Avaliação do Efeito Do Stomorgyl® Sobre Halitose, Placa Bacteriana e Gengivite em Cães com Doença Periodontal

Empresa

Boehringer Ingelheim

Data de Publicação

30/06/2019

PDF

Produtos Relacionados

Jardina-Sartor, D.T.A., Venturini, M.A.F.A., Ferro, D., Moreno, A.M., De Vito, G.G., Cutolo, A.A. Boehringer lngelheim Animal Health do Brasil Ltda. ( debora .sartor@boehringer-ingelheim.com). Odontovet. USP

A doença periodontal é uma afecção bucal causada pela placa bacteriana com ocorrência de halitose e gengivite. Stomorgyl® é uma associação antimicrobiana de espirinamicina e metronidazol indicado para o tratamento de afecções bucodentárias de cães e gatos. Avaliouse o efeito do Stomorgyl® em cães com doença periodontal. Incluiu-se no estudo 26 cães beagle adultos apresentando halitose confirmada por Halimeter® (valores de Compostos Sulfurosos Voláteis > 130 ppb) e presença de bolsa periodontal.

Os animais foram divididos em dois grupos com 13 animais cada, sendo um controle não tratado e outro tratado com Stomorgyl® na dose de 75.000 UI de espiramicina/kg e 12,5 mg de metronidazol/kg, via oral, uma vez ao dia a cada 24h, durante 7 dias. A halitose e os índices de placa bacteriana e gengivite foram avaliados pré e pós tratamento com os animais anestesiados.

Swabs com saliva, placa bacteriana e conteúdo de bolsa periodontal foram coletados para análise microbiológica. Para halitose, houve redução de 93,6% nos tratados (D0=683 ppb; D7=43ppb; p<0,01), comparado aos animais sem tratamento que se mantiveram estáveis (D0=639ppb; D7=651 ppb; p>0,05). Houve marcante melhor clínica para o índice de gengivite (D0=1,7; D7=1,0; p<0,01 ).

Para o índice de placa bacteriana não se observou efeito do tratamento nos animais. A microbiologia demonstrou que Stormorgyl® foi eficaz contra Bacteroides pyogenes. Stomorgyl® foi significativamente eficaz no tratamento de doença periodontal reduzindo halitose e gengivite em cães.

Loe, H. The gingival index, the plaque index and the retention index systems. J Periodontal. Vol. 38, pp. 610-616, 1967.