Selkirk Rex

Nome da Raça

Selkirk Rex

Peso

3 – 5 kg

Altura

20 – 25 cm

Temperamento

Calmo, afetuoso, curioso, brincalhão

Introdução

Origem

O nome deste gato remete às montanhas Selkirk, próximo ao seu local de origem em Montana (EUA). A raça teve início no final da década de 1980, criada em um centro para animais resgatados, no qual um filhote de pelo encaracolado nasceu no meio de uma ninhada de pelo liso, parida por uma gata feroz.

Esse gatinho tornou-se a fêmea fundadora do Selkirk Rex. À medida que a raça se desenvolveu, acasalamentos planejados produziram tanto o Selkirk Rex de pelo curto quanto o de pelo longo, resultado do cruzamento com Persas. O nascimento de gatos com pelo liso é comum nas ninhadas dos dois tipos.

Outra designação

Gato-carneiro

País de origem

Estados Unidos

Características gerais

Aspectos raciais

O Selkirk Rex, tanto de pelo longo como curto, exibe corpo retangular e musculoso, focinho curto e quadrado, membros de comprimento médio a longo, com boa ossatura e patas grande se arredondadas. As orelhas são largas na base e bem separadas, os olhos são grandes e possuem expressão amável, as sobrancelhas e bigodes são crespos e frágeis.

O de pelo curto possui pelagem abundante, de comprimento médio, macia como pelúcia e com caracóis. Cachos caem contra a cauda, que possui pelagem semilonga. Já o manto da variedade de pelo longo é denso, macio e muito encaracolado. Quanto à cor do manto e dos olhos, todas as cores, tons e padrões são aceitos.

Pelagem

Curto ou longo

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

Devido ao parentesco com o Persa, o Selkirk tende a ser calmo, paciente, amoroso e tolerante. Mesmo assim, é um gato curioso e brincalhão, adorando estar próximo aos seus proprietários, recebendo e dando carinho.

Não é um gato extremamente ativo, mas gosta de brincar e é muito inteligente, portanto deve ser estimulado mental e fisicamente com brinquedos interativos e enriquecimento ambiental para evitar comportamentos indesejados relacionados ao tédio. É um animal sociável e, geralmente, se dá bem com crianças e outros animais.

A maioria dos Selkirks nascem com o pelame encaracolado. É importante escovar seu pelame com uma escova de cerdas macias, algumas vezes na semana, para remover pelame morto e evitar a formação de nós. O restante envolve cuidados básicos como idas periódicas ao médico veterinário, escovação dentária semanal e alimentação de boa qualidade.

Sensibilidade a fármacos

Quando submetidos à administração de alguns fármacos, os felinos apresentam diferentes respostas daquelas manifestadas pelos cães.

Em gatos, a intoxicação pelo uso de substâncias como o paracetamol, ácido acetilsalicílico e dipirona se faz bastante frequente na rotina médico-veterinária, podendo, muitas vezes, levar o animal a óbito e isto ocorre devido às particularidades dos mecanismos de metabolização farmacológica da espécie.

Gatos apresentam uma deficiência relativa na atividade de algumas enzimas, como a glicuronil-transferase, responsável por catalisar as reações de conjugação mais importantes no metabolismo de fármacos dos mamíferos.

Além disso, estes animais são muito suscetíveis ao desenvolvimento de metahemoglobinemia e à formação de corpúsculos de Heinz após a administração de alguns fármacos, por possuírem um número maior de grupos sulfidril nas hemácias, quando comparado com cães e humanos.

Desta forma, é fundamental que o médico veterinário esteja atento a essas peculiaridades metabólicas dos gatos para melhor atender e informar seus clientes quanto ao risco da administração de certas substâncias.

Predisposição à doenças

Devido ao cruzamento com Persas, o Selkirk Rex pode desenvolver doenças relacionadas à esta raça como doença renal policística, cardiomiopatia hipertrófica e displasia coxofemoral.

Referências bibliográficas

The Cat Encyclopedia: The Definitive Visual Guide. Editora: Penguim Random House / DK, 2014.

Enciclopédia Larousse do Gato e do Gatinho. Editora: Larousse, 2010.

International Cat Care. Cat Breeds. Selkirk Rex. Disponível em: https://icatcare.org/advice/cat-breeds/selkirk-rex. Acesso em: 01 fev. 2018

Vet Street. Cat Breeds. Selkirk Rex. Disponível em: http://www.vetstreet.com/cats/selkirk-rex. Acesso em: 01 fev. 2018

Imagem disponível em: http://www.vetstreet.com/cats/selkirk-rex