Importância da suplementação em cães e gatos

Empresa

Ourofino

Data de Publicação

07/12/2018

PDF

Produtos Relacionados

Além dos cuidados básicos com a alimentação, prevenção de doenças, controle de parasitas e bem-estar animal, em algumas situações a deficiência de vitaminas, proteínas, minerais ou outros elementos do organismo poderão prejudicar os animais em diferentes aspectos tornando essencial o uso de suplementos. 

Os suplementos se tornaram excelentes aliados da saúde animal, na medida em que atuam auxiliando no suporte ou ainda na recuperação dos animais em casos críticos de convalescência.

Várias são as situações em que se faz necessária a introdução de suplementos para cães e gatos, dentre as mais comuns estão a subnutrição ou desnutrição, cujo manejo se beneficia com a suplementação de aminoácidos para auxiliar na síntese de proteínas importantes ao funcionamento do sistema imune e reparação tecidual; vitaminas do complexo B e vitamina C, envolvidas no metabolismo energético, glicose e carboidrato, que representa a principal fonte de energia do organismo bem como no aumento da imunidade. Alguns minerais como o cromo quelatado também atuam no restabelecimento orgânico de pets subnutridos e desnutridos, aumentando a sensibilidade dos receptores ao hormônio insulina e levando a melhora na absorção da glicose e ao fornecimento de energia extra para estes animais debilitados.

Além dos casos de subnutrição ou desnutrição, a suplementação visando melhorar o metabolismo energético também é indicada para os animais atletas, já que estes apresentam um gasto enérgico muito superior àqueles que não se exercitam com tanta intensidade. Tais suplementos ricos em vitaminas, aminoácidos e minerais, também apresentam ação na melhora do apetite e manutenção muscular, sendo indicados em fases críticas de crescimento, gestação, lactação e senilidade. 

Ainda em relação às situações críticas comuns na rotina clínica, quadros de anemia também são citados e requerem suplementação para a adequada recuperação do animal. A anemia pode ser proveniente de hemoparasitoses, verminoses, doenças autoimunes, hemorragias e até mesmo de uma deficiência de ferro causada pela subnutrição ou desnutrição. Para acelerar o processo de hematopoiese a suplementação com minerais quelatados Ferro, Cobre, Cobalto e Zinco; além de vitaminas do complexo B; principalmente o ácido fólico (B9), que participa da formação do grupo heme, proteína que contém ferro e está presente na hemoglobina das hemácias; são muito importantes para auxiliar na recuperação de animais anêmicos. 

O uso de probióticos com microorganismos benéficos vivos, tais como Lactobacillus, Bifidobacterium e Enterococcus, também são indicados de forma rotineira na clínica veterinária, pois atuam competindo com bactérias prejudiciais ao organismo animal impedindo a aderência destas bactérias ao epitélio intestinal e auxiliando, assim, no suporte a diversas patologias gastrointestinais e na modulação da resposta imunológica dos animais. 

A suplementação para animais idosos também é indicada, especialmente porque eles são acometidos por doenças do aparelho locomotor, como as osteoartrites. Os suplementos a base de sulfato de condroitina associado a glucosamina são frequentemente indicados na senilidade, atuando como condroprotetores com ação anti-inflamatória e analgésica além de apresentarem ação regeneradora das estruturas cartilaginosas

Os suplementos para cães e gatos são excelentes opções para garantir que a deficiência de nutrientes possa ser corrigida e não afete o bem-estar dos animais, no entanto, a suplementação deverá ser realizada sempre sob a orientação do médico veterinário, para que haja a indicação do suplemento adequado para cada quadro clínico.