Nome da Raça

Cão Leopardo da Catahoula

Porte

Médio

Peso

Informação não encontrada em literatura

Altura na Cernelha

Fêmeas: 50-60 cm Machos: 55-66 cm

Nível de atividade

Alta

Temperamento

Independente, protetor, territorial

Adestrabilidade

Moderada

Introdução

Origem

Quando os primeiros colonos chegaram em Louisiana (EUA), eles descobriram que os bosques do estado estavam invadidos por porcos selvagens, então criaram seus próprios cães de pastoreio com cães pertencentes a nativos americanos locais.

O resultado foi um cão capaz de caçar porcos ferozes selvagens, bem como outros animais ferozes. Cães adicionais que podem ter participado em sua ascendência incluem Mastiffs, Sight Hounds, Beaucerons e até lobos vermelhos. 

Durante muitos anos, os cães eram conhecidos como Catahoula Leopard Dog curs. Em 1979, eles foram formalmente chamados Louisiana Catahoula Leopard Dogs. Em 1995, o United Kennel Club reconheceu a raça. No ano seguinte, o Catahoula Leopard Dog juntou-se ao Foundation Stock Service da American Kennel Club, o primeiro passo para o reconhecimento da AKC.

Nome original

Catahoula Leopard Dog

País de origem

Estados Unidos da América

Características gerais

Aspectos raciais

O Louisiana Catahoula é um cão médio a grande, bem musculoso. É poderoso e denota agilidade e grande resistência. O comprimento do pelo deve ser curto ou médio, suas cores mais comuns são: azul, cinza, preto, bronzeado, fígado, vermelho, branco e malhado. As cores sólidas são pretas, amarelas, vermelhas e chocolate. 

Possui bochechas bem desenvolvidas; o crânio superior largo com comprimento médio; olhos claros são preferidos, embora os olhos possam ser de qualquer cor ou combinação de cores; orelhas de comprimento médio, com a base da orelha ligeiramente abaixo da parte superior da cabeça.

São preferidas pelas associações as orelhas penduradas, com a borda interna da orelha próxima da bochecha; focinho deve ser forte, profundo e aproximadamente igual em comprimento para o crânio superior; mordedura em tesoura; dentição completa. 

O pescoço deve ser musculoso e de bom comprimento; costas devem ser fortes e bem musculadas, niveladas e de comprimento médio; tórax deve chegar profundamente abaixo do cotovelo.

Em relação aos membros anteriores, o comprimento da perna dianteira deve ser 50-60% da altura total do cão, medido a partir do solo até o topo da cernelha. As pernas dianteiras devem ser fortes e de comprimento moderado.

A parte posterior deve ser de comprimento médio a longo e ligeiramente inclinada com a cauda com um conjunto médio a alto. As jarretes não devem virar nem dentro nem fora quando vistas de trás. 

Pelo

Curto

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

A Catahoula é independente, protetor e territorial. É, em primeiro lugar, um cão trabalhador, portanto, se ele puder caçar ou ter alguma outra tarefa de trabalho, ficará muito feliz. Entretanto, no resto do tempo ele não se incomoda em ficar em casa como um cão familiar amoroso. 

Ele também é um excelente cão de guarda, se ele não gosta de alguém, valorize sua opinião. Esses cães são bons companheiros de brincadeira para crianças mais velhas. Se ele é criado com gatos, ele pode se dar bem com eles, mas ele pode perseguir gatos ao ar livre. Se houver a chance de inserir outro cão na casa, é sempre melhor optar pelo sexo oposto. 

O treinamento e a socialização devem ser iniciados cedo, quando são filhotes. Um Catahoula Leopard Dog precisa de muito companheirismo e atividade para ser feliz, o equivalente a pelo menos uma hora de exercícios extenuantes diariamente. Caso contrário, ele pode se tornar destrutivo, para não mencionar a vocalização. Essa raça pode vir a demonstrar comportamento agressivo. 

Seu pelo cai moderadamente. Deve ser escovado semanalmente para manter seu manto brilhante. Banhos devem ser dados conforme o necessário. O resto se refere a manejo básico como alimentação de qualidade, visitas periódicas ao veterinário e escovação dentária semanal. 

Sensibilidade a fármacos

Não foram encontrados em literatura relatos de sensibilidade à fármacos específicos relacionados à raça em questão.

Predisposição à doenças

Não foram encontrados em literatura relatos de predisposição à doenças específicas relacionados à raça em questão.

Referências bibliográficas

CBKC Confederação Brasileira de Cinofilia. Padrão Oficial da Raça: Cão Leopardo de Catahoula. Disponível em: http://cbkc.org/racas. Acesso em: 15 fev. 2018. 

FOGLE, B. Guia Ilustrado Zahar Cães. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 344 p.

GOUGH, A.; THOMAS, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs and Cats. 3º Ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 2018. 398 p.

Nestlé Purina Australia. Dog Breeds. Catahoula Leopard Dog. Disponível em: http://www.purina.com.au/owning-a-dog/dog-breeds/CatahoulaLeopardDog. Acesso em: 10 fev. 2018

Pet guide. Breeds. Dog Breeds. Catahoula Leopard Dog. Disponível em: http://www.petguide.com/breeds/dogs/catahoulaleoparddog . Acesso em: 10 fev. 2018

Vet Street. Dog Breeds. Catahoula Leopard Dog. Disponível em: http://www.vetstreet.com/dogs/catahoula-leopard-dog. Acesso em: 10 fev. 2018

Imagem disponível em: https://vetstreet.brightspotcdn.com/dims4/default/ea461ac/2147483647/crop/0x0%2B0%2B0/resize/645x380/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fvetstreet-brightspot.s3.amazonaws.com%2F2e%2Fef7910a8c311e0a0d50050568d634f%2Ffile%2Fcatahoula-4-645mk070111.jpg