Nome da Raça

Coonhound Preto e Castanho

Porte

Gigante

Peso

Fêmeas: 34-45 kg Machos: 34-45 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 58-63 cm Machos: 63-68 cm

Nível de atividade

Moderada

Temperamento

Calmo, relaxado, amoroso

Adestrabilidade

Baixa

Introdução

Origem

Uma das poucas raças americanas, os Black and Tan Coonhounds ou os Coonhound Preto e Castanho datam do século 18. Foram desenvolvidos no sul dos Estados Unidos, provavelmente a partir da mistura entre Foxhounds e Bloodhounds. O Bloodhound deixou o legado de suas longas orelhas ao Black e Tan, sem mencionar a sua famosa habilidade de encontrar e seguir uma trilha antiga e fria. O American Kennel Club reconheceu o Black e Tan em 1945.

Nome original

Black and Tan Coonhound

País de origem

Estados Unidos da América

Características gerais

Aspectos raciais

A aparência geral do Coonhound Preto e Castanho é fundamentalmente a de um cão de trabalho, um cão de caça rastreador, capaz de suportar os rigores do inverno, o calor do verão e as dificuldades do terreno no qual trabalha. Utilizado principalmente para rastrear e encurralar o guaxinim, o Coonhound Preto e Castanho realiza sua caça inteiramente por meio do faro. 

As características e a coragem do Coonhound também o tornam um perito na caça ao cervo, ao urso, ao leão da montanha e de outras grandes caças. Os clubes especializados da raça requerem dos árbitros que estes valorizem essas características raciais ao avaliarem os méritos do cão. 

A impressão geral é de potência, agilidade e vigilância. Ele impressiona imediatamente pela sua habilidade em cobrir o solo com passadas poderosas e rítmicas. Considerando seu trabalho como cão de caça, deve exibir ossos moderados e boa musculatura. 

Os machos possuem os ossos e os músculos mais pesados que as fêmeas. A cabeça é claramente modelada. Do occipital até a ponta da trufa a cabeça mede entre 22 e 24,5 cm nos machos, e de 19,5 a 22 cm nas fêmeas. A expressão é alerta, amigável e animado. A pele é desprovida de dobras. 

Na região craniana, o crânio tende a um contorno ovalado. Visto de perfil, a linha superior do crânio está praticamente em um plano paralelo à linha superior do focinho. 

Na região facial, na rufa, as narinas bem abertas e sempre pretas. I.ábios: Bem desenvolvidos com aparência típica de um hound. Maxilares com oclusão uniforme com mordedura em tesoura. 

Olhos vão da cor avelã ao marrom escuro, quase redondos e não profundos. Orelhas tem inserção baixa e bem para trás, pendentes em uma graciosa dobra, dando ao cão uma aparência majestosa. Em comprimento, elas se estendem naturalmente até a ponta da trufa e são inseridas no nível dos olhos ou mais abaixo. 

O pescoço é musculoso, inclinado, comprimento médio. A pele é desprovida de barbelas excessivas. Dorso: Nivelado, poderoso e forte. Peito: Alcança pelo menos os cotovelos. Costelas: O cão possui costelas cheias, redondas, bem arqueadas, sem serem planas. A cauda é forte, com a base inserida ligeiramente abaixo do dorso; portada livremente e quando em ação forma um ângulo reto com o dorso. 

Os membros anteriores são retos. Ombros: De construção poderosa. Cotovelos: Não virados nem para dentro, nem para fora. Metacarpos: Fortes e retos. Os membros posteriores são de boa ossatura e musculosos. São longos e vigorosos da garupa aos jarretes, sendo curtos e fortes destes às almofadas plantares.

Quando parado em um terreno nivelado, a parte posterior está situada abaixo do corpo e, das almofadas plantares até os jarretes, forma um ângulo reto com o solo. Joelhos e jarretes: Bem angulados e não inclinados nem para dentro e nem para fora. Patas: São compactas, com dedos bem articulados, dedos fortemente arqueados e grossos. Almofadas fortes. 

A movimentação do Coonhound Preto e Castanho quando vista de perfil, a passada é fluente e graciosa com muito alcance dos anteriores e boa propulsão dos posteriores. Quando vistos de frente, os anteriores, que estão em linha com a largura do tronco, movimentam-se facilmente para frente, mas nunca se cruzam.

Vistos por trás, os jarretes seguem a linha dos anteriores, sem se afastarem demais ou demasiadamente muito próximos. Com a velocidade aumentando as patas tendem a convergir para a linha central, em trilha única, indicando boa forma física, equilíbrio e resistência. Quando em ação, o porte da cabeça e da cauda é orgulhoso e alerta; a linha superior permanece nivelada. 

O pelo é curto, mas denso para resistir às intempéries. Como o nome da raça indica, é preto com ricas marcações em castanho acima dos olhos, nas laterais do focinho, peito, pernas, em torno do ânus, com pinceladas de preto nos dedos.

Pelo

Curto

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Black and Tan Coonhound ou Coonhound Preto e Castanho é calmo e amoroso. Se dá bem com pessoas, outros cães e até mesmo outros animais domésticos. São mais adequados para famílias com crianças mais velhas. Será um bom cão de guarda, mas é muito amigável para ser apenas cão de guarda.

Não deixe este cão em um espaço confinado ou canil, pois precisa ter companheirismo humano em sua rotina para ser um cão feliz e com um bom comportamento. Como todo cão, precisa de um espaço grande e cercado, onde possa exercer exercícios durante o dia.

O Black and Tan Coonhound tem um pelo curto e denso. É fácil de cuidar, mas ele geralmente cai bastante. Escove o pelo de uma a três vezes por semana para remover o pelame morto. Mantenha as orelhas limpas e secas para impedir o surgimento de infecções.

Muitos Coonhounds gostam de nadar, então, seque as orelhas sempre que saírem da água e proteja os condutos auditivos quando estiverem dentro dela. O resto trata-se de cuidados básicos como idas periódicas ao veterinário, escovação dentária semanal e alimentação de boa qualidade.

Sensibilidade a fármacos

Não foram encontrados em literatura relatos de sensibilidade à fármacos específicos relacionados à raça em questão.

Predisposição à doenças

Dermatológicas

Blastomicose:

  • Cães machos jovens mais predispostos;
  • Distribuição geográfica: principalmente América do Norte.

Hematológicas e imunológicas

Hemofilia B:

  • Deficiência do fator IX de coagulação;
  • Apresentação severa na raça.

Referências bibliográficas

CBKC Confederação Brasileira de Cinofilia. Padrão Oficial da Raça: Coonhound Preto e Castanho. Disponível em: http://cbkc.org/racas. Acesso em: 15 fev. 2018. 

FOGLE, B. Guia Ilustrado Zahar Cães. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 344 p.

GOUGH, A.; THOMAS, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs and Cats. 3º Ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 2018. 398 p.

Nestlé Purina Australia. Dog Breeds. Black and Tan Coonhound. Disponível em: http://www.purina.com.au/owning-a-dog/dog-breeds/BlackAndTanCoonhound. Acesso em: 10 fev. 2018

Pet guide. Breeds. Dog Breeds. Black and Tan Coonhound. Disponível em: http://www.petguide.com/breeds/dogs/blackandtancoonhound. Acesso em: 10 fev. 2018

Vet Street. Dog Breeds. Black and Tan Coonhound. Disponível em: http://www.vetstreet.com/dogs/black-and-tan-coonhound. Acesso em: 10 fev. 2018

Imagem disponível em: https://vetstreet.brightspotcdn.com/dims4/default/55e292f/2147483647/crop/0x0%2B0%2B0/resize/645x380/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fvetstreet-brightspot.s3.amazonaws.com%2F55%2F39e8a0a72211e0a0d50050568d634f%2Ffile%2FBlack-and-Tan-Coonhound-4-380mk062311.jpg