Optistart - Ajuda os gatinhos a superar a fase mais delicada de proteção
Produtos Relacionados
Ajuda os gatinhos a superar a fase mais delicada de proteção
Tecnologia OPTISTART®, contém colostro e outras proteínas de qualidade, vitaminas e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico imaturo dos gatinhos e a estender a sua proteção durante o primeiro ano de vida.
O sistema imunológico do filhote não está completamente desenvolvido no momento do nascimento. Embora seja difícil estabelecer quando se completa seu amadurecimento, a maioria dos pesquisadores concordam que isto ocorre próximo de 12 semanas de idade. Este momento coincide com o início da eliminação dos anticorpos maternos transferidos através do colostro.
Um ou dois dias após o nascimento, os microrganismos do meio ambiente colonizam o trato digestivo. Através da fermentação no intestino, as bactérias do cólon produzem uma ampla variedade de compostos que afetam a fisiologia do intestino e de outros sistemas do organismo. A microbiota gastrointestinal desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da imunidade, já que atua promovendo a saúde através do estímulo do sistema imunológico, tanto localmente, no intestino, como de forma geral. Além disso, os microrganismos benéficos do intestino sintetizam vitaminas, inibem o crescimento de patógenos e ajudam no processo digestivo.
Os microrganismos intestinais endógenos competem com os patógenos e propiciam um ambiente favorável para o desenvolvimento das bactérias benéficas. Além da barreira física proporcionada pelas membranas mucosas que recobrem o trato gastrointestinal e do tecido linfóide associado ao intestino, a microbiota gastrointestinal é essencial como parte do sistema de defesa natural do organismo.
No momento do desmame se produzem trocas em grande escala na composição da microbiota gastrointestinal. A capacidade dos microrganismos patógenos ou benéficos de se fixarem no intestino é muito maior durante este período de transição. Durante o desmame, o estresse ocasionado pode apresentar mudanças na população microbiana e desta forma diminuir a função protetora da barreira intestinal.
AS PROPRIEDADES DO COLOSTRO
À medida em que a Nutrição Animal avançou, foram identificados certos nutrientes e ingredientes ativos que podem ter um efeito bené -fico na saúde dos animais. Estes nutrientes e ingredientes contêm compostos bioativos que exercem um impacto positivo no sistema imunológico e gastrointestinal.
Este é o caso do colostro bovino, que foi identificado como um dos ingredientes bioativos imunoestimulantes. Diversos estudos demostraram que os anticorpos naturais (imunoglobulinas) e outros fatores de crescimento bioativos presentes no colostro, podem reforçar o sistema imunológico imaturo dos filhotes e equilibrar sua microbiota intestinal, o que não só promove a absorção de nutrientes, como também ajuda a diminuir as infecções, a diarreia e a in amação intestinal. Além disso, o colostro é uma boa fonte de aminoácidos de fácil assimilação para que as células intestinais mantenham a sua saúde e sua função de barreira.
O colostro bovino se produz imediatamente após o nascimento do bezerro e é composto por secreções da glândula mamária e proteínas procedentes da corrente sanguínea materna. Sua composição é determinada pela estrutura da placenta. Diversos estudos sugerem que os componentes do leite bovino (promotores do crescimento, imunoglobulinas e oligossacarídeos) representam uma forma potencialmente útil para manter a microbiota intestinal e a imunidade. O colostro bovino e a fração de proteína do soro do leite e não só contém imunoglobulinas, como também lactoferrina, ß-lactoglobulina e ß-lactoalbumina, que apresentam a capacidade de formar a função imunológica e a microbiota intestinal.
Além disso, no momento do nascimento, se produz uma mudança brusca na barreira intestinal dos filhotes, que transcorre entre 12 e 22 semanas até que se constitua uma barreira física completamente funcional.
Para funcionar com maior e ciência, as células da mucosa intestinal precisam de grandes quantidades de glutamina, fonte energética essencial para os colonócitos, que pode ser sintetizada a partir dos aminoácidos de cadeia ramificada e outros aminoácidos essenciais presentes no colostro.
O QUE É OPTISTART®?
NESTLÉ® PURINA® formulou esta tecnologia única, destinada especificamente a filhotes em crescimento, que inclui os efeitos benéficos do colostro bovino. OptiStart é uma inovadora mistura de anticorpos naturais de colostro e antioxidantes, que protege o sistema de defesa natural dos filhotes.
O colostro incluso na tecnologia OptiStart® é produzido seguindo padrões restritos de fabricação. O colostro provem de explorações leiteiras certificadas pelo USDA e o FAD e é recolhido dentro das 12 horas posteriores a sua produção. As vacas são alimentadas com dietas livres de hormônios sintéticos, pesticidas ou antibióticos. Assim que o colostro é recolhido, se desidrata mediante métodos que garantem a biodisponibilidade dos componentes bioativos e dos fatores nutricionais. Por meio de análises químicas e microbiológicas, con rma-se que o colostro não apresenta antibióticos residuais, pesticidas ou bactérias patogênicas. A espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS) é utilizada para avaliar as proteínas, gordura, lactose, as cinzas e a umidade do produto. Finalmente se determina o conteúdo dos compostos bioativos do colostro por meio da imunodifusão radial e cromatogra a líquida de alta eficácia (HPLC).
A NESTLÉ® PURINA® realizou um estudo, de 44 semanas de duração, com a participação de 24 gatinhos domésticos de pelo curto, sadios, desmamados com 12 semanas de idade, com o intuito de conhecer os efeitos que o OptiStart® exerce sobre o sistema imunológico e a saúde intestinal dos gatos. Os animais foram divididos em dois grupos (n=12) segundo o seu peso, idade, sexo, e estado imunitário. A um dos grupos (Grupo controle) foi ministrada uma dieta completa e balanceada (PRO PLAN® Kitten frango e arroz) ao outro grupo foi ministrada a mesma dieta complementada com colostro (Grupo OptiStart®). Todos os gatinhos foram alimentados com a dieta do grupo controle nas quatro semanas prévias ao início do estudo.
Durante a prova foi monitorada a resposta imunitária e a saúde intestinal com o objetivo de determinar o efeito que a dieta exercia sobre eles. Foram vacinados os animais contra o vírus da raiva na semana 0 do estudo e a vacina de reforço na semana 38. Durante o estudo foram coletadas amostras de sangue e fezes e pesaram os gatinhos mensalmente. Além disso, para avaliar a resposta imunológica em condições de estresse os gatinhos passaram por uma mudança de alojamento na quarta semana depois do início do teste. (Gráfico 1)
O colostro contém numerosos componentes que proporcionam significativos benefícios para a saúde imunológica e intestinal, além de fatores de crescimento e compostos bioativos que favorecem a maturação intestinal e melhoram a capacidade de crescimento e reparação dos tecidos.
Gráfico 1 - Programa de estudo
ANÁLISES REALIZADAS
Com a finalidade de avaliar o estado sanitário dos animais, objeto do estudo, foram mensurados os anticorpos específicos de raiva, os níveis de igA fecais e determinados indicadores de in amação (amiloide A sérico e as concentrações totais plasmáticas de igG, igM e igA).
Para valorizar a saúde intestinal dos gatinhos foi identificada por PCR a população bacteriana das amostras fecais (lactobacilos, bi dobactérias e clostrídios).
RESULTADOS E CONCLUSÕES
Os resultados do teste deixam claro que a dieta complementada com colostro melhorou o estado imunológico e a saúde digestiva dos gatinhos sem causar uma superestimulacão.
Os níveis de anticorpos dos gatinhos alimentados com a dieta complementada com colostro na semana 40 do estudo, foram mais que o dobro que os apresentados pelo grupo controle (p < 0,05). A resposta significativamente mais alta do grupo OptiStart®, indica que o colostro melhora o estado imunológico, embora esta resposta seja específica do reforço vacinal, também é indicativa de uma melhora da resposta sistêmica geral. Desta forma, o sistema imunológico dos gatinhos do grupo OptiStart® está “preparado” para agir de forma mais rápida e mais forte quando o organismo entrar em contato com um patógeno (gráfico 2). Apesar da melhor resposta imunológica não se produziu uma superestimulação do sistema, porque os níveis dos quatro indicadores de in amação ficaram dentro das margens normais.
Gráfico 2 - Programa de estudo
OptiStart® melhora significativamente a resposta imune específica, sem que se produza uma superestimulação do sistema. Este é o sinal de um sistema imunológico sadio que responde unicamente perante a um desafio. Por isto, os gatinhos alimentados com uma dieta complementada com colostro respondem bem diante de um desafio imunológico e não sofrem uma hiperativação do sistema.
ANÁLISES REALIZADAS
As células imunológicas intestinais são capazes de secretar IgA no lúmen do intestino, que evita a aderência dos patógenos às superfícies mucosas, transporta os patógenos potenciais das células até a luz do intestino e se unem aos vírus para inibir sua multiplicação. Com o tempo o IgA intestinal é excretado nas fezes porque uma concentração maior de igA fecal indica uma estimulação imunológica das mucosas locais. Os valores fecais de igA para os gatinhos alimentados com o colostro foram 48% superiores aos do grupo controle (gráfico 3).
Gráfico 3 - Valores fecais de IGA
Quando o organismo sofre uma situação de estresse pode produzir alterações na microbiota intestinal. Quanto mais parecido é o per l da população microbiana antes e depois do estresse, maior é a estabilidade presente na microbiota, tendo assim uma melhor absorção de nutrientes e uma menor suscetibilidade à diarreia relacionada com o estresse. Os gatinhos que receberam o colostro apresentaram maior porcentagem de semelhança na sua população microbiana intestinal antes e depois da situação de estresse. (Gráfico 4)
Gráfico 4 - Alteração na microbiota devido ao estresse
Ao longo de todo o teste não se encontraram diferenças significativas no peso corporal dos gatinhos dos dois grupos experimentais e nem na taxa de crescimento, que permaneceram em ambos os grupos dentro do normal. (Gráfico 5)
Gráfico 5 - Peso corporal
Conclusão
- Melhora significativamente o estado imunológico dos filhotes. A resposta das vacinas é melhor e mais rápida.
- Potencializa de forma significativa a saúde intestinal dos gatinhos.
- Não provoca hiperatividade do sistema imunológico dos filhotes. A resposta somente se produz quando necessário, sinal de um sistema imunológico sadio e ativo.