Vermes podem causar anemia em cães e gatos
Empresa
Mundo AnimalData de Publicação
15/01/2018
Produtos Relacionados
Parasitas competem com o organismo do animal na absorção de nutrientes e, se não combatidos, podem levar o animal a óbito
Quando parasitas invadem o organismo de cães e gatos, principalmente os intestinos, eles podem causar diversos riscos à saúde do animal. E caso ele não receba o diagnóstico e tratamento adequados, o quadro pode evoluir para uma anemia. É o que afirma Ana Paula Henrique Messina, coordenadora técnica pelo Laboratório Veterinário Mundo Animal.
Segundo a coordenadora, pelo fato de os parasitas competirem pelo alimento no trato gastrointestinal do pet, haverá uma diminuição na absorção de nutrientes pelo organismo, o que em médio e longo prazo causará anemia. “Parasitas competem com o hospedeiro por nutrientes importantes para o sangue, como ferro, vitamina B12, entre outros. No começo faz com que o animal não tenha mais fome, depois o organismo não faz força sequer para comer”, explica Ana Paula.
Outro risco causado por vermes é que esses parasitas perfuram constantemente o revestimento interno do intestino e de outros órgãos para se agarrarem e/ou se alimentarem de sangue e, quando mudam de lugar, deixam pequenas hemorragias. “Essas perdas de sangue também podem resultar em anemia”, acrescenta.
Consequências da anemia
Após a evolução do quadro para uma anemia, o animal passa a ser acometido por outros sintomas, além dos já causados pelo parasita, como perda de peso, diarreia, vômito, dor abdominal, fezes moles ou com sangue, perda de brilhos nos pelos, entre outros.
“Quando o pet tem anemia, o corpo não recebe sangue rico em oxigênio suficiente, fazendo com que ele se sinta cansado e, em casos mais severos, pode danificar o coração, o cérebro e outros órgãos do animal”, alerta Ana Paula. “Se não houver o diagnóstico e o tratamento adequados, a doença pode levar o animal a óbito”, completa.
Ainda segundo ela, o animal deve ser vermifugado com certa periodicidade, pois a vermifugação apresenta efeitos profiláticos (preventivos) e também curativos. “O ideal seria a cada quatro meses realizar no pet exames de fezes e a vermifugação. Em filhotes, é necessária a vermifugação, em média, a cada 40 dias ou de acordo com a orientação do veterinário”, conclui.
Vermífugos
O Laboratório Veterinário Mundo Animal possui uma linha com produtos antiparasitários capazes de prevenir e livrar cães e gatos, em diferentes idades e pesos, de verminoses.
Mectal Plus
Mectal Plus é um vermífugo de amplo espectro para cães. É eficaz no combate de endoparasitas nas formas adultas e larvais e pode ser administrado durante a gestação.
Deve ser dado ao animal via oral e em dose única, podendo ser repetida a pós 15 dias. Está disponível em comprimidos e a quantidade ideal para cada animal está descrita na embalagem.
Mectal Filhotes
Mectal Filhotes é um vermífugo oral em pasta, de amplo espectro, para cães e gatos filhotes. É indicado no combate de cestódeos e nematódeos.
O produto possui sabor frango e pode ser administrado diretamente na boa do animal ou junto ao alimento. Deve ser oferecido 1 grama do vermífugo para cada 2 kg de peso corporal do pet.
Mectal Pasta Gatos
Mectal Pasta Gatos é um vermífugo oral, de amplo espectro, indicado para gatos acima de seis meses de idade. Ideal para felinos com mais dificuldade em ingerir comprimidos, o produto também é indicado no combate de cestódeos e nematódeos.
Mectal Pasta Gatos possui sabor frango e pode ser administrado diretamente na boa do animal ou junto ao alimento. Deve ser oferecido 0,29 gramas do vermífugo para cada 1 kg de peso corporal do pet, uma vez ao dia durante três dias consecutivos.
Sobre o Laboratório Veterinário Mundo Animal
Com mais de 30 anos de atuação no mercado, o Laboratório Veterinário Mundo Animal é uma das maiores indústrias brasileiras fabricantes de medicamentos e produtos voltados ao bem-estar de animais de estimação.
Com uma fábrica de 5 mil m² recém construída em Pindamonhangaba (SP), a empresa é reconhecida pelo grande investimento em novas tecnologias para a fabricação de antiparasitários (contra vermes, pulgas e carrapatos), produtos terapêuticos (como antibióticos e anti-inflamatórios, por exemplo), suplementos alimentares, educadores (atrativos sanitários, repelentes de lugar, entre outros), pesticidas e itens higiene e beleza.
Todas as linhas produzidas na planta fabril possuem o mais alto padrão, pois seguem normas internacionais (BPF – Boas Práticas de Fabricação), que garantem qualidade total desde a aquisição do princípio ativo, passando por todas as etapas produtivas. Com fortes valores éticos e sociais, o Mundo Animal também garante que os processos de fabricação não agridam o meio-ambiente nem a comunidade onde está inserido.