Chico - Depoimento de Sucesso IBASA - Ouvipet Dermocalmante

Empresa

Ibasa

Data de Publicação

03/08/2020

PDF

Produtos Relacionados

Paciente: Chico, Canino, Labrador, macho, 9 anos.

Médica Veterinária: Dra Marina Duarte

Colaborador Ibasa: Marina Duarte

Local: Campinas, São Paulo, Brasil.

Anamnese

O animal apresentava desconforto na orelha direita, chacoalhando bastante a cabeça (meneios cefálicos), coçando com a pata e apresentando lateralidade direita do crânio. O animal havia tomado banho há pouco tempo e na ocasião suspeitou-se de entrada de água no ouvido. Após o banho foi realizada a secagem do conduto, mas alguns dias depois o cão começou a apresentar os sinais da inflamação.

Exames Clínico e Complementares:

No exame clínico foi observado alta produção de cerúmen (otorreia - especialmente quando comparada à orelha esquerda), odor fétido, característico de inflamação, sensibilidade na manipulação e leve eritema com aumento da temperatura local.

Não foram realizados exames complementares

Suspeita Clínica 

Otite eczematosa externa.

Tratamento:

Produtos IBASA: Ouvipet

Foi recomendada a utilização do Ouvipet Dermocalmante Ibasa para a limpeza do pavilhão auricular. O produto foi aplicado com auxílio de algodão, SID, durante 10 dias como ceruminolítico para limpeza do conduto auditivo. Após cada limpeza com o Ouvipet Dermocalmante, foi realizada a aplicação de antibiótico tópico à base de Ciprofloxacina, Cetoconazol, Fluocinolona e Lidocaína na posologia de 8 gotas, SID, durante 10 dias.

Evolução Clínica:

O Ouvipet Dermocalmante Ibasa foi o produto escolhido para compor o protocolo de tratamento, pois apresenta em sua composição fitoesfingosina, uma pró-ceramida auxilia na manutenção da integridade da barreira cutânea. Além disso, possui ação ceruminolítica e é um produto suave, com pH fisiológico. Passados 8 dias do tratamento, observou-se uma diminuição na produção de cerúmen e do odor, evidenciando a cura clínica. O tratamento foi continuado por mais 48 horas, conforme indicação da bula do antibiótico. Para a limpeza da orelha após o tratamento, bem como redução da oleosidade causada pelos medicamentos tópicos, foi sugerido o uso do Banho Seco IBASA (somente uso externo) - na intenção de evitar o banho, já que este havia ocorrido há poucas semanas e o animal ainda não estava precisando. O produto foi aplicado até umedecer a região, protegendo o interior do conduto com auxílio de uma toalha e algodão (uso somente externo), após foi feita a limpeza para remoção dos resíduos.