Snowshoe

Nome da Raça

Snowshoe

Peso

2,5 – 5,5 kg

Altura

20 – 25 cm

Temperamento

Calmo, inteligente, afetuoso, sensível, sociável

Introdução

Origem

As patas brancas que definem o Snowshoe foram vistas originalmente, em 1960, como um erro em uma ninhada de gatinhos que deveriam ser Siameses no padrão colourpoint.

A criadora Dorothy Hinds-Daugherty, da Filadélfia, no entanto, gostou deles a ponto de desenvolver a nova aparência, utilizando cruzamentos entre o Siamês e o American Shorthair para produzir o Snowshoe. Alguns anos depois, a raça passou a ser reconhecida pelas principais associações de criadores de felinos.

País de origem

Estados Unidos

Características gerais

Aspectos raciais

De porte médio, o Snowshoe é um gato que possui corpo longo e atlético, membros musculosos e patas ovais. Seu focinho é reto, suas bochechas altas e arredondadas. As orelhas são largas na base, com pontas arredondadas e sua cabeça é levemente arredondada, com formato de cunha. Possuem olhos azuis muito evidentes, em formato de noz.

Seu pelame é curto e seu manto varia em três versões: enluvado, colourpoint e bicolor. Apresenta diversas colorações, que incluem o seal, azul, chocolate e lilás.

Pelagem

Curto

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Snowshoe é um gato afetuoso, dócil, amistoso e sociável com pessoas. Como todo gato, é muito curioso e inteligente, além do mais gosta muito de brincar, por isso deve ser estimulado fisica e mentalmente diariamente através de brinquedos interativos, enriquecimento ambiental e interação com o proprietário.

Devido ao seu parentesco com o Siamês, pode ser um gatinho territorialista, muito apegado à casa e seu dono e, devido a isto, muitas vezes é recomendado que se mantenha o Snowshoe como único gato, a não ser que seja habituado com outros animais desde filhote.

Se necessária a introdução de outros animais durante sua fase adulta, a adaptação deve ser muito gradual. Graças a relação com o Siamês, o Snowshoe também é tagarela, mas seu tom de voz é suave e agradável aos ouvidos.

O manto do Snowshoe pode ser escovado uma a duas vezes na semana para retirada do pelame morto. O restante trata-se do manejo básico para qualquer gato, que inclui escovação dentária semanal, idas periódicas ao veterinário e alimentação de boa qualidade.

Sensibilidade a fármacos

Quando submetidos à administração de alguns fármacos, os felinos apresentam diferentes respostas daquelas manifestadas pelos cães.

Em gatos, a intoxicação pelo uso de substâncias como o paracetamol, ácido acetilsalicílico e dipirona se faz bastante frequente na rotina médico-veterinária, podendo, muitas vezes, levar o animal a óbito e isto ocorre devido às particularidades dos mecanismos de metabolização farmacológica da espécie.

Gatos apresentam uma deficiência relativa na atividade de algumas enzimas, como a glicuronil-transferase, responsável por catalisar as reações de conjugação mais importantes no metabolismo de fármacos dos mamíferos.

Além disso, estes animais são muito suscetíveis ao desenvolvimento de metahemoglobinemia e à formação de corpúsculos de Heinz após a administração de alguns fármacos, por possuírem um número maior de grupos sulfidril nas hemácias, quando comparado com cães e humanos.

Desta forma, é fundamental que o médico veterinário esteja atento a essas peculiaridades metabólicas dos gatos para melhor atender e informar seus clientes quanto ao risco da administração de certas substâncias.

Predisposição à doenças

Doença renal policística: É uma doença de caráter genético e hereditário, causando o aumento de volume dos rins e doença renal devido a presença de cistos. Existe relato desta doença na raça Snowshoe.

Devido ao parentesco muito próximo com o Siamês, o Snowshoe pode estar predisposto às mesmas doenças da raça.

Referências bibliográficas

The Cat Encyclopedia: The Definitive Visual Guide. Editora: Penguim Random House / DK, 2014.

Enciclopédia Larousse do Gato e do Gatinho. Editora: Larousse, 2010.

International Cat Care. Cat Breeds. Snowshoe. Disponível em: https://icatcare.org/advice/cat-breeds/snowshoe. Acesso em: 01 fev. 2018

Imagem disponível em: https://icatcare.org/advice/cat-breeds/snowshoe