Relato de Caso - Até 40% das consultas podem envolver problemas dermatológicos em cães
Produtos Relacionados
Relato de Caso
Espécie: canina
Raça: SRD
Sexo: fêmea
Idade: 5 anos
Diagnóstico: hipersensibilidade alimentar (dermatite trofoalérgica)
A paciente foi atendida no hospital veterinário da Universidade Metodista de São Paulo devido histórico de prurido perene, moderado, em focinho, patas, orelhas e região genital, com evolução de 3 anos.
O controle e prevenção de ectoparasitas era regular e eficaz. A dieta incluía alimento comercial com predomínio de proteínas vegetais e alimentação caseira à base de arroz, carne bovina, frango e batata. O exame físico evidenciou eritema em focinho e região periocular bilateral.
Devido à suspeita de hipersensibilidade alimentar e/ou dermatite atópica, solicitou-se a substituição dos alimentos regularmente fornecidos por uma dieta de eliminação à base de carne de suíno, arroz integral, batata e óleo de milho por um período de 60 dias. Durante os primeiros 10 dias da dieta, associou-se corticoesteróide oral para alívio imediato do prurido e desconforto.
Após 60 dias da dieta caseira na qual foi escolhida a proteína de suíno, por ser inédita na alimentação da paciente, a tutota referiu melhora satisfatória acima de 80% em redução de prurido e lesões, não apenas nos dias de associação medicamento/dieta, mas durante todo o período de pesquisa com o novo alimento.
Durante o exame físico do retorno não se evidenciou lesões significativas. Para a conclusão diagnóstica de hipersensibilidade alimentar, solicitou-se que a tutora fornecesse os alimentos anteriores de forma individualizada, a cada 10 dias, expondo o animal às proteínas que ingeria regularmente, a saber: carne bovina, frango e alimento comercial.
A observação de piora no terceiro dia de ingestão de frango e a ausência de piora em sintomas e lesões com a reintrodução dos demais alimentos permitiu a conclusão diagnóstica de hipersensibilidade alimentar à frango.
O alimento Hill’sTM Prescription DietTM z/dTM Canine, à base de proteína hidrolisada de fígado de frango, caracterizada pela acentuada redução do tamanho de moléculas alergênicas, foi então oferecido como alternativa para manutenção dietética da paciente.
O fornecimento deste alimento teve dois objetivos principais: primeiramente, oferecer um alimento comercial balanceado, uma vez que a paciente não poderia se alimentar indefinidamente de dieta caseira desprovida de nutrientes adequados e, segundo, avaliar se o grau de hidrólise da proteína de frango seria suficiente para evitar o início de novos sintomas e lesões na paciente.
Dois novos retornos, após 60 e 90 dias da introdução do alimento Hill’sTM Prescription DietTM z/dTM Canine comprovaram o sucesso do tratamento, uma vez que a paciente se encontrava em ótimo estado geral e cutâneo, ou seja, a acentuada hidrólise da proteína de frango encontrada neste alimento foi suficiente para evitar recidiva clínica em animal sabidamente alérgico à essa proteína.
Prof. Paulo Salzo

Prof. Paulo Salzo é médico veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em clínica médica pela mesma universidade.
Atualmente é professor da Universidade Metodista de São Paulo. Também é sócio-fundador e atual membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária.
Como o Alimento pode Ajudar nos Casos de Alterações Dermatológicas
1 - Ajuda a Identificar a Causa
Alimentos à base de proteína altamente hidrolisada como Hill’sTM Prescription DietTM z/dTM Canine podem ser usados como dieta de eliminação para identificar reações adversas ao alimento (RAA).
O papel da proteína hidrolisada: proteína hidrolisada de fígado de frango Hill’sTM Prescription DietTM z/dTM Canine é suficientemente pequena para minimizar o risco de ativação dos receptores de IgE, evitando degranulação de mastócitos e as manifestações alérgicas dela decorrentes.

2 - Formulado com Proteína Hidrolisada de Alta Digestibilidade para Minimizar as Chances de Reações Adversas ao Alimento
O alimento Hill’sTM Prescription DietTM z/dTM Canine auxilia no alívio das manifestações clínicas de RAA. Pode ser administrado a longo prazo e, assim, ajuda a evitar a recorrência de RAA.
3 - Suporte à Manutenção da Barreira Cutânea
Ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 para suporte à manuteção da barreira da pele e beleza da pelagem.

Indicações Hill’sTM Precription DietTM z/dTM Canine:
- • Reações adversas ao alimento
- • Otite crônica externa associada à RAA
- • Doença inflamatória intestinal
- • Doenças gastrintestinais crônicas
- • Colites crônicas
Hill’sTM Prescription DietTM z/dTM Canine é clinicamente comprovado na melhora dos sinais clínicos em 30 dias
Hill’sTM Prescription DietTM z/dTM Canine
Nutrição que auxilia a evitar reações adversas ao alimento
Fórmulado a partir de fonte de proteína hidrolisada de fígado de frango (moléculas menores que 1.000 Daltons) de alta digestibilidade

Alergia Alimentar e Cuidados com a Pele
Reações adversas ao alimento
- • Proteína Hidrolisada - auxilia a evitar alérgenos mais comuns em alergias alimentares
- • Nutrição clinicamente comprovada para evitar reações adversas ao alimento
- • Auxilia a evitar as causas de irritações cutâneas de origem alimentar
- • Melhora visível na pele e na pelagem.
- • Não contém glúten
- • Fonte de carboidrato purificada.
