Efeito da suplementação alimentar com ômega-3 e ômega-6 sobre a qualidade do sêmen fresco de cães

Empresa

Vetnil

Data de Publicação

31/12/2000

PDF

Efeito da suplementação alimentar com ômega-3 e ômega- 6 sobre a qualidade do sêmen fresco de cães
The effect of food supplements with omega-3 and omega-6 in fresh semen quality of dogs

A.C. Rodrigues*, C.M. Ruiz, C.D.D.D. Nardo, F.F. Souza, F.M. Rossi, D.B. Sousa, H.Atique Neto
Hospital Veterinário “ Dr. Halim Atique”, UNIRP, Centro Universitário de Rio Preto, Rod. BR 153, Km 69 – São José
do Rio Preto - SP - *E-mail: acrveterinaria@ig.com.br

Os ácidos graxos têm sido recomendados por muitos anos como suplemento dietético para melhorar o brilho do pêlo em cães. Entretanto, seu uso no tratamento de doenças inflamatórias e auxiliar ao combate de várias enfermidades têm estimulado debates e pesquisas. Dentre os ácidos graxos adicionados à dieta, os polinsaturados, ômega-3 (ácido docosahexanóico e eicosapentanóico) e ômega 6 (ácido linoléico), têm sido amplamente citados. Na área de reprodução animal, a suplementação com ômegas tem aumentado a eficiência reprodutiva e a taxa de concepção em ruminantes e suínos. Em suínos e aves, a alta taxa de ômega-3 e ômega-6 no sêmen resultou em aumento da fertilidade. O objetivo do presente estudo foi avaliar a suplementação de ômega-3 e 6 na qualidade do sêmen fresco de cães.

Foram utilizados 7 cães adultos e saudáveis, sem raça definida. Os cães foram mantidos em canis individuais, alimentados duas vezes ao dia, com ração comercial e com água ad libitum. Antes do início do experimento, foram realizados controle de ectoparasitas (Coleira Antiparasitária, Scalibor®, Laboratórios König AS, São Paulo, SP) vacinação e desverminação. O período experimental teve duração de 23 semanas consecutivas, no qual o sêmen foi colhido por manipulação digital do pênis e avaliado quanto as suas características microscópicas (motilidade, vigor e concentração espermática): Condicionamento (8 semanas – o sêmen foi colhido, mas não foi avaliado); Présuplementação (PréS): 5 semanas; Suplementação (PS): 8 semenas; Pós-suplementação (PósS): 2 semanas. A suplementação foi feita diariamente, com ômega-3 e 6 (Vetnil Indústria e Comércio de Produtos Veterinários Ltda, concentrações e dosagens indicadas no Pêlo & Derme®, porém contendo apenas os ômegas). O período de suplementação foi dividido em dois tratamentos para a análise dos dados, sendo o PS1 as 4 primeiras semanas de suplementação e o PS2, as 4 subseqüentes. Para analisar os dados foi utilizado o teste t (presumindo variâncias diferentes), utilizando o programa Microsoft® Excel v.2000.

A indicação da suplementação com ácidos graxos polinsaturados para o restbelecimento de degeneração testicular ou aumento da qualidade do sêmen de cães não tem sido avaliada. No presente estudo, foi verificada uma melhora nos parâmetros seminais analisados, após a suplementação com ômega-3 e 6 (Tabela 1). Nas 2 semanas subseqüentes a suplementação (PósS), apenas a concentração espermática diminuiu, retornando aos valores encontrados antes da suplementação (PreS). Resultados semelhantes foram encontrados em suínos, nos quais a adição de ômega-3 à dieta, aumentou a concentração espermática. Em homens a deficiência de ômega-3 foi correlacionada à padrões alterados de motilidade espermática. Baseado nesses resultados, conclui-se que a suplementação da dieta com ômega-3 e 6 pode melhorar os parâmetros seminais, como a motilidade, o vigor e a concentração espermática.

Tabela 1: Médias da motilidade, vigor e concentração espermática nos períodos pré-suplementação (PréS), durante as 4 primeiras semanas de suplementação (PS1), durante as 4 semanas subseqüentes de suplementação (PS2) e após a suplementação (PósS) com ômegas-3 e 6.

Letras diferentes nas linhas diferem significativamente (p<0,05).

COMHAIRE, F.H.; MAHMOUD, A. The role of food supplements in the treatment of infertile man. Reprod. Biomed. Online, v.7, p.385-391, 2003.

MALDJIAN, A.; PIZZI, F.; GLIOZZI, T.; CEROLINI, S.; PENNY, P.; NOBLE, R. Changes in sperm quality and lipid composition during cryopreservation boar semen. Theriogenology, v.63, p.411-421, 2005.

PIKE, I.H. Health benefitis form feeding fish and fish meal – The role of long chain omega-3 polyunsaturated fatty acids in animal feeding. Ifoma, n.28 (May), 1999.

Palavras-chave: sêmen, ômega-3, ômega-6, cão
Keywords: semen, omega-3, omega-6, dog
Agradecimentos: Vetnil (Dr.Ronald Glanzmann e Dr. Gustavo Bezzuoli Mano) e Laboratórios König