O conceito Double Defense para prevenção de doenças transmitidas por insetos voadores

Empresa

Ceva

Data de Publicação

26/01/2018

PDF

Produtos Relacionados

O Protocolo Double Defense (defesa dupla) é uma abordagem multimodal para a prevenção de importantes enfermidades nos cães, como dirofilariose e leishmaniose.

A estratégia multimodal baseia-se no conceito de proteger o animal topicamente (controlando o vetor), por meio de produtos repelentes e inseticidas, e sistemicamente, pelo uso de produtos que tenham ação contra o agente, coibindo o desenvolvimento do patógeno e o desenvolvimento da doença.

No caso da dirofilariose, o protocolo Double Defense baseia-se na prevenção mensal com o uso de produto anti-helmíntico à base de ivermectina oral para cães (ação sistêmica) associado ao emprego de um produto tópico de efeito repelente e inseticida contra os mosquitos transmissores.

Por anos a prevenção preconizada contra a dirofilariose foi baseada apenas no uso de produtos sistêmicos (à base de lactonas macrocíclicas). No entanto, após mais de 30 anos, os pesquisadores perceberam que o protocolo estava sendo insuficiente e que precisavam adicionar algo a ele: daí o conceito do protocolo Double Defense.

A sociedade americana de diro lariose (AHS), assim como os maiores especialistas da área, recomendam uma abordagem multimodal onde se associa a prevenção sistêmica com o controle do vetor por meio de produtos tópicos de ação repelente e inseticida (como o Vectra 3D) - fazendo assim uma barreira dupla contra esta doença.

Controlar o vetor é considerada a estratégia ouro na prevenção das doenças transmitidas por vetores artrópodes, além de promover a saúde humana, minimizando a transmissão das zoonoses.

O mesmo conceito pode ser aplicado para a prevenção da leishmaniose visceral canina. A defesa dupla consiste na administração da vacina recombinante Leish-Tec® (única vacina aprovada no Brasil) e utilização de um produto tópico com efeito repelente contra o flebótomo transmissor (como o Vectra® 3D).

A vacinação produz uma resposta imunológica altamente específica e segura contra a doença, e o uso do Vectra® 3D aumenta ainda mais a proteção, repelindo e eliminando os flebótomos que transmitem a doença. Uma dupla proteção: contra o agente e contra o vetor.

Em resumo, o protocolo Double Defense consiste em utilizar duas ferramentas para proteção do animal: proteção interna, com vacinas ou preventivos sistêmicos contra o agente, e a proteção externa, com produto tópico repelente e inseticida contra o vetor (como o Vectra® 3D).

Dessa forma, o protocolo atua inibindo o desenvolvimento da doença e da transmissão do patógeno, aliando as ferramentas para controle e combate de importantes enfermidades para os cães.

A DUPLA DEFESA CONTRA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA COM VECTRA® 3D E LEISH-TEC®

A dupla defesa contra leishmaniose visceral canina, consiste na proteção do cão contra o vetor transmissor (flebótomo) e o patógeno da doença (leishmania).