Chesapeake Bay Retriever

Nome da Raça

Chesapeake Bay Retriever

Porte

Médio

Peso

Fêmeas: 25-32 kg Machos: 29-36 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 53-61 cm Machos: 58-63 cm

Nível de atividade

Alta

Temperamento

Feliz, leal, tenaz

Adestrabilidade

Muito Alta

Introdução

Origem

Em 1807, quando um bairro britânico foi destruído pelo mar, na costa de Maryland, algumas das cargas que foram resgatadas incluiam dois cães Terra Nova. Nomeado Sailor e Canton, eles tinham habilidades excelentes como retrievers. 

As pessoas na região cruzaram com os cães locais e eles se tornaram os antepassados do Chesapeake Bay Retriever. Outras raças que podem ter contribuído para o desenvolvimento do Chessie foram os Flat-Coated e Curly-Coated Retrievers. 

O resultado foi um retriever pelo duro que estava pronto e disposto a nadar na áspera e gelada Baía de Chesapeake e era capaz de caçar 100 a 200 patos por dia. Os cães vieram somente no marrom escuro, mas agora todas as tonalidades de marrom são aceitáveis pelas associações. 

O American Kennel Club registrou seu primeiro Chessie, chamado Sunday, em 1878. O American Chesapeake Club foi fundado em 1918 e realizou seu primeiro julgamento de recuperação em 1932.

Nome original

Chesapeake Bay Retriever

País de origem

Estados Unidos da América

Características gerais

Aspectos raciais

No seu trabalho, o Chesapeake tem que, frequentemente, encarar o vento, a correnteza e nadar em águas frias. 

As características da raça o capacitam para atuar com facilidade, eficiência e resistência. O crânio é largo e redondo, com um stop médio. Os maxilares devem ser fortes e de um comprimento suficiente para levar pássaros grandes com uma pegada suave e delicada.

A pelagem dupla é formada por pelos curtos, ásperos e ondulados, e subpelos densos, finos e lanosos contendo oleosidade natural sendo ideal para suportar o clima gelado e inóspito no qual frequentemente trabalha. 

O Chesapeake é um animal de constituição forte, bem balanceada e poderosa, com membros e corpo de tamanho e comprimento medianos, peito profundo e largo, ombros construídos para trabalhar com plena liberdade de movimentos. 

As características particulares incluem os olhos muito claros, amarelados ou de tonalidade âmbar, posteriores da mesma altura ou ligeiramente mais altos que a cernelha e uma pelagem dupla tendendo à ondulação apenas nos ombros, pescoço, dorso e lombo.

Pelo

Semi-longo

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Chessie é duro e tenaz, protetor e menos acolhedor para estranhos do que a maioria dos cães esportivos. É muito leal à sua família e gosta de estar perto das pessoas que ama, mas não exige muita atenção. Eles não vocalizam muito, a menos que não tenham mais nada a fazer. 

O Chessie pensa por si mesmo e faz as coisas da maneira que ele quer fazer. Este é um cão assertivo e confiante que, às vezes, é descrito como obstinado e teimoso. Sob esse exterior resistente, ele é um pouco sensível, e responde melhor com um treinamento amável e paciente. Em vez de dar-lhe ordens, trate-o com justiça e negocie o que é melhor para ambos. 

No campo, o Chessie é um trabalhador sério e alguns criadores falam que são neuróticos na tentativa de encontrar pássaros abatidos. Ele não está lá fora para brincar. Chessies são conhecidos por sua excelente visão e memórias quando se trata de ver onde os pássaros caem e lembrando para onde ir buscá-los. Sua atividade favorita é a caça ao pato.

Ao treinar o Chessie, seja por maneiras domésticas, caça ou esportes para cães, seja respeitoso com sua habilidade de aprendizagem. Não continue forçando a mesma coisa por muito tempo depois dele ter aprendido.

Qualquer cão, por mais agradável que seja, pode desenvolver níveis desagradáveis de latidos, escavações e outros comportamentos indesejáveis que se ele estiver entediado, não treinado ou sem supervisão serão comuns. O treinamento e a socialização do cachorro ainda filhote é essencial para que ele não se torne um cão obstinado. 

O Chessie tem um pelo exterior oleoso e áspero sobre um subpelo denso, fino e tipo lã. A sujeira e os detritos são retirados facilmente na escovação. O pelame cai em abundância na primavera, então esteja preparado para escovar o cachorro com mais frequência nesta época para manter os pelos longe das roupas e móveis.  

Dê ao Chessie um banho completo de água doce depois de terem estado em água salgada. O resto trata-se de manejo básico para qualquer cão como alimentação de boa qualidade, idas periódicas ao veterinário e escovação dentária semanal.

Sensibilidade a fármacos

Não foram encontrados em literatura relatos de sensibilidade à fármacos específicos relacionados à raça em questão.

Predisposição à doenças

Não foram encontrados em literatura relatos de predisposição à doenças específicas relacionados à raça em questão.

Referências bibliográficas

CBKC Confederação Brasileira de Cinofilia. Padrão Oficial da Raça: Chesapeake Bay Retriever. Disponível em: http://cbkc.org/racas. Acesso em: 15 fev. 2018. 

FOGLE, B. Guia Ilustrado Zahar Cães. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 344 p.

Nestlé Purina Australia. Dog Breeds. Chesapeake Bay Retriever. Disponível em: http://www.purina.com.au/owning-a-dog/dog-breeds/ChesapeakeBayRetriever. Acesso em: 10 fev. 2018

Pet guide. Breeds. Dog Breeds. Chesapeake Bay Retriever. Disponível em: http://www.petguide.com/breeds/dogs/chesapeakebayretriever. Acesso em: 10 fev. 2018

Vet Street. Dog Breeds. Chesapeake Bay Retriever. Disponível em: http://www.vetstreet.com/dogs/chesapeake-bay-retriever. Acesso em: 10 fev. 2018

Imagem disponível em: https://vetstreet.brightspotcdn.com/dims4/default/3e810eb/2147483647/crop/0x0%2B0%2B0/resize/645x380/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fvetstreet-brightspot.s3.amazonaws.com%2F96%2F97e4009e9411e0a2380050568d634f%2Ffile%2FChesapeake-Bay-Retriever-4-645mk062111.jpg