Setter Gordon

Nome da Raça

Setter Gordon

Porte

Grande

Peso

Fêmeas: 20-32 kg. Machos: 25-36 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 58-66 cm. Machos: 61-69 cm

Nível de atividade

Muito Alta

Temperamento

Afetuoso, confiante e corajoso

Adestrabilidade

Moderada

Introdução

Origem

Os primeiros registros do Setter Gordon datam do início do século 17, por volta de 1620, na Escócia. Acredita-se que o Setter Irlandês Vermelho, o Setter Irlandês Vermelho e Branco, o Collie e o Bloodhound participaram da sua criação.

Como era um popular caçador em seu país, foi destaque no canil do quarto Duque de Gordon no século 19, perdendo seu espaço para cães mais rápidos quando testes de campo se tornaram populares. O Duque Alexander de Gordon foi responsável por criar a raça com as características que são aceitas até hoje. É usado como cão de caça de pássaros há cerca de duzentos anos.

A raça foi reconhecida oficialmente pela AKC em 1884 e pela FCI em 1963.

Nome original

Gordon Setter

País de origem

Grã-Bretanha

Características gerais

Aspectos raciais

O Setter Gordon é um cão elegante, constituído para o galope. Consistente em sua construção que pode ser comparada a um caçador capaz de carregar peso. Simétrico em toda sua conformação.

A cabeça do Setter Gordon é mais profunda do que larga. O comprimento do occipital ao stop é maior do que o do stop à ponta da trufa. Acima e abaixo dos olhos é cinzelado. O crânio é ligeiramente arredondado, mais largo entre as orelhas com o stop claramente definido. A trufa é larga, ampla, narinas abertas e negras. O focinho é longo, com linhas quase paralelas, nem pontudo, nem tampouco afilado e não deve ser tão profundo quanto o seu comprimento. Os lábios são pendentes e claramente definidos. Maxilares fortes com uma mordedura em tesoura perfeita, regular e completa, isto é, os dentes superiores se sobrepõem aos inferiores e são ortogonalmente inseridos nos maxilares. Os olhos são marrom escuros, brilhantes. Não são profundos nem proeminentes, inseridos suficientemente debaixo das arcadas superciliares. Demonstrando expressão vivaz e inteligente. As orelhas são de tamanho médio e finas. Inseridas baixas, assentadas próximas à cabeça.

O pescoço do Setter Gordon é longo, magro, arqueado, sem barbelas. O tronco é de comprimento moderado, com o dorso nivelado. O peito não é tão largo. O tórax é profundo e as costelas bem arqueadas. A cauda é reta ou ligeiramente curva, não alcançando abaixo dos jarretes. Portada horizontalmente ou abaixo da linha do dorso. Grossa na raiz, afinando para a ponta. Franjas começando próximas à raiz, longas, retas, diminuindo para a ponta.

Os membros anteriores possuem ossatura plana, reta e forte. As escápulas longas, bem inclinadas para trás, ossos longos e planos próximos à cernelha. Os cotovelos são bem descidos e próximos ao corpo. As mãos são ovais, bem fechadas, com dedos bem arqueados com bastante pelos entre si. Bem acolchoados e coxins bem espessos.

Setter Gordon tem uma movimentação firme, livre e correta, com bastante propulsão nos posteriores. Os membros posteriores são longos, largos e musculosos. Dos jarretes aos calcanhares são curtos e fortes. Retos, da articulação dos jarretes ao solo. Os joelhos são bem angulados. Os pés possuem as mesmas características das mãos.

A pelagem na cabeça, na parte anterior das pernas e na ponta das orelhas, é curto e fino. Moderadamente longa, plana e livre de cachos ou ondulações em todas as outras partes do corpo. As franjas, na parte superior das orelhas, são longas e sedosas e na parte caudal dos membros posteriores, são longas, finas, lisas e retas. As franjas no abdômen podem se estender até o peito e a garganta. Livres quanto possível de cachos e ondulações. A cor é o negro profundo e brilhante sem sinal de ferrugem, com marcações de castanho vermelho, isto é, castanho tan brilhante. Traços pretos nos dedos e marcas pretas abaixo dos maxilares são permitidos. Marcas castanhas tan sobre os olhos não devem ultrapassar, em diâmetro, mais que 2 cm. Nas laterais do focinho, as marcas em castanho tan não devem atingir além da base da trufa. Uma linha claramente definida liga de um lado a outro do focinho imediatamente após a trufa. Também na garganta e no peito, duas largas e nítidas marcações. Marcas na parte interior das pernas posteriores e das coxas, indo até a parte anterior do joelho e alargando até a face externa da perna posterior do jarrete até os dedos. Nos membros anteriores, a marcação castanha sobe até por trás dos cotovelos e até as articulações dos metacarpos ou pouco mais acima, na frente. Marcas castanho tan ao redor do ânus. Uma pequena marca branca no peito é permitida. Nenhuma outra cor é aceitável.

Pelo

Semi-longo

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Setter de Gordon é um cão que se distingue pela calma, inteligência e a expressão da dignidade. São corajosos, sociáveis, afetuosos e gentis sendo cães de estimação excelentes para toda a família, entretanto é aconselhável que sua interação com crianças seja supervisionada.

Na caça, o Setter Gordon é um cão muito bom, embora não seja o Setter mais rápido. É uma raça que não apresenta agressividade ou timidez em excesso, mas não é indicada como cão de guarda. São cães que gostam de latir.

O Setor Gordon não é particularmente complicado para educar. Ele tem um caráter fácil de lidar e sua inteligência e bondade facilitam sua educação, principalmente se realiza de maneira gentil. A socialização do Setter Gordon é feita sem muito esforço.

São cães ativos que necessitam de atividade ao ar livre e longas caminhadas diárias, para se manterem equilibrados.

Sua pelagem necessita escovações duas a três vezes por semana e banhos quando necessário são recomendados para manter a pelagem limpa e saudável

Sensibilidade a fármacos

Não relatada

Predisposição à doenças

Dermatológicas

Atopia

  • Fêmeas provavelmente mais predispostas
  • Idade de início de 6 meses a 7 anos
  • Pode ou pode não ser sazonal

Celulite juvenil canina

  • Origem familiar
  • Geralmente início de 1 – 4 meses de idade

Dermatose responsiva à vitamina A

  • Nesta raça, a condição apresenta prurido em vez de seborréia

Gastrointestinais

Síndrome dilatação torção vólvulo-gástrica

  • Predisposição da raça

Musculoesqueléticas

Displasia coxofemoral

  • Muito frequente nesta raça

Neurológicas

Degeneração cerebelar (início tardio)

  • Herança autossômica recessiva
  • Sinais vistos dos 6 - 30 meses

Oftálmicas

Combinação entrópio e ectrópio “Olho de Diamante”

  • Predisposição da raça
  • Base genética não entendida completamente

Catarata

  • Suspeita de herança genética
  • Idade do início: 2 – 3 anos

Atrofia generalizada progressiva da retina

  • Modo de herança desconhecido, mas presumido recessivo
  • A idade de início varia

Respiratórias e pneumológicas

Discinesia ciliar primária

  • Sinais geralmente vistos no início da vida

Referências bibliográficas

http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_155.pdf

http://www.akc.org/dog-breeds/gordon-setter/

https://www.chien.fr/race/setter-gordon/

http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/setter-gordon/

JERICÓ, Márcia Marques; ANDRADE NETO, João Pedro de; KOGIKA, Márcia Mery. Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos. 1. ed. Rio de Janeiro: Roca, 2015.

GOUGH, Alex; THOMAS, Alison. Breed Predisposition to Disease in Dogs and Cats.1. Ed. Oxford:Blackwell Publishing Ltd, 2004 – páginas 83 à 84 .

NELSON, R.W.; COUTO, C.G. Medicina interna de pequenos animais. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

Imagem: https://www.pets4homes.co.uk/images/breeds/176/large/32ab86afe067e57b569013f56a57ab52.jpg