Balinês

Nome da Raça

Balinês

Peso

2,5 – 5 kg

Altura

20 – 25 cm

Temperamento

Ativo, curioso, afetuoso, brincalhão, tagarela

Introdução

Origem

O Balinês é considerado o Siamês de pelo semilongo. A origem do gene do pelo semilongo, na raça siamesa, permanece desconhecida. Até a década de 1940, os filhotes de pelo semilongo que nasciam nas ninhadas siamesas eram descartados para reprodução.

Nesta época, dois criadores norte-americanos decidiram fixar a característica, obtendo assim uma nova raça denominada Balinês, em alusão à graça das dançarinas balinesas evocadas por estes gatos. Em 1970, o Balinês foi reconhecido nos Estados Unidos pela CFA (The Cat Fanciers’ Association).

Mais tarde, quando introduzido na Europa, foi reconhecido pela maior parte das associações de criadores de gatos.

Outra designação

Balinese (inglês)

País de origem

Estados Unidos

Características gerais

Aspectos raciais

O Balinês possui morfologia muito próxima à do siamês. Também tem corpo longilíneo, cabeça triangular, perfil reto sem stop, orelhas grandes e largas na base. Os olhos, de tamanho médio, têm formato oriental e possuem coloração azul-escura em todas as variedades. O pescoço é longo e fino. Com suas patas delgadas, este gato passa a impressão de leveza e graça.

A pelagem de espessura fina, textura macia e de comprimento semilongo distingue o balinês do siamês. O pelo é curto na cabeça e patas, mas torna-se semilongo no corpo e ao longo do ventre, se tornando mais acentuado na cauda, que forma um penacho longo e abundante.

Este manto semilongo suaviza sua silhueta e o faz parecer um pouco mais pesado que o siamês. O padrão da pelagem do balinês é idêntico ao do siamês, isto é, somente as extremidades são pigmentadas.

O Balinês é atualmente reconhecido por todas as associações de criadores de felinos, em ao menos quatro variedades correspondentes às variedades de “base” do siamês: o seal point (points de cor marrom-escura), o blue point (points cor de azul), o chocolate point (points de cor marrom) e o lilac point (points de cor cinza-rosada).

Há divergências em relação a outras variedades do tipo colourpoint (tabby, tartaruga, vermelho e cream point). Os filhotes nascem brancos, os points só se pigmentam aos poucos a partir da primeira semana, em especial na região de máscara da face. A pelagem assume seu aspecto definitivo com mais de um ano, tanto para o comprimento do pelo como para o contraste a extensão dos points.

Pelagem

Semilongo

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

Diversos adjetivos se aplicam ao Balinês: extrovertido, afetuoso, ativo, leal, inteligente, falante e apegado à família. Exigente, solicita muita atenção e carinho por parte dos proprietários e detesta ficar sozinho. Sua voz tem um tom forte, porém menos que do Siamês.

São muito espertos, portanto aprendem truques com facilidade. É um gato muito sociável, que geralmente se dá bem com crianças, cães e outros gatos, porém, eventualmente, podem ser territorialistas.

Escovar e pentear seu pelame uma vez por semana é suficiente para manter a pelagem saudável e sedosa. Cuidados básicos de manejo e higiene, alimentação de qualidade e escovação dentária semanal também são pontos necessários para sua manutenção.

Especialmente por ser um animal muito ativo, necessita, como todo gato, de enriquecimento ambiental envolvendo prateleiras, rampas, arranhadores e brinquedos interativos, além de interação com o proprietário através de brincadeiras.

Sensibilidade a fármacos

Quando submetidos à administração de alguns fármacos, os felinos apresentam diferentes respostas daquelas manifestadas pelos cães. Em gatos, a intoxicação pelo uso de substâncias como o paracetamol, ácido acetilsalicílico e dipirona se faz bastante frequente na rotina médico-veterinária, podendo, muitas vezes, levar o animal a óbito e isto ocorre devido às particularidades dos mecanismos de metabolização farmacológica da espécie.

Gatos apresentam uma deficiência relativa na atividade de algumas enzimas, como a glicuronil-transferase, responsável por catalisar as reações de conjugação mais importantes no metabolismo de fármacos dos mamíferos.

Além disso, estes animais são muito suscetíveis ao desenvolvimento de metahemoglobinemia e à formação de corpúsculos de Heinz após a administração de alguns fármacos, por possuírem um número maior de grupos sulfidril nas hemácias, quando comparado com cães e humanos.

Desta forma, é fundamental que o médico veterinário esteja atento a essas peculiaridades metabólicas dos gatos para melhor atender e informar seus clientes quanto ao risco da administração de certas substâncias.

Predisposição à doenças

Devido à sua relação com o Siamês, o Balinês pode ser acometido pelas mesmas doenças que a raça é predisposta, sendo que as principais incluem:

Esfingomielinose (doença de Niemann-Pick): É uma doença de armazenamento lisossômico, que resulta numa profunda deficiência da atividade da enzima esfingomielinase, gerando um acúmulo de esfingomielina, colesterol e gangliosídeos em neurônios e células viscerais do sistema fagocitário mononuclear.

Dentre as manifestações clínicas estão crescimento retardado e alterações neurológicas incluindo ataxia, além de depressão, cegueira e paresia. É uma condição rara, mas foi relatada em gatos da raça Siamês e Balinês, entre dois meses e um ano de idade.

Acromelanismo: O Balinês foi descrito como predisposto a desenvolver esta condição dermatológica, que possui relação com a enzima temperatura-dependente chamada tirosinase, que é inativada em temperaturas de 35º a 37ºC.

Se o pelame ficar frio o suficiente, principalmente em extremidades, pode ocorrer a produção de um pigmento escuro nestas áreas. Esta mudança geralmente é temporária e o pelame tende retornar à normalidade, quando a temperatura sofre alteração.

Atrofia retiniana progressiva: É o termo utilizado para descrever um grupo de desordens genéticas que resultam na degeneração e atrofia da retina. Isto pode levar a um declínio progressivo da qualidade da visão e, algumas vezes, levar à cegueira. Foi descrita em gatos da raça Balinês e Siamês.

Sabe-se que algumas linhagens da raça Siamês podem ser predispostas a alguns tipos de câncer como o linfoma mediastinal e alguns tumores intestinais como o adenocarcinoma.

Siameses também podem sofrer de doenças respiratórias crônicas como a asma/bronquite felina e apresentar mais episódios eméticos que outras raças. Displasia de coxal também é descrita nesta raça, além de doenças como mucopolissacaridose e amiloidose sistêmica.

Referências bibliográficas

GOUGH, A.; THOMAS, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs and Cats. 2º Ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 2010. p. 219

The Cat Encyclopedia: The Definitive Visual Guide. Editora: Penguim Random House / DK, 2014.

Enciclopédia Larousse do Gato e do Gatinho. Editora: Larousse, 2010.

International Cat Care. Balines. Disponível em: https://icatcare.org/advice/cat-breeds/balinese

Vet Street. Balines. Disponível em: http://www.vetstreet.com/cats/balinese

Disponível em: http://www.vetstreet.com/cats/balinese