Affenpinscher

Nome da Raça

Affenpinscher

Porte

Pequeno

Peso

Fêmeas: 3-4 kg Machos: 3-4 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 24-28 cm Machos: 24-28 cm

Nível de atividade

Baixa

Temperamento

Auto confiante, Valente, Irritado

Adestrabilidade

Moderada

Introdução

Origem

Os cães da raça Affenpinscher também podem ser chamados de Affen. O Affenpinscher é uma das raças mais antigas, conhecidas por terem existido no século XVII, porém cães semelhantes aparecem em pinturas dos séculos XV e XVI. 

Na Alemanha, onde se originou, a palavra 'affen' significa fingir e 'pinscher' significa terrier. O Affen foi o primeiro dos cães de “cara de macaco”, sendo ele o antepassado de outras duas raças, o Griffon Belge e o Griffon Bruxellosis, que também possuem cara de macaco. 

A raça também esteve envolvida no desenvolvimento do Schnauzer Miniatura. Acredita-se que o Affenpischer tenha existido em dois tamanhos, o menor sobrevive hoje como o terrier, mas o maior se tornou extinto. Embora Affens mostrem características de terriers, eles são muito pequenos para serem cães de trabalho e são mantidos principalmente como companheiros.

Nome original

Affenpinscher

País de origem

Alemanha

Características gerais

Aspectos raciais

O Affenpinscher é um cão pequeno e compacto do tipo terrier. Ele possui sobrancelhas espessas e uma expressão de macaco. 

Affenpinschers normalmente vivem até cerca de 12 anos. É um cão pouco exigente para alimentar e não possuem requisitos dietéticos especiais. Eles geralmente têm um bom apetite. Existe uma tendência em comer demais e favorecer o excesso de peso caso a quantidade de alimento fornecida não seja controlada.

Na região craniana, o crânio é mais redondo do que alongado, no conjunto, não muito pesado; abobadado em altura, com a testa pronunciada.

Na sua região facial, a trufa é redonda, cheia e preta. Narinas bem abertas. Focinho: Curto e reto; não curvado para cima. Cana nasal reta. Lábios: Bem aderentes aos maxilares e pretos. Dentição completa (42 dentes) de puros dentes brancos.

A mandíbula ultrapassa o maxilar superior e é ligeiramente curvada para cima. Numa boca saudável, os incisivos são inseridos tão regularmente quanto possível numa fila ligeiramente arredondada.

Os caninos e os incisivos não devem ser visíveis quando a boca está fechada, nem deve tampouco, nesta situação, mostrar sua língua. A falta de dois PM1, PM2 ou PM3 ou uma combinação de dois destes dentes pode ser vista. Olhos são escuros, mais para redondos e cheios.

Pigmentados de preto, pálpebras bem aderentes, emoldurados por um círculo de pelos ásperos. Orelhas: Inseridas altas, portadas planas, viradas para a frente em forma de “V”; as bordas internas caem rentes à cabeça. Orelhas eretas devem ser pequenas, igualmente erguidas e portadas o mais vertical possível. 

O seu pescoço é reto, bastante curto e de inserção forte. A pele da garganta deve ser aderente e sem rugas. 

Seu tronco é forte, quadrado e compacto. A linha superior é ligeiramente inclinada em uma linha quase reta da cernelha até a parte posterior. A cernelha forma o ponto mais alto da linha superior. Dorso: curto, forte e firme.

Lombo: Curto e forte. A distância da última costela até a garupa é curta para fazer o cão parecer compacto. Garupa: Curta, ligeiramente arredondada, imperceptivelmente fundindo-se na inserção da cauda.

Peito: Ligeiramente achatado dos lados, moderadamente largo, alcançando além do nível dos cotovelos. Linha inferior e ventre: Ventre moderadamente esgalgado. A linha inferior e superior (da cernelha até a raiz da cauda) são mais ou menos paralelas. 

A cauda do Affenpinscher é natural; busca-se que seja portada em forma de sabre ou foice. 

Os membros anteriores possuem pernas fortes, retas, paralelas e não próximas uma da outra. Ombros: Bem musculosos. A escápula é longa, inclinada (em um ângulo de aproximadamente 45º) e plana.

Braços: Bem próximos ao tronco, fortes e musculosos. Cotovelos: Corretamente ajustados, não virando nem para fora, nem para dentro. Antebraços: Fortemente desenvolvidos e retos quando vistos de qualquer lado.

Articulação do carpo: Firme e forte. Metacarpos: Verticais, vistos de frente; ligeiramente inclinados em direção ao solo, quando vistos de perfil. Fortemente desenvolvidos e musculosos. Patas: Curtas e redondas. Dedos compactos e arqueados (pés de gato), almofadas resistentes; unhas curtas, fortes e pretas. 

Os membros posteriores, quando vistos de perfil, são colocados obliquamente com angulações moderadas. Quando vistos por trás, são paralelos. Coxas: Fortemente musculosas e largas. Joelhos: Não virando nem para dentro, nem para fora. Pernas: Longas e fortes. Jarretes: Moderadamente angulados. Metatarsos: Verticais ao solo. Patas: Um pouco mais longas que as anteriores. Dedos compactos e arqueados. Unhas curtas e pretas. 

A marcha da raça é relaxada, fluente, afetada com propulsão moderada dos posteriores. Vistos de frente ou por trás, os posteriores são retos e paralelos. 

Sua pele é bem aderente sobre todo o corpo. O pelo sobre o corpo deve ser áspero e denso. A cabeça é tipicamente adornada por sobrancelhas espessas, cerdosas e por pelos em forma de coroa ao redor dos olhos; por uma barba expressiva, pelo topete e por pelos nas bochechas.

A pelagem da cabeça deve ser a mais dura, espalhada e mais reta possível. Isto contribui essencialmente para a expressão de macaco. A cor da raça é o preto puro com subpelo preto.

Pelo

Semi-longo

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

Estes cães são pequenos com várias características de terrier. Eles são ativos e autoconfiantes. Embora muito carinhosos com os seus proprietários, são ativos, ardentes e sem medo. Eles tendem a não gostar de estranhos e a não esconder isto, portanto, uma socialização cuidadosa quando filhote ajudará a reduzir essa agressividade. Quando latem, são bem barulhentos e, por isso são bons cães de alarme. Mais uma vez, é necessário um treinamento cuidadoso com o filhote para evitar que isso se torne um incômodo. Eles precisam de um tratamento suave e não são muito adequados para viver com crianças pequenas. 

Affens são cães inteligentes que são muito seguros de si. Eles são passíveis de treinamento, mas isso precisa começar cedo, pois eles podem ter gênio forte e algumas de suas características de terrier podem ser um incômodo, se não forem adequadamente supervisionadas.

O pelame do Affenpinscher, naturalmente, parece bastante desordenado, porém não exige escovação frequente. O cão deve estar acostumado com a escovação desde filhote. Os olhos e as orelhas devem ser verificados regularmente e a escovação dentária deve ser praticada desde uma idade precoce.

Sensibilidade a fármacos

Não foram encontrados em literatura relatos de sensibilidade à fármacos específicos relacionados à raça em questão.

Predisposição à doenças

Dermatológicas

Displasia folicular canina / alopecia sazonal de flanco:

  • Possivelmente possui característica genética;
  • A alopecia se inicia por volta dos 2 a 4 anos de idade e, nesta raça, é restrita a região de flanco;
  • Pode ocorrer com maior frequência no outono ou primavera.

Referências bibliográficas

CBKC Confederação Brasileira de Cinofilia. Padrão Oficial da Raça: Affenpinscher. Disponível em: http://cbkc.org/racas. Acesso em: 15 fev. 2018. 

FOGLE, B. Guia Ilustrado Zahar Cães. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 344 p.

GOUGH, A.; THOMAS, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs and Cats. 3º Ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 2018. 398 p.

Nestlé Purina Australia. Dog Breeds. Affenpinscher. Disponível em: http://www.purina.com.au/owning-a-dog/dog-breeds/Affenpinscher. Acesso em: 10 fev. 2018

Pet guide. Breeds. Dog Breeds. Affenpinscher. Disponível em: http://www.petguide.com/breeds/dogs/affenpinscher. Acesso em: 10 fev. 2018

Vet Street. Dog Breeds. Affenpinscher. Disponível em: http://www.vetstreet.com/dogs/affenpinscher. Acesso em: 10 fev. 2018

Imagem disponível em: https://vetstreet.brightspotcdn.com/dims4/default/912a1ac/2147483647/crop/0x0%2B0%2B0/resize/645x380/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fvetstreet-brightspot.s3.amazonaws.com%2F6e%2F8b3640a3ff11e087a80050568d634f%2Ffile%2FAffenpinscher-5-645mk062311.jpg