Brenda - Depoimento de Sucesso IBASA - Solução Bucal

Empresa

Ibasa

Data de Publicação

03/06/2020

PDF

Produtos Relacionados

Paciente: Brenda, canino, Yorkshire, fêmea.

Médico Veterinário: Natalia Salvador

Colaborador Ibasa: Priscila Bastos

Local: Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Anamnese

Tutor foi em busca de profilaxia dentária pelo mal cheiro bucal do animal. 

Suspeita Clínica 

Periodontite severa 

Exames Clínico:

No exame clínico não foram observadas alterações na ausculta pulmonar e cardíaca, a frequência estava dentro dos parâmetros fisiolóficos e sem presença de sopro. Assim como, a temperatura corporal (38,3°C). O exame da cavidade oral revelou a existência de cálculo dentário, gengiva com coloração escura e edemaciada (Figura 1), e halitose.

Exames Complementares:

Foi realizado hemograma para avaliar a saúde do paciente, pois o mesmo seria submetido a anestesia para a remoção de cálculos dentários. No resultado do exame não foram observadas alterações 

Tratamento:

Produtos IBASA: Espuma Bucal Ibasa e Solução Bucal Ibasa

Foi recomendada a utilização de Espuma Bucal Ibasa BID durante uma semana antes da realização do procedimento de profilaxia dentária. Foi realizado procedimento de profilaxia dentária utilizando no aparelho de ultrassom Solução Bucal Ibasa diluída em água na proporção 5mL para 500mL. Após o procedimento foi recomendado o uso de antibiótico a base de Espiramicina e Metronidazol (10mg) SID por 8 dias e utilização contínua de Espuma Bucal BID.

Antes da realização da profilaxia dentária o tutor relatou que a utilização da Espuma Bucal Ibasa BID reduziu consideravelmente a vermelhidão e o inchaço da gengiva do animal. Durante a profilaxia dentária, utilizando a Solução Bucal Ibasa diluída 1/100, não houve nenhum sangramento e quatro dentes precisaram ser extraídos devido a periodontite severa. 

Figura 1: Imagem do animal apresentando cálculos dentários, gengiva edemaciada e com coloração escura, antes da profilaxia dentária.