Billy - Depoimento de Sucesso Ibasa - Linha Dermocalmante

Empresa

Ibasa

Data de Publicação

23/09/2020

PDF

Produtos Relacionados

Paciente:  Billy, canino, SRD, macho, 2 anos. 

Médica Veterinária: Dra. Neryssa Alencar de Oliveira

Colaborador Ibasa: Jeanne Paolini

Local: Goiânia, Goiás, Brasil 

Anamnese

A tutora relata que o animal apresenta prurido intenso no focinho, axilas, ouvidos e que o animal está lambendo muito os membros pélvicos há 3 dias. Ela mora em uma casa e não houve nenhuma mudança na rotina do animal nos últimos dias. O animal gosta muito de dormir e se esfregar em um tapete que fica na sala. Suspeitando que poderia ser alguma reação alérgica ao tapete a tutora o retirou da sala e percebeu uma discreta diminuição do prurido do animal. Não administrou nenhuma medicação nesses 3 dias, mas mantém uma frequência de banhos mensais com shampoo neutro para filhotes. 

Exames Clínico e Complementares:

Ao exame clínico observou-se eritema na região perilabial, otite bilateral e pápulas na região de axilas, virilha e face interna das coxas. 

Foi realizada citologia otológica e citologia de pele através de swab otológico e raspado de pele, respectivamente. Na citologia otológica foi observada: - Intensa presença de células descamativas - Moderada presença de debris celulares - Pouca presença de bactérias em forma de cocos isoladas. Na citologia de pele foi observado: Na boca: - Pouca presença de células descamativas e neutrófilos íntegros - Moderada presença de debris celulares, neutrófilos degenerados e bactérias em forma de cocos e bacilos. Região interdigital: - Moderada presença de debris celulares - Pouca presença de células descamativas, neutrófilos degenerados, bactérias em forma de cocos e estruturas fúngicas sugestivas de Malassezia spp. (0 a 6 por campo).

Suspeita Clínica 

Dermatite de contato e/ou Dermatite Atópica Canina

Tratamento:

Produtos Ibasa: Shampoo Dermocalmante, Loção Dermocalmante, Ouvipet Dermocalmante.

Foi recomendado para início logo após a consulta: - Banhos 1 vez por semana com Shampoo Dermocalmante IBASA. - Aplicações, 1 vez ao dia, da Loção Dermocalmante IBASA nas áreas de eritema (axilas, face interna da coxa e virilha), durante 14 dias e após 2 vezes por semana durante 60 dias. - Preenchimento dos condutos auditivos com Ouvipet Dermocalmante IBASA 1 vez ao dia durante 7 dias. - Prednisolona 0,5mg/kg duas vezes ao dia durante 3 dias. - Fluralaner 1 comprimido a cada 3 meses

Evolução Clínica:

A tutora relata que logo na primeira semana de tratamento com os produtos da linha Dermocalmante IBASA houve melhora significativa do quadro clínico do animal, com redução do prurido e do eritema nas áreas afetadas. O retorno do animal ao veterinário foi realizado após 14 dias de tratamento. Não havia mais áreas de eritema e nem pápulas, os condutos auditivos estavam limpos, sem eritema e o prurido persistia apenas em região de interdígitos. Optou-se por manter o uso do Shampoo Dermocalmante IBASA e a Loção Dermocalmante IBASA associados ao Oclacitinib 0,4 mg/kg SID para controle do prurido. Após atualização do carrapaticida e potencialização da hidratação para controle da inflamação cutânea houve melhora de 90% dos sinais clínicos apresentados inicialmente, persistindo apenas a lambedura de patas