Tiffanie

Nome da Raça

Tiffanie

Peso

3,5 – 6,5 kg

Altura

20 – 25 cm

Temperamento

Afetuoso, calmo, sensível, inteligente, brincalhão

Introdução

Origem

Conhecido como Asiático de Pelo Longo, apareceu pela primeira vez na década de 1970, por acaso, como uma variante de pelo longo do Burmês. Nasceu fortuitamente a partir de um programa de criação inglês, cujo objetivo era introduzir o gene chocolate do Persa por meio de cruzamentos com o Burmês.

A raça foi, então, batizada de Tiffanie por uma de suas primeiras criadoras, que queria realçar sua elegância e refinamento. Da Grã-Bretanha, a raça foi introduzida nos Estados Unidos e, a partir daí, se desenvolveu suficientemente para ser reconhecida por algumas associações norte-americanas.

Outra designação

Asiático de Pelo Longo

País de origem

Reino Unido

Características gerais

Aspectos raciais

O Tiffanie nada mais é que a versão de pelo longo do Burmês europeu e asiático. De porte médio e tipo mediolíneo, ele é ao mesmo tempo elegante e musculoso. A cabeça é redonda, o stop é leve. Os olhos são arredondados, cuja coloração varia do amarelo ao verde.

Sua pelagem é semilonga e pode ter todas as cores do Burmês: tartaruga (escama de tartaruga), azul, chocolate, lilás, vermelho, creme, zibelina (castanho-escuro), azul-creme, chocolate-tartaruga (escama chocolate) e lilás-creme. O padrão sépia atenua a cor do corpo.

A cor dos olhos existe em todas as nuances que variam do amarelo ao verde, sendo o ouro o preferido entre os gatos de cor homogênea e o verde entre os prateados. Na variedade sépia, a cor dos olhos vai do amarelo ao âmbar.

Pelagem

Semilonga

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Tiffanie é um gato calmo, apegado ao dono e de convivência fácil. Tem temperamento equilibrado, mas não suporta a solidão. É sociável com crianças e outros animais.

Como todo gato, é muito curioso e inteligente, além do mais gosta muito de brincar, por isso deve ser estimulado fisica e mentalmente diariamente através de brinquedos interativos, enriquecimento ambiental e interação com o proprietário.

O manto do Tiffanie pode ser escovado de duas vezes a três vezes na semana para retirada do pelame morto e evitar os nós. Tosa higiênica mensal na região perineal pode ser necessária. O restante trata-se do manejo básico para qualquer gato, que inclui escovação dentária semanal, idas periódicas ao veterinário e alimentação de boa qualidade.

Sensibilidade a fármacos

Quando submetidos à administração de alguns fármacos, os felinos apresentam diferentes respostas daquelas manifestadas pelos cães.

Em gatos, a intoxicação pelo uso de substâncias como o paracetamol, ácido acetilsalicílico e dipirona se faz bastante frequente na rotina médico-veterinária, podendo, muitas vezes, levar o animal a óbito e isto ocorre devido às particularidades dos mecanismos de metabolização farmacológica da espécie.

Gatos apresentam uma deficiência relativa na atividade de algumas enzimas, como a glicuronil-transferase, responsável por catalisar as reações de conjugação mais importantes no metabolismo de fármacos dos mamíferos.

Além disso, estes animais são muito suscetíveis ao desenvolvimento de metahemoglobinemia e à formação de corpúsculos de Heinz após a administração de alguns fármacos, por possuírem um número maior de grupos sulfidril nas hemácias, quando comparado com cães e humanos.

Desta forma, é fundamental que o médico veterinário esteja atento a essas peculiaridades metabólicas dos gatos para melhor atender e informar seus clientes quanto ao risco da administração de certas substâncias.

Predisposição à doenças

Doença renal policística: É uma doença de caráter genético e hereditário, causando o aumento de volume dos rins e doença renal devido a presença de cistos. Existe relato desta doença na raça Tiffanie.

Referências bibliográficas

The Cat Encyclopedia: The Definitive Visual Guide. Editora: Penguim Random House / DK, 2014.

Enciclopédia Larousse do Gato e do Gatinho. Editora: Larousse, 2010.

International Cat Care. Cat Breeds. Tiffanie. Disponível em: https://icatcare.org/advice/cat-breeds/tiffanie. Acesso em: 01 fev. 2018

Imagem disponível em: https://icatcare.org/advice/cat-breeds/tiffanie