Lulu - Depoimentos de Sucesso IBASA - Linha Dermocalmante

Empresa

Ibasa

Data de Publicação

13/02/2020

PDF

Produtos Relacionados

Depoimentos de sucesso

Shampoo Dermocalmante

Loção Dermocalmante

Spot on Dermocalmante

Ouvipet Dermocalmante

Animal: Lulu, canino, SRD, fêmea, 8 anos.

Veterinário: Dra. Neryssa Alencar de Oliveira

Colaborador Ibasa: Jeanne Paolini

Goiânia, Goiás, Brasil

Anamnese

O animal morava em um abrigo e desde que foi resgatado apresentava lesões cutâneas pruriginosas. A tutora relata melhora no quadro clínico quando administra dexametasona. Há 5 dias está administrando, por conta própria, prednisolona 0,5 mg/kg SID, observando diminuição discreta do prurido. Antes de iniciar a administração, o grau de prurido era 10, mas atualmente está em 6. Há dois anos realizou ovariosalpingohisterectomia (OSH) e mastectomina unilateral total. As vacinas, vermífugo e carrapaticida estão desatualizados.

Suspeita Clínica

Dermatite Alérgica a Picada de Ectoparasitas (DAPE), Piodermite e Otite secundária.

Exame Clínico e Complementares

Exame clínico: observou-se eritema na região das pálpebras e flexuras de membros torácicos, lesão ulcerada no pescoço, pele ressecada, descamação e pápulas pelo corpo.

Citologia otológica: presença de cerúmen (+), células descamativas (OE ++ OD +++), alguns debris celulares, Malassezia (OE 20-60 OD 40-160/campo) e raras bactérias na forma de cocos.

Citologia de pele: grande quantidade de neutrófilos íntegros e degenerados; eventuais linfócitos; hemácias (+); grande quantidade de cromatina livre e moderada quantidade de material degenerado. Foi observada discreta quantidade de bactérias em forma de cocos.

Tratamento

Shampoo Dermocalmante IBASA: banhos 1 vez por semana (por 60 dias).

Loção Dermocalmante IBASA: aplicação nas áreas de eritema, SID por 60 dias.

Ouvipet Dermocalmante IBASA: preencher os condutos auditivos, SID por 7 dias.

Spot on Dermocalmante IBASA: aplicar no dorso do animal, SID por 28 dias.

Demais Produtos: comprimido a base de Sarolaner, dose única, a cada 35 dias.

Pomada a base de Sulfato de Gentamicina, Valerato de Betametasona e Miconazol na lesão ulcerada BID até a completa cicatrização.

Solução otológica a base de Tiabendazol, Neomicina, Dexametasona e Cloridrato de Lidocaína, 0,25mL em cada ouvido BID por 21 dias, iniciado após 7 dias de uso do Ouvipet.

Evolução clínica: fotos em anexo

A tutora relatou que logo na primeira semana de tratamento com os produtos da linha Dermocalmante IBASA foi observada uma melhora significativa do quadro clínico do animal, com a redução do prurido e do eritema nas áreas afetadas.

O retorno foi realizado após 14 dias de tratamento, as lesões já estavam cicatrizadas, não haviam mais áreas de eritema e nem pápulas, os condutos auditivos estavam limpos e sem eritema, não apresentava mais prurido e a pele estava bem hidratada.

Após o controle de ectoparasitas e potencializando a hidratação cutânea houve remissão completa dos sinais clínicos apresentados inicialmente.

Conclusão

Para animais com DAPE, além do controle carrapaticida, a higienização e a hidratação da pele com os produtos da Linha Dermocalmenta IBASA contribuem para rápida remissão dos sinais clínicos do paciente.

Evolução Clínica

Antes do tratamento

Final - 14 dias de tratamento