Optifit - Tecnologia exclusiva para gatos com tendência ao sobrepeso

Empresa

Nestlé PURINA

Data de Publicação

05/11/2015

PDF

Produtos Relacionados

Tecnologia OPTIFIT®, formulada com níveis baixos de gorduras e calorias, e elevados níveis de fibra natural para ajudar a reduzir o peso.

A obesidade é o resultado de um equilíbrio calórico positivo, por um elevado aporte energético ou por uma redução do gasto de energia. Uma quantidade excessiva de gordura corporal implica em riscos para a saúde. Segundo estudos recentes, 24% a 40% dos gatos apresentam sobrepeso ou obesidade e a máxima prevalência aparece em gatos de entre 7 e 12 anos. Além disso, os gatos obesos de meia idade apresentam maior risco de mortalidade precoce e são propensos a uma maior morbidade. Os gatos com sobrepeso têm maior risco de desenvolver diabetes mellitus, artrite, claudicação, problemas de pele não alérgicos, lipidose hepática e transtornos do trato urinário inferior. Alguns fatores de risco controláveis associados à obesidade em gatos incluem a castra- ção, o alojamento restrito, a alimentação de livre escolha e o consumo de dietas com alto conteúdo de gordura. Além disso, pode haver diferenças na fisiologia, na forma de metabolizar, armazenar ou utilizar a energia das células e outras variações hormonais que podem contribuir para a obesidade. Infelizmente, não existem, neste momento, marcadores que indiquem quais animais se tornarão obesos. Por isso, manter o peso adequado durante a vida e fazer o tratamento da obesidade estão baseados na compreensão dos fatores de risco associados e seu manejo de forma adequada.

Menores necessidades de gordura, já que é o nutriente mais denso em calorias (contém mais que o dobro por grama que os carboidratos ou a proteína).

» Uma alimentação altamente palatável, que ajude a manter uma dieta e a cumpri-la.

» Altas necessidades de proteína:

Massa corporal magra durante a perda de peso.

> Fonte de proteínas deve ser altamente digerível.

Nutrientes para manter uma pele saudável e um pelo brilhante durante a dieta.

As fórmulas de NESTLÉ® PURINA® destinadas a gatos adultos com problemas de sobrepeso contêm significativamente menos calorias que a fórmula de PURINA® PRO PLAN® para gatos adultos e um maior nível de fibra natural para facilitar a perda de peso. Formulado para promover a ingestão necessária de nutrientes essenciais durante a restrição calórica. Concede uma excelente proteção antioxidante, já que os gatos com sobrepeso ocasionalmente podem sofrer maior estresse oxidativo.

NESTLÉ® PURINA®, com o intuito de assegurar a idoneidade nutricional da dieta para alimentação a longo prazo de gatos adultos, realizou um estudo no qual utilizou uma dieta de baixos níveis de gordura pararestrição calórica (tabela 1) e com a qual foram realizados testes de digestão para determinar a digestibilidade aparente dos macronutrientes e a energia metabolizável da mesma (tabela 2). O teste foi realizado para superar os padrões estabelecidos pela Association of American Feed Control Officials (AAFCO) como procedimentos adequados de nutrição. Para executar o teste foram alimentados 12 gatos adultos, alojados individualmente, durante 26 semanas, que só receberam a ração prescrita e água para beber. Foi medido o consumo de alimento diariamente; semanalmente, o peso corporal e foi realizada uma análise sérica, uma urinálise e uma hemogasometria no início do teste, na semana 13 e na semana 26. Além disso, todos os animais passaram por um exame clínico no início e no fim do teste. Os resultados mostraram que os animais permaneceram sadios e que os valores sanguíneos e urinários se mantiveram dentro dos limites normais ao longo de todo o estudo. Estes resultados confirmam que esta ração é um alimento completo e equilibrado para gatos adultos.

Dentro da derme encontram-se os mastócitos, os dendrócitos dérmicos e em menor quantidade, os neutrófilos, eosinófilos, linfócitos e basófilos. Além disso, a derme contém vasos linfáticos e nervos que contribuem para a resposta imunológica. Toda a atividade imunológica celular realizada na epiderme e na derme é realizado no sistema imunológico cutâneo ou SIS, em inglês. Existem duas classes de componentes no sistema imunológico cutâneo, os celulares e os humorais. Os componentes humorais contém citocinas, componentes do complemento, eicosanoides, fibrinolisinas, imunoglobulinas, neuropeptídeos e peptídeos antimicrobianos. Por outro lado, o componente celular é formado por células de Langerhans, queratinócitos, dendrócitos dérmicos, mastó- citos, linfócitos, granulócitos e macrófagos. A resposta imunológica complexa é interconectada, e é importante reconhecer que não existe nenhum processo que por si só seja funcional para a resposta imunológica / inflamatória, mas é necessário que todo o processo seja efetivo para uma proteção eficaz da pele e do corpo.

Além disso, NESTLÉ® PURINA® realizou outro estudo, como suporte adicional, com o objetivo de determinar um protocolo de emagrecimento apropriado. Assim, 36 gatos com sobrepeso foram colocados em três grupos de tratamento para reduzir seu peso, baseados em diferentes níveis de restrição calórica. Aos gatos lhes foi prescrita uma comida de baixa caloria ad líbitum ou restrita a 70% ou 60% das necessidades energéticas de manutenção (NEM) calculadas como:

A média de sobrepeso dos gatos foi aproximadamente 30% no início do teste, de 16 semanas de duração. Os resultados mostraram claramente que não houve diferença entre os tratamentos para peso corporal relativo inicial e final. A perda média de peso corporal para todos os tratamentos foi de aproximadamente 20% do peso inicial e a condição corporal diminuiu em média 2 unidades (na escala de 9 pontos). Os gatos restringiram seu consumo, portanto não houve diferença entre os três grupos no consumo de calorias totais ou de calorias por kg de peso objetivo ou por kg de peso real. A média de perda de peso por semana foi de 1,3+-0,8% do pelo corporal inicial, mas variou entre 0,34 até 4,00% nas diferentes semanas. O ritmo de emagrecimento esteve negativamente relacionado com o consumo de calorias por kg de peso corporal. Os resultados deste trabalho concluíram que os gatos consumiram menos do que lhes foi oferecido, não se observaram diferenças entre os tratamentos. Com base neste estudo, pode-se afirmar que os gatos que consomem 44-45 kcal/kg de peso objetivo ao dia devem perder aproximadamente 1% do seu peso corporal por semana.

MINIMIZA A FORMAÇÃO DE BOLAS DE PELO

O instinto natural dos gatos é lamber-se várias vezes ao dia, o que, somado à superfície abrasiva da sua língua, os predispõem à ingestão do seu próprio pelo, sobretudo nos casos de gatos de pelo comprido, predispondo a formação de bolas de pelo no estômago. Uma bola de pelo é uma massa de pelos emaranhados imersa em um líquido claro e espumoso. Quando o acúmulo é pequeno o gato pode regurgitar ou expulsá-la nas fezes, sendo a presença de pelos no vômito ou nas fezes, normal. Os tricobenzoares são grandes massas de pelos que são acumuladas no estômago. Quando um gato tem bolas de pelo costuma apresentar nauseas, regurgitação ou vômito (sobre tudo na alimentação matinal); fome contínua, mas com ingestão de pequenas quantidades de alimento; perda gradual de peso e da condição corporal; diarreia e em casos mais graves constipação e anorexia. É possível palpar as bolas de pelo no estômago como uma massa pastosa e imóvel. Normalmente estas bolas não causam dor. A passagem de pequenas quantidades de pelo do estômago ao intestino não tem importância, o problema ocorre quando uma grande massa de pelo passa para o intestino, formando os tricobenzoares que podem provocar uma obstrução no trato gastrointestinal. Quando as bolas de pelo se movimentam ao longo do órgão, pode ocasionar diarréia. O estado diarreico é uma resposta natural do intestino para eliminar a bola de pelo. Porém, uma vez que a bola de pelo causou obstrução, ocorre constipação que pode continuar e o gato pode piorar.

EM QUE CONSISTE HAIRBALL CONTROL?

Além do importante papel que a fibra desempenha na dieta, não devemos nos esquecer que ela é imprescindível para a correta função intestinal, no esvaziamento gástrico e ao tempo de trânsito intestinal, além de manter a integridade estrutural da mucosa do trato intestinal. No controle da formação de bolas de pelo, o uso de fontes de fibra que aumentem o esvaziamento gástrico e diminuam o tempo de trânsito intestinal pode facilitar a passagem do pelo ao longo do trato digestivo. Por este motivo, NESTLÉ® PURINA® desenvolveu Hairball Control, que contém altos níveis de fibra alimentar total para facilitar a passagem do pelo ao longo do trato gastrointestinal. O nível total de fibra alimentar é atingido com a inclusão de celulose em pó e casca de soja.

A inclusão destas fontes de fibra tem por objetivo facilitar o esvaziamento gastrointestinal e o trânsito intestinal, assim o risco de que o pelo seja acumulado para formar uma bola no estômago é reduzida consideravelmente.

Com o objetivo de determinar se a fibra de Hairball Control tem algum efeito no consumo de alimento, no peso corporal, na digestibilidade de nutrientes ou na eliminação de pelo nas fezes, NESTLÉ® PURINA® realizou um estudo de quatro semanas de duração. Foram distribuídos 30 gatos em três grupos de tratamento, em cada grupo foi oferecida uma fórmula distinta: uma dieta sem tecnologia para o controle da formação bolas de pelo (R1) e duas dietas formuladas especificamente para o controle da formação de bolas de pelo, uma com Hairball Control (R2) e outra com outra fórmula (R3) (tabela 1). Foram colhidas amostras fecais durante os dias 2º ao 8º e do 11º ao 15º.

RESULTADOS E CONCLUSÕES

O consumo de alimento não diferiu entre o grupo de controle (R1) e os gatos alimentados com a fórmula Hairball Control (R2). Os gatos do grupo R2 demostraram uma perda de peso mínima. Os animais do grupo R3 consumiram menos alimento e a perda de peso foi mínima, em comparação com os outros grupos. A pontuação das fezes não foi afetada pelo grupo de tratamento. A matéria seca, as calorias e a digestibilidade dos carboidratos foi menor nos gatos alimentados com a fórmula Hairball Control (R2). A digestibilidade das vitaminas A, D e E não foi influenciada pela ingestão da fórmula para controle de bolas de pelo. Na segunda semana de teste, ambas as fórmulas para controle da formação de bolas de pelo aumentaram a quantidade de pelos nas fezes. Com base nestes resultados, as dietas que incluíam uma fórmula para o controle da formação de bolas de pelo foram igualmente eficientes no aumento da expulsão de pelo nas fezes e o controle da formação de bolas de pelo (tabela 2).

Promove uma ótima condição física e um peso ideal.

Muitas variáveis influenciam um emagrecimento para que ele seja bem sucedido. Uma perda de peso rápida com uma restrição de calorias excessiva pode aumentar a probabilidade de recuperação de peso. Do mesmo modo, aumenta o risco de desenvolvimento de lipidose hepática em gatos. As interações entre as gorduras, os carboidratos e as proteínas da dieta podem afetar vários dos fatores da perda de peso entre os quais se encontram a saciedade, a composição e a eficiência do emagrecimento. As caraterísticas da dieta que facilitam a perda de gordura corporal, enquanto minimizam a perda de massa magra, são: a redução da gordura, energia e o aumento da fibra e da relação proteína/calorias.

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

PURINA® PRO PLAN® Reduced Calorie® é uma fórmula para gatos adultos com tendência ao sobrepeso. Contém menos calorias e gorduras que as dietas formuladas de PURINA® PRO PLAN®. Além disso conta com um maior nível de fibra natural para facilitar a perda de peso. Tem um sabor agradável, com proteínas de alta qualidade, de frango e grãos inteiros. Está formulada para promover a ingestão necessária de nutrientes essenciais durante a restrição calórica. Oferece uma excelente proteção antioxidante, uma vez que o estresse oxidativo pode aumentar nos gatos com sobrepeso.

Tecnologia OPTIFIT®, é exclusiva graças a uma redução de 35%* de gorduras, junto a níveis elevados de proteínas e fibras naturais, para a redução de peso e a manutenção da condição corporal saudável. *Comparado com a fórmula de Pro Plan Cat Adult.

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

Farinha de subprodutos de frango (24%), farelo de glúten de milho*, quirera de arroz, milho integral moído*, trigo integral moído, farinha de peixe, fibra de soja* (2%), glúten de trigo, celulose em pó (4%), gordura animal estabilizada com tocoferóis (fonte de vitamina E), levedura seca de cervejaria, cloreto de potássio, cloreto de sódio (sal comum), carbonato de cálcio, fosfato bicálcico, hidrolisado de fígado de ave e suíno, ácido fosfórico, L-lisina, DL-metionina, taurina, vitaminas (A, D3, E, K3, B12, ácido ascórbico, mononitrato de tiamina, suplemento de ribofiavina, cloridrato de piridoxina, niacina, biotina, ácido fólico, pantotenato de cálcio, cloreto de colina), minerais (sulfato de zinco, proteinato de zinco, sulfato ferroso, sulfato de cobre, proteinato de cobre, sulfato de manganês, proteinato de manganês, iodato de cálcio, selenito de sódio), antioxidante BHT. *Ingredientes transgênicos. Espécies doadoras do gene: Agrobacterium tumefaciens, Arabidopsis thaliana, Bacillus thuringiensis, Streptomyces viridochromogenes e Zea mays. **Inclusão de minerais quelatados (proteinato de zinco, proteinato de cobre e proteinato de manganês).

NÍVEIS DE GARANTIA

Umidade (Máx.) 120 g/kg (12%), Proteína bruta (Mín.) 400 g/kg (40%), Extrato etéreo (Mín./Máx.) 70 g/kg / 100 g/kg (7,0% / 10%), Matéria fibrosa (Máx.) 75 g/kg (7,5%), Matéria mineral (Máx.) 80 g/kg (8,0%), Cálcio (Mín./Máx.) 10 g/kg / 14 g/kg (1,0% / 1,4%), Fósforo (Mín./Máx.) 9.000 mg/kg / 14 g/kg (0,90% / 1,4%), Potássio (Mín.) 6.000 mg/kg (0,60%), Sódio (Mín.) 3.000 mg/kg (0,30%), Zinco (Mín.) 120 mg/kg (0,012%), Cobre (Mín.) 8 mg/kg (0,0008%), Manganês (Mín.) 30 mg/kg (0,003%), Lisina (Mín.) 13 g/kg (1,3%), Metionina (Mín.) 6.500 mg/kg (0,65%), Taurina (Mín.) 1.100 mg/kg (0,11%).

CONSERVAÇÃO

Conservar em lugar fresco e seco, Fechar com cuidado depois de usar e não guardar perto de produtos que possam ser tóxicos.

APRESENTAÇÃO

400g, 1,5kg e 3kg