Alterações na rotina: Dicas para ajudar o gato na adaptação da nova rotina.

Empresa

Ceva

Data de Publicação

04/05/2020

PDF

Produtos Relacionados

Nestes dias desafiadores, seu gato precisará compartilhar a casa com você e sua família o dia todo. Essa mudança é difícil para nós, mas também para os gatos.

Normalmente você convive meio período do dia com seu amigo felino devido ao trabalho e eventos sociais. No entanto, ter toda a família o dia inteiro em casa pode ser estressante para o seu gato já que toda a rotina foi alterada. Lembre-se, os gatos adoram paz e sossego e estão no controle de sua casa e rotina. 

É por isso que selecionamos algumas dicas para você melhorar a convivência do dia a dia e ajudar na adaptação da nova rotina com seu gato:

1. Bons mimos e carinho, mas sem exageros.

"Seu gato sabe que essa proximidade que você tem agora não é a mesma que você normalmente tem quando está de férias; ele pode reconhecer o clima e identificar essa alteração na rotina e no seu comportamento. Essa mudança repentina em sua rotina parece estranha também para seu amigo de quatro patas”, diz a comportamentalista Sabrina Giussani. 

Mimar o seu gato é uma atividade muito reconfortante para você e seu gato, mas temos que ter cuidado com esse comportamento humano para não gerar, mesmo inconscientemente, qualquer estresse ou desconforto no seu animal de estimação!

Estar em casa o dia todo, pode alterar a rotina do seu gato, pois ele pode achar mais difícil encontrar um lugar tranquilo para tirar uma soneca. Verifique se o seu gato ainda pode acessar seus locais de descanso favoritos e locais elevados, onde eles gostam de assistir o que está acontecendo! 

As brincadeiras são ótimas aliadas para tornar a rotina mais divertida e diminuir a ansiedade. Veja as dicas abaixo:

2. Sem pânico e brinquem juntos. 

Primeiro de tudo, sem pânico! Seu gato pode captar sua ansiedade, por isso é melhor limitar as manifestações de estresse e agitação para evitar transferir isso para ele.

Tente usar esse tempo para aprofundar o conhecimento em seu gato e reforçar seu relacionamento, quando o seu gato mostrar que está pronto e animado, você poderá brincar com ele e encontrar novas maneiras de melhorar a rotina.

Veja algumas dicas sobre o comportamento felino na nossa apostila: https://www.cevavet.com.br/materiais-tecnicos/e-book-13-comportamento-felino-con ceitos-e-pratica/ 

Brincadeiras:

Esconde-esconde

Esconda alguns petiscos específicos para gatos sob o canto do um tapete ou toalha no chão. Você pode colocá-los juntos para facilitar que o gato encontre-os. 

Brincadeira na água

Coloque uma pequena quantidade de água em uma vasilha e mergulhe uma bolinha ou um barquinho de papel: brinque com o gato para empurrar o objeto aqui e ali na superfície. Também vale congelar pequenas porções de alimento úmido específicos para gatos (em forma de gelo, por exemplo) e depois de congelado colocar na vasilha com um pouco de água para o gato brincar. Também é uma maneira de tentar ajudar no aumento da ingestão de água.

Jogo de caça

Encha o fundo de uma caixa de papelão com pelo menos duas camadas de bolas de papel e jogue um rato de brinquedo para que o gato possa "encontrá-lo" como se e estivesse caçando.

Capture se puder

Construa um avião de papel e desafie o gato para pegá-lo durante o vôo. As varinhas com penas e bolinhas na ponta também são ótimos brinquedos para estimular a brincadeira de caçar.

Todas as brincadeiras devem ser feitas com a supervisão do tutor e a intenção é melhorar o relacionamento e rotina com o gato.

Considere o FELIWAY 

Ter o difusor de Feliway Classic no ambiente envia uma mensagem de conforto para o gato e cria no ambiente a sensação de bem-estar, ajudando na adaptação da nova rotina para que vocês sejam ainda felizes juntos! 

Saiba mais sobre o Feliway Classic: www.feliway.com.br

Compartilhe suas histórias no facebook e instagram com o #feliwayathome conosco!

Sobre a Ceva Saúde Animal 

A Ceva Saúde Animal é uma multinacional francesa, comprometida com o desenvolvimento de produtos inovadores para o mercado de saúde animal. A empresa, que está presente em mais de 110 países, foca sua atuação na produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia e produção. Mais informações em: www.ceva.com.br