Relato de caso: Utilização do xampu hidratante associado ao spray hidratante e repositor de barreira cutânea da linha Labyderm em um paciente com diagnóstico de Dermatite Atópica

Empresa

Labyes

Data de Publicação

02/12/2019

PDF

Produtos Relacionados

Relato de caso

Utilização do xampu hidratante associado ao spray hidratante e repositor de barreira cutânea da linha Labyderm em um paciente com diagnóstico de Dermatite Atópica.

Autora: Cíntia Silva Corrêa Da Veiga 

CRMV-RJ 5665

Médica Veterinária Sócia Proprietária da Clinica Veterinária Bicharada –Petrópolis – RJ

Pós- graduada em Dermatologia Veterinária pela Equalis Dermatologia –Curitiba-PR- 2013

Discente do Mestrado em Diagnostico Clinico e laboratorial da Universidade de Vassouras –RJ-2018

Foi atendida na Clinica Veterinária Bicharada, uma paciente canina, fêmea, Poodle, 14 anos, 7,5kg. Ao exame clínico apresentava eritema, prurido, lesões pustulares disseminadas pelo dorso, que ao se romperem formavam crostas e colaretes epidérmicos, portadora de Dermatite Atópica. Faz uso oral do Apoquel e banhos semanais com uma linha hipoalergênica. Com associação de histórico, avaliação clínica e exame citológico, aonde foi observado presença de neutrófilos fagocitando coccus e alguns livres, identificou-se uma piodermite secundária, motivo pelo qual levou ao aumento de prurido e piora clínica. Nesse caso a recomendação seria realizar cultura e antibiograma MIC, porém não foi possível, pois os mesmos não foram autorizados pela tutora.

A paciente acima foi submetida ao tratamento com antibioticoterapia empírica com Lincomicin 300, na dose de 15mg/kg/BID/21 dias, associado ao tratamento repositor de barreira cutânea: banhos semanais com o xampu Labyderm Skin Soldier, massageando por 10 minutos, e após o banho, já com o paciente seco, borrifava-se o spray Labyderm Bioforce. Foi utilizado também a ampola Labyderm Premium Cover, aplicando em 3 pontos da região dorsal, 1x/semana durante 4 semanas e após reduzido para aplicação mensal.

No retorno, a paciente apresentou melhora clínica e citológica significativas, após os 30 dias de terapia. 

Sendo assim o Lincomicin demostrou boa eficácia no controle da piodermite recorrente, e a linha Labyderm foi efetiva na hidratação e reposição de barreira cutânea.