O Auxílio do Sulfato de Condroitina

Empresa

Mundo Animal

Data de Publicação

15/08/2018

Produtos Relacionados

O sulfato de condroítina é um glicosaminoglicano constituinte da cartilagem e é um componente natural de diversos outros tecidos corporais, como tendões, ossos, discos vertebrais, coração e córnea. Quando administrado, parece ser capaz de influenciar o metabolismo.

O que se sabe in vitro é que, além de aumentar a síntese de glicosaminoglicanos e reduzir a degradação da glucosamina, a condroitina age inibindo a interleucina-1, com grande atividade na degradação do colágeno tipo II, seus efeitos sobre a Prostaglandina E2 e o óxido nítrico são mais variáveis, no entanto, têm a capacidade de aumentar a viscosidade do líquido sinovial através do aumento na concentração de ácido ácido hialurônico.

A condroítina possui ação antiinflamatória semelhante à da glucosamina e pode inibir diversas proteases e citocinas prejudiciais a cartilagem que são secretadas por leucócitos e condrócitos.

A glicosamina é um aminoácido açucarado precursor de dissacarídeos dos glicosaminoglicanos (GAGs). Em virtude de os GAGs serem os maiores componentes da cartilagem articular, a suplementação com glucosamina pode ajudar na reconstrução da cartilagem.

Estima-se que 90% da glucosamina, após a administração oral, é incorporada às proteínas do plasma e biotransformada no fígado, sendo distribuída rapidamente pelos tecidos, com tropismo pela cartilagem articular, excedendo neste local a sua concentração em relação ao plasma.

Além disso, a glucosamina é percussora da condroitina, e encontra-se normalmente ligado a proteínas, formando os proteoglicanos. É um importante componente estrutural da matriz extracelular de vários tecidos conjuntivos, incluindo a cartilagem articular.

O Zinco tem ação de favorecer a integridade da articulação e tecidos, por acelerar a cicatrização, aumentar a velocidade de reparação do tecido epitelial e manter a integridade celular. Se ocorrer deficiência de Zinco, o tamanho do osso, resistência óssea e crescimento ósseo são negativamente afetados.

Dra. Jéssica Moreira
Médica Veterinária
CRMV-SP 35.614