Leão - Depoimentos de sucesso IBASA - Cetoconazol

Empresa

Ibasa

Data de Publicação

12/05/2019

PDF

Produtos Relacionados

  • Animal: Leão, felino, SRD, macho, 4 anos.
  • Veterinário: Sônia Menezes Farias
  • Colaborador Ibasa: Edren Souza, Bruna Freitas, Rute Alves Fortaleza, Ceará, Brasil

Anamnese

Animal com histórico de dificuldade respiratória, espirros, lacrimejamento, lesão ulcerativa na região do plano nasal. Os sinais clínicos haviam começado 30 dias antes e agravaramse progressivamente. Não foi alterado o apetite do animal. A proprietária relata que o animal, vez ou outra saia a passeio na vizinhança. 

Exame Clínico e Complementares

O exame físico revelou deformidade nasal de consistência firme, com pouca sensibilidade dolorosa e presença de coriza. Não havia qualquer anormalidade na auscultação pulmonar e nos demais parâmetros fisiológicos.

O animal foi submetido a sedação e posteriormente, foi realizada a coleta de material para exame citológico, com coloração pelo método panótico e coletado fragmento de pele parcialmente revestido por pelos medindo 1,0 x 0,5 x 0,5 cm acompanhado de outros dois fragmentos brancacentos e compactos de 1,0 x 0,5 x 0,3 cm cada fragmento do tecido para exame histopatológico.

O exame citológico resultou na visualização de formas arredondadas encapsuladas, sugestivas de C. neoformans. O diagnóstico definitivo foi obtido através da histopatologia que revelou: “As secções histopatológicas de pele mostram extensa ulceração por severo processo inflamatório piogranulomatoso seqüente à presença de estruturas leveduriformes compatíveis com Criptococcus spp. Focos de necrose e hemorragia. Não há sinais de malignidade. Concluindo quadro histopatológico compatível com Dermatite piogranulomatosa seqüente à infecção por Criptococcus spp. (Criptococose)”.

Suspeita Clínica

Criptococose

Tratamento

Cetoconazol Suspensão Oral 20% IBASA na dose de 4 gotas por 90 dias consecutivos. Lavagem do ferimento no plano nasal diariamente com Shampoo Cetoconazol 2% IBASA com auxilio de algodão por 30 dias consecutivos, após o 30º dia a higienização do plano nasal foi substituído por aplicação do Cetoconazol Spray IBASA 20% com auxilio de algodão, diariamente por 60 dias consecutivos.

Conclusão

Houve melhora significativa do ferimento no plano nasal com remissão dos sinais clínicos e repilação da área afetada.

Evolução Clínica

Antes do Tratamento

Durante – 30 Dias de Tratamento

Final – 90 Dias de Tratamento