Nome da Raça

Cão das Montanhas do Atlas

Porte

Grande

Peso

Fêmeas: 22-24 kg Machos: 22-25 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 52-62 cm Machos: 52-62 cm

Nível de atividade

Alta

Temperamento

Fiel, afetuoso, dócil

Adestrabilidade

Alta

Introdução

Origem

O cão das Montanhas do Atlas existiu há tempos imemoráveis nas montanhas e nos planaltos da África do Norte. Atualmente, pode ser encontrado em grande número nas Montanhas do Atlas de Marrocos, país que possui o padrão.

É ligado à população pastora semi-nômade das regiões montanhosas e tem o papel claro de defender a tenda e os pertences de seus donos, assim como de proteger o rebanho dos animais selvagens que poderiam atacá-los. 

O Aidi não é atualmente reconhecido pelo AKC, mas é reconhecido pelo United Kennel Club, o Dog Registry of America, Inc. e a American Canine Association. Também é reconhecido pela FCI (Federação Cinológica Internacional).

Nome original

Chien de Montagne de l’Atlas - Aïdi

País de origem

Marrocos

Características gerais

Aspectos raciais

A aparência geral do Cão das Montanhas do Atlas é a de um cão rústico, musculoso, enérgico, possuindo uma grossa pelagem fechada que o protege tanto do sol quanto do frio das montanhas nativas. 

Esta pelagem lhe serve de armadura nas possíveis brigas contra chacais e outros predadores. Seu olhar é alerta, direto e decidido como convém a um cão vigilante, sempre pronto para cumprir seu papel de guardião.

Sua cabeça é forte, bem proporcional ao corpo. Possui rufa preta ou marrom em harmonia com a cor da pelagem, razoavelmente larga, com narinas abertas. Seu focinho é cônico como o restante da cabeça. 

Seus olhos são de tamanho médio, escuros com variações de acordo com a cor da pelagem, que vai do âmbar escuro ao marrom dourado. As pálpebras são ligeiramente oblíquas e bem pigmentadas, parecem pintadas em cães de pelagem clara. A expressão é bem alerta, atenta e investigativa.

As orelhas têm comprimento médio, com pontas ligeiramente arredondadas e são inseridas obliquamente de maneira a deixar o crânio bem visível; elas são portadas semi-caídas, levantadas para a frente quando em alerta e as vezes portadas para trás quando em repouso. 

A cauda é longa, atingindo pelo menos os jarretes, inserida na extensão da linha da garupa, portada baixa quando em repouso. A cauda é bem franjada e a riqueza das franjas denota a pureza da raça. Em movimento, o cão porta sua cauda alegremente. Possui pelame denso, bastante áspero, semilongo, com aproximadamente 6 cm de comprimento, exceto na face e nas orelhas, onde o pelo e curto e fino. 

No pescoço o pelo forma uma juba, especialmente nos machos. A cor da pelagem e muito variada: desde a areia lavada até o vermelho escuro. Todas estas cores podem ser manchadas com branco. Estas manchas podem ir desde algumas marcas discretas até as que cobrem totalmente a pelagem. A expectativa de vida média do Aidi é de cerca de 12 anos. 

Pelo

Semi-longo

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Cão das Montanhas do Altas é muito fiel, afetuoso e dócil com seu dono e membros da família, exibindo um inerente comportamento de guarda e proteção notável. Sempre alerta, mede a gravidade e a proximidade de qualquer perigo e instintivamente, sem medo, providencia uma resposta apropriada e eficiente. 

A raça é inteligente e, portanto, responde bem ao treinamento. Ela pode ser um pouco sensível, no entanto, você nunca deve usar a punição como uma ferramenta de treinamento, use apenas métodos de treinamento baseados em reforço positivo. 

Este cão foi desenvolvido para proteger pessoas e gado, por isso pode ser um pouco independente no momento. Como com todos os cães, deve-se começar o treinamento e socialização o mais cedo possível para evitar o desenvolvimento de comportamentos problemáticos. Para se certificar de que esta raça se comporta bem com outros cães e pessoas, deve-se começar a socialização e treinamento o mais cedo possível. 

Esta raça é bastante ativa e requer uma longa caminhada diária, também apreciaria algum tempo de recreação ativo e tempo livre em um quintal grande e cercado, se possível. Certifique-se de que tenha suficiente estimulação mental e física, que é a chave para prevenir o desenvolvimento de comportamentos problemáticos. 

Sensibilidade a fármacos

Não foram encontrados em literatura relatos de sensibilidade à fármacos específicos relacionados à raça em questão.

Predisposição à doenças

Não foram encontrados em literatura relatos de predisposição à doenças específicas relacionados à raça em questão.

Referências bibliográficas

CBKC Confederação Brasileira de Cinofilia. Padrão Oficial da Raça: Cão das Montanhas do Atlas. Disponível em: http://cbkc.org/racas. Acesso em: 15 fev. 2018. 

FOGLE, B. Guia Ilustrado Zahar Cães. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 344 p.

GOUGH, A.; THOMAS, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs and Cats. 3º Ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 2018. 398 p.

Nestlé Purina Australia. Dog Breeds. Aidi Dog. Disponível em: http://www.purina.com.au/owning-a-dog/dog-breeds/Aidiodog. Acesso em: 10 fev. 2018

Pet guide. Breeds. Dog Breeds. Aidi Dog. Disponível em: http://www.petguide.com/breeds/dogs/aididog. Acesso em: 10 fev. 2018

Vet Street. Dog Breeds. Aidi Dog. Disponível em: http://www.vetstreet.com/dogs/aidi-dog. Acesso em: 10 fev. 2018

Imagem disponível em: http://www.worldlifeexpectancy.com/images/a/d/d/b/aidi/aidi_1.jpg