Nina - Depoimento de Sucesso IBASA - Ouvipet Dermocalmante

Empresa

Ibasa

Data de Publicação

16/07/2020

PDF

Produtos Relacionados

Paciente: Nina, 6 anos, Shih-tzu, fêmea, não castrada.

Médica Veterinária: Dra Adriane Yumi Babá

Colaborador Ibasa: Alexandre Matsui

Local: Maringá, Panará, Brasil

Anamnese

O tutor relatou que o animal costumava apresentar episódios frequentes de otite ao longo dos anos, porém a recorrência dos casos intensificou após o animal completar 5 anos de idade. O paciente apresentava prurido principalmente no ouvido direito e quando ficava sem tomar banho surgiam feridas que não eram observadas nos demais animais da casa. Além disso, a pele da orelha apresentava queratinização, inicialmente unilateral e posteriormente bilateral. O animal apresentava normofagia, normodipsia e sem mudança gastrointestinal associada. Possivelmente o animal tinha hipersensibilidade alimentar ao frango, pois geralmente apresentava reações após ingestão de petiscos à base desta proteína. O tutor costumava administrar medicamento intra-auricular tópico a base de Tobramicina, Cetoconazol, Dexametasona e Lidocaína (3 gotas durante 5 dias) quando surgia prurido intenso nas orelhas.

Exames Clínico e Complementares:

No exame clínico o animal apresentava bom estado geral, sem alterações neurológicas e nem presença de pústulas no corpo. Porém no exame auricular foi observada presença de cerúmen escuro sem pus.

Foi observado a presença exacerbada de microrganismos no conduto auditivo/cerúmen do animal, sendo coletado amostra diretamente do ouvido do animal seguido de esfregaço corado no qual foi constatada presença de cocos e bacilos. No exame de vídeo otoscopia foi observada hiperqueratinização e produção intensa de cerúmen. 

Suspeita Clínica 

Otite recorrente  

Tratamento:

Produtos IBASA: Ouvipet

Dermocalmante Foi recomendada a limpeza auricular com Ouvipet Dermocalmante Ibasa BID 5 dias antes de começar o uso de ciprofloxacino 0,3% e dexametasona 0,1% (medicamento manipulado) BID por 8 semanas. Além disso, foi prescrito prednisolona (3mg/ml), 1mL SID durante 7 dias, seguido de 1 mL a cada 48h por 7 dias e depois 1 mL a cada 72h por 15 dias.

Evolução Clínica:

Somente com o uso do Ouvipet Dermocalmante Ibasa foi observada melhora no controle da produção de cerúmen. O Ouvipet Dermocalmante foi o produto escolhido por ser seguro, pois apresenta pH fisiológico de acordo com o ouvido do animal. Além disso, proporciona hidratação e recuperação da barreira cutânea devido a presença da fitoesfingosina, importante precursor de ceramidas, que atua na reconstituição da barreira da pele e pode contribuir para a ação de outros fármacos. Essas propriedades presentes no Ouvipet Dermocalmante Ibasa fazem do produto uma ótima alternativa para complementar a terapia com outros fármacos, como Ciprofloxacina e Dexametasona, por exemplo.