Cão de Crista Chinês

Nome da Raça

Cão de Crista Chinês

Porte

Pequeno

Peso

Fêmeas: 3-4 kg. Machos: 3-4 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 23-30 cm. Machos: 28-33 cm

Nível de atividade

Baixa

Temperamento

Animado, alerta e carinhoso

Adestrabilidade

Baixa

Introdução

Origem

Originário da China, como o próprio nome sugere, o Cão de Crista Chinês é descendente de raças antigas, que remontam à Dinastia Han, que representa um período de quatro séculos (206 a.C. á 220 d.C.). Os Cães de Crista Chineses foram desenvolvidos nesta época como guardiões das casas do tesouro e com um tamanho maior, mais pesados, como cães de caça.

O Cão de Crista Chinês foi exposto pela primeira vez nos Estados Unidos no final do século XIX, entre 1885 e 1926, depois de ter sido difundido no México, onde é o ancestral de algumas raças, mas depois raramente foram vistos por cerca de cinquenta anos.

A raça foi reconhecida definitivamente pela FCI 17 de julho de 1972 e pela AKC em 1991.

Nome original

Chinese Crested Dog

País de origem

China

Características gerais

Aspectos raciais

O Cão de Crista Chinês é um cão pequeno, ativo e gracioso. De ossatura média à fina, apresenta-se em duas variedades, o Pelado e o Powder Puff. O Pelado tem uma crista de pelos em sua cabeça que se estende para a parte de baixo de seu pescoço, "meias", abrangendo os dedos das patas, e uma pluma em sua cauda. O resto do seu corpo é, como seu nome implica, sem pelos. A variedade Powder Puff é inteiramente coberta por um véu de pelos longos e macios.

A cabeça dos cães desta raça é lisa, sem excesso de rugas. A distância da base do crânio ao stop, é igual à distância do stop à ponta da trufa. A cabeça apresenta uma aparência graciosa com uma expressão alerta. O crânio é ligeiramente arredondado e alongado, com stop ligeiramente pronunciado, mas não excessivo. Uma característica importante estreita em relação ao focinho e de que qualquer cor para a trufa é aceitável. O focinho estreita-se ligeiramente, sem ser pontudo, seco e sem lábios pendentes. Os maxilares formam uma perfeita e regular mordedura em tesoura, isto é, os dentes superiores recobrem os dentes inferiores e são inseridos ortogonalmente aos maxilares. As bochechas são bem esculpidas, magras e planas, afilando-se até o focinho. Os olhos devem ser tão escuros que pareçam pretos, pouco ou nenhum branco da conjuntiva deve aparecer. Possuem tamanho médio, de formato amendoado são inseridos bem separados. As orelhas têm inserção baixa, grandes e eretas, com ou sem franjas, exceto na variedade Powder Puffs, onde as orelhas caídas são permitidas.

O pescoço do Cão de Crista Chinês é magro, sem barbelas, longo e inclinando-se graciosamente em fortes ombros. Quando em movimento, está portado alto e levemente arqueado. Seu tórax tem tamanho médio a longo, largo e profundo sem ter costelas em barril e esterno não é proeminente. A cauda possui inserção alta, portada para cima ou para fora quando em movimento. Longa e afilada, razoavelmente reta, nem enrolada nem dobrada para nenhum lado, caindo naturalmente quando em repouso. Franjas longas e flutuantes, limitadas aos últimos dois terços da cauda. Franjas pouco abundantes são aceitáveis.

Os membros são longos e finos, bem inseridas sob o tronco. Mãos e pés são do tipo “lebre” estendidos, estreitos e longos. Unhas de qualquer cor, moderadamente longas. “Meias” preferencialmente limitadas aos dedos, indo no máximo até o topo do metacarpos e metatarsos. A movimentação do Cão de Crista Chinês é alongada, fluente e elegante, com bom alcance e muita propulsão.

A pele tem espessura fina, lisa, quente ao toque. Em nenhuma parte do corpo deve haver grandes áreas com pelos. Uma longa e fluida crista é preferível, mas uma crista escassa é aceitável; de preferência começando do stop e diminuindo até a parte de baixo do pescoço. Nos Powder Puff a pelagem de cobertura consiste de um sub pelo com um véu macio de pelos longos, sendo característica a pelagem em forma de véu. Qualquer cor ou combinação de cores são aceitas.

Pelo

Curto

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Cão de Crista Chinês é um cão ativo, leve, cheio de entusiasmo e nunca agressivo. Não tem nenhuma aptidão para a guarda, mas é um grande companheiro, tolerante com crianças. Carinhoso com a família é muito apegado ao seu dono, porém um pouco receoso com estranhos e às vezes se mostram independentes.

Perfeitos para apartamentos, os Cães de Crista Chineses são educados, limpos e relativamente quietos. Não requerem muito no quesito exercício físico e espaço.

A educação do cão com crista chinês deve ser tanto firme e suave. Educado e socializado cedo o suficiente, torna-se um cão muito bom companheiro para qualquer tipo de pessoa. Ele pode tornar-se perturbador caso não receba uma boa educação.

Pela ausência de pelos o Cão de Crista Chinês não suporta a agressão do sol, frio e umidade por isso deve se ter muito cuidado e atenção para protegê-lo dos efeitos do clima.

Sensibilidade a fármacos

Não relatada

Predisposição à doenças

Dermatológicas

Dermatite Alérgica

Dermatite Atópica

  • A idade de início é de 6 meses a 7 anos
  • Pode ou não ser sazonal

Dermatite Solar

  • Em função da ausência de pelos

Musculoesqueléticas

Luxação de Patela

  • Herança genética significante

Oftálmicas

Glaucoma

  • Possível predisposição da raça
  • Idade de início: 3-4 anos

Catarata

  • Herança genética suspeita
  • Idade de início: 1,5 - 3 anos

Atrofia Progressiva Generalizada da Retina

  • Modo de herança desconhecido mas acredita-se relacionada a genes recessivos
  • A partir de 7 anos

Referências bibliográficas