Braco Alemão de pelo duro

Nome da Raça

Braco Alemão de pelo duro

Porte

Grande

Peso

Fêmeas: 29-32 kg Machos: 31-34 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 58-62 cm Machos: 60-64 cm

Nível de atividade

Alta

Temperamento

Determinado, ansioso, protetor

Adestrabilidade

Muito Alta

Introdução

Origem

O Braco Alemão de pelo duro ou o Wirehair Alemão foi criado para ser um animal multitarefas. Os caçadores alemães estavam cansados de ter cachorros de única finalidade, de modo que eles desenvolveram um cão robusto e versátil que podesse realizar várias tarefas, como caça e pastoreio.

A partir de cruzamentos do Shorthair alemão, Pudelpointer, Griffon, Cão de Água Polonês e várias outras raças, surgiu este cão que se tornou conhecido como o Deutsch Drahthaar (também conhecido como Wirehair Alemão).

O Wirehair recebeu status de raça na Alemanha em 1870, mas demorou para obter reconhecimento nos Estados Unidos. Os primeiros Wirehairs Alemães foram importados em 1920 e o American Kennel Club reconheceu a raça em 1959. 

Nome original

German Wire-Haired Pointer

País de origem

Alemanha

Características gerais

Aspectos raciais

Cão de aponte, de aparência nobre, de expressão atenta e cheio de energia; com uma pelagem áspera que fornece proteção completa para a pele. Sua movimentação é poderosa, tem amplo alcance, é fluente e harmoniosa.

O tamanho da cabeça é proporcional ao sexo e ao porte do cão. As linhas superiores do crânio e do focinho são ligeiramente divergentes. Na região craniana, o crânio é chato, moderadamente largo, apenas ligeiramente arredondado dos lados; arcos superciliares claramente definidos.

Na região facial, a trufa é fortemente pigmentada de conformidade com a cor da pelagem. Narinas bem aberta e o focinho é longo, largo, forte e profundo; cana nasal ligeiramente romana. Lábios são grossos, bem ajustados, não pendentes; boa pigmentação de acordo com a cor da pelagem.

Os dentes são bem desenvolvidos; maxilares fortes com mordedura em tesoura perfeita, regular e completa (42 dentes conforme a fórmula dentária); a superfície externa dos incisivos inferiores toca a superfície interna dos incisivos superiores sem espaço entre elas.

Os olhos devem ser os mais escuros possíveis, inseridos rentes à superfície da pele, vivazes e de expressão alerta; pálpebras bem ajustadas e orlas bem pigmentadas. As Orelhas possuem inserção alta, tamanho médio, largas e não enroladas. 

O pescoço é moderadamente longo, fortemente musculado, ligeiramente arqueado e sem barbelas. A linha superior do tronco é reta e ligeiramente descendente. A cernelha bem definida. Dorso é firme e musculoso. Lombo é curto, largo e musculoso.

Garupa é longa e larga, ligeiramente inclinada e bem musculosa. O peito é largo e profundo com antepeito bem definido e o esterno estendido o mais possível para trás; costelas bem arqueadas. A linha inferior é seca, elegantemente arqueada e ligeiramente esgalgada. 

A cauda está em prolongamento com a linha superior, portada o mais horizontal possível ou ligeiramente voltada para cima, sem ser vertical, de espessura moderada.

De acordo com o padrão internacional da raça, a cauda deve ser amputada adequadamente para o propósito da caça. Nos países onde a amputação da cauda é proibida, esta pode permanecer íntegra. Inteira, deve atingir o nível dos jarretes e deve ser portada reta ou ligeiramente em sabre. 

Os membros anteriores, quando vistos pela frente, retos e paralelos; de perfil, os membros ficam bem situados sob o tronco. A distância do cotovelo ao solo é mais ou menos igual à distância do cotovelo à cernelha.

Nos ombros, as escápulas são bem anguladas e fortemente musculadas. Articulação escápulo-umeral bem angulada. Os braços são os mais longos possíveis, bem musculosos e secos.

Cotovelos trabalhando rentes ao tórax e corretamente direcionados para a frente. Articulação rádio-umeral bem angulada. Antebraços são secos, retos e verticais; ossatura robusta; a articulação do metacarpo é forte. Os metacarpos são ligeiramente projetados para a frente.

As patas são definidas como de ovais para arredondadas, com dedos compactos; bem almofadadas, firmes, resistentes e bem pigmentadas. Posicionadas paralelas e corretamente direcionadas para a frente, tanto parado, quanto em movimento. 

Os membros posteriores, quando vistos por trás, retos e paralelos. Joelhos e jarretes bem angulados; ossatura forte. As coxas são longas, largas e musculadas, com boa angulação coxofemoral. Joelhos são fortes, com boa angulação. Pernas longas, musculosas e com bons tendões. Articulação do jarrete forte. Jarretes curtos, perpendiculares ao solo.

As patas são de ovais para redondas, com dedos bem compactos e arqueados; bem almofadados, firmes, resistentes e bem pigmentados. Posicionadas paralelas e corretamente direcionadas para a frente, tanto parado, quanto em movimento. 

A marcha natural da raça tem bom alcance dos anteriores e boa propulsão dos posteriores. Anteriores e posteriores retos e paralelos. Atitude orgulhosa. A pele é bem ajustada, sem rugas. O pelo é de arame, duro, muito bem assentado e denso. Pelagem externa de 2 a 4 cm de comprimento; subpelo denso e impermeável.

A silhueta não deve ser modificada pela pelagem muito longa. Aspereza e densidade são necessárias para dar ao cão a melhor proteção contra as intempéries e ferimentos. A pelagem dos membros inferiores, bem como do antepeito e ventre deve ser mais curta, porém, densa.

A pelagem da cabeça e orelhas deve ser mais curta e mais densa ao mesmo tempo, mas de forma alguma mais macia. Sobrancelhas bem marcadas e barba forte, não muito longa, mas a mais áspera possível, enfatizando a expressão enérgica. 

A cor do padrão da raça é ruão marrom, com ou sem manchas grandes; ruão preto, com ou sem manchas grandes; marrom com ou sem marca branca no antepeito; ruão claro. Outras cores não são permitidas pelo padrão internacional da raça.

Pelo

Semi-longo

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Braco Alemão de pelo duro é diferente em aparência e temperamento para seu primo de pelo curto. Essa raça é mais arredia a estranhos e podem se tornar muito protetores.

Ansiosos por aprender, são fiéis a sua família. Eles gostam de estar ocupados e gostam de trabalhar para seu dono. Eles são amigáveis com aqueles que conhecem, mas podem estar desconfiados com estranhos e devem ser socializados, de preferência em uma idade precoce. 

O treinamento desde filhote é essencial. A raça é bastante obstinada, e sem treinamento, pode se tornar rebelde na vida adulta. Os cães desta raça podem demorar para amadurecer e requerem exercício suficiente para gastar o excesso de energia.

O Wirehair alemão tem um pelo duplo duro que é fácil de cuidar em alguns aspectos, mas tem algumas necessidades especiais. A maioria desses cães devem ser tosados duas vezes por ano, na primavera e no outono. Se o pelo for devidamente cuidado, eles não precisam de banhos semanais, a não ser que tenham se sujado. 

Importante olhar as patas regularmente para ver se há algo preso no pelo ou entre os dedos do pé, é muito comum plantas ficarem presas. Penteie a barba e o bigode diariamente para remover alimentos ou qualquer outra coisa presa nele. O resto é um cuidado básico, como escovação dentária semanal e alimentação de boa qualidade.

Sensibilidade a fármacos

Não foram encontrados em literatura relatos de sensibilidade à fármacos específicos relacionados à raça em questão.

Predisposição à doenças

Não foram encontrados em literatura relatos de predisposição à doenças específicas relacionados à raça em questão.

Referências bibliográficas

CBKC Confederação Brasileira de Cinofilia. Padrão Oficial da Raça: Braco Alemão do pelo duro. Disponível em: http://cbkc.org/racas. Acesso em: 15 fev. 2018. 

FOGLE, B. Guia Ilustrado Zahar Cães. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 344 p.

GOUGH, A.; THOMAS, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs and Cats. 3º Ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 2018. 398 p.

Nestlé Purina Australia. Dog Breeds. German Wire-Haired Pointer. Disponível em: http://www.purina.com.au/owning-a-dog/dog-breeds/German-Wire-Haired-Pointer. Acesso em: 10 fev. 2018

Pet guide. Breeds. Dog Breeds. German Wire-Haired Pointer. Disponível em: http://www.petguide.com/breeds/dogs/germanwirehairedpointer. Acesso em: 10 fev. 2018

Vet Street. Dog Breeds. German Wire-Haired Pointer. Disponível em: http://www.vetstreet.com/dogs/german-wirehaired-pointer. Acesso em: 10 fev. 2018

Imagem disponível em: https://www.pinterest.com/pin/407716572493466324/