos de tufos firmes de pelos fortes. A pelagem é bastante grossa na textura e gordurosa ao toque. Sua cor é preta ou marrom sólidos, ou preto com marcações brancas, ou marrom com marcações brancas.

Pelo

Semi-longo

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

Quieto e com caráter determinado, reservado com estranhos, é um cão de guarda ideal. O Wetterhoun ou Cão d'Água Frisado foi criado para ser um cão-arma, mas esses cães têm habilidades de guarda naturais e um temperamento bastante forte. 

Esta raça pode ser um pouco reservada, embora geralmente não seja agressiva, então é ótimo como um animal de estimação da família. A raça se dá bem com crianças se criadas com elas desde filhote. A raça é inteligente e atenta, então eles aprendem rapidamente. 

Esta raça prospera quando tem um trabalho para realizar e eles geralmente respondem bem ao treinamento. O Wetterhoun é bastante ativo. Esta raça exige uma boa dose de exercícios diários, incluindo uma caminhada de 30 minutos e um tempo extra para brincar ao ar livre. Esses cães também adoram nadar, eles não tendem a viver bem em um apartamento.

 O Wetterhoun tem um pelo grosso e encaracolado sobre todo o corpo, mas é um pouco mais curto nas pernas e na cabeça. Embora seja razoavelmente longo, o pelame desta raça não requer cuidados frequentes - escovar regularmente é tudo o que é necessário. 

Sensibilidade a fármacos

Não foram encontrados em literatura relatos de sensibilidade à fármacos específicos relacionados à raça em questão.

Predisposição à doenças

Não foram encontrados em literatura relatos de predisposição à doenças específicas relacionados à raça em questão.

Referências bibliográficas

CBKC Confederação Brasileira de Cinofilia. Padrão Oficial da Raça: Cão D’água Frisado. Disponível em: http://cbkc.org/racas. Acesso em: 15 fev. 2018. 

FOGLE, B. Guia Ilustrado Zahar Cães. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 344 p.

GOUGH, A.; THOMAS, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs and Cats. 3º Ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 2018. 398 p.

Nestlé Purina Australia. Dog Breeds. Wettenhoun. Disponível em: http://www.purina.com.au/owning-a-dog/dog-breeds/Wettenhoun. Acesso em: 10 fev. 2018

Pet guide. Breeds. Dog Breeds. Wettenhoun. Disponível em: http://www.petguide.com/breeds/dogs/wettenhoun. Acesso em: 10 fev. 2018

Vet Street. Dog Breeds. Wettenhoun. Disponível em: http://www.vetstreet.com/dogs/wettenhoun. Acesso em: 10 fev. 2018

Imagem disponível em: https://www.nvsw.nl/uploads/Engelse%20pagina's/IMG_2138%20190415(1).jpg