Kuvasz

Nome da Raça

Kuvasz

Porte

Grande

Peso

Fêmeas: 37-50 kg / Machos: 48-62 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 71-76 cm / Machos: 66-70 cm

Nível de atividade

Moderada

Temperamento

Confiável, leal, protetor, energético

Adestrabilidade

Moderada

Introdução

Origem

Esta é uma antiga raça de rebanhos que se originou na Hungria, embora seus antepassados distantes provavelmente fossem cachorros do tipo do Mastiff do Tibete. Livros relatam Kuvasz já em meados do século XV, quando os cães foram criados para trabalho de guarda e caça em grandes propriedades. O rei Matthias I da Hungria - cujo reinado (1458 -1490) ocorreu durante um período turbulento na história húngara - manteve uma série de Kuvaszok como cães de proteção pessoal.

Os canis de Matthias em Siebenbuergen produziram muitos cachorros excelentes, e cachorros eram frequentemente apresentados como presentes para os nobres ou convidados honrados. Durante muito tempo, a propriedade do Kuvasz foi restrita, mas, eventualmente, eles eram usados por pastores como guardiões de rebanhos.

Esse é o trabalho para o qual eles são conhecidos hoje. O pelo branco do cão permitiu que o pastor facilmente distinguisse-o de um lobo enquanto ainda se misturava com o rebanho. O American Kennel Club reconheceu o Kuvasz em 1931. A raça ocupa o lugar 144 em popularidade entre os cães registrados pelo AKC, reconhecendo que são adequados a um estilo de vida e ambiente altamente específicos..

Nome original

Kuvasz

País de origem

Hungria

Características gerais

Aspectos raciais

Os cães desta raça são fortes, grandes e têm uma pelagem densa, ondulada e branca. Sua aparência agradável irradia nobreza e força. As partes de seu corpo, individualmente, se harmonizam como um todo, suas pernas não são nem curtas nem longas. 

A estrutura óssea é poderosa, porém não é grosseira. A musculatura é forte e delgada e as articulações mostram claros contornos. Visto de perfil, o corpo forma um retângulo, quase um quadrado. Bem musculoso, apresenta uma construção forte, temperamento agradável e grande agilidade. Sua aparência denota uma infatigável habilidade para o trabalho. 

Sua cabeça é tipicamente em forma de cunha, em harmonia com seu corpo, agradável, nobre e demonstra uma força considerável. O Kuvasz pode ser distinguido, principalmente de outras raças, pela forma de sua cabeça. A cabeça é caracteristicamente magra e seca. Nos machos, é mais volumosa que nas fêmeas. 

A região facial é larga, longa e com boa musculatura, a rufa é preta e o focinho possui cana nasal reta que se afina gradualmente, mas nunca é pontudo. Os lábios são pretos e bem aderentes com comissura labial tem bordas irregulares.

Os maxilares e dentes são bem desenvolvidos e a mordedura é em tesoura. Os olhos têm inserção ligeiramente oblíqua, amendoados e de cor marrom escuro. As orelhas são inseridas numa altura média e são em forma de V com as pontas arredondadas. Quando em alerta, estão ligeiramente levantadas, nunca eretas ou torcidas. 

O pescoço é mais para curto do que longo, a pele da garganta é firme, sem barbelas. Nos machos, o colar e a juba são muito expressivos. O tronco visto de perfil, forma um retângulo diferenciando-se, ligeiramente, de um quadrado.    A cauda é inserida baixa, seguindo a ligeira inclinação da garupa em linha reta. Verticalmente caída, tem uma ligeira curvatura para cima, sem ser dobrada (em gancho). 

As pernas anteriores suportam o corpo verticalmente até as articulações do carpo. São paralelos e moderadamente separados. As escápulas são longas, inclinadas, musculosas e bem aderentes e firmes à caixa torácica, porém flexíveis.

As patas são redondas ou ligeiramente ovais e firmes; os dedos são curtos e altamente arqueados de maneira que a parte do meio não toca o solo; almofadas são elásticas e pretas; unhas duras, fortes, pretas ou cinza ardósia. Nos membros posteriores, as coxas são longas, largas, com músculos maciços bem inseridos na pélvis. A pélvis e as coxas formam um ângulo de 100° a 110°. 

A marcha da raça é em passos lentos e amplos. Quando em trote, a movimentação é leve, elástica, cobrindo bem o solo, dinâmica, constante e incansável. Os cotovelos não viram nem para dentro nem para fora. 

A pele é bem pigmentada; de cor cinza ardósia e firme. O pelo é moderadamente duro, ondulado, ligeiramente rígido, sem tendência a emaranhar. Debaixo da pelagem de cobertura, que é mais grossa, há um subpelo mais felpudo. A cabeça, as orelhas e as patas são cobertas por pelos curtos (1 a 2 cm de comprimento), densos e lisos.

A frente e as laterais dos membros dianteiros, como também nos membros posteriores, na região do joelho para baixo, são cobertas por pelos igualmente curtos (1 a 2 cm de comprimento) e retos. Encontramos franjas de 5 a 8 cm de comprimento na parte posterior das pernas, que alcançam os jarretes.

Ao redor do pescoço, existe uma coleira natural que se estende até o peito, em forma de juba. Essa é uma particularidade mais notada nos machos. No corpo, nas coxas e nos braços, a pelagem é de comprimento médio (4 a 12 cm), ricamente ondulada, formando cristas, sulcos e mechas.

A cauda é coberta, em toda sua extensão, por uma pelagem densa e ondulada, podendo alcançar um comprimento de 10 a 15 cm. A cor mais comum é a branca, o marfim é permitido pelas associações. A trufa, a borda dos olhos e os lábios são pretos. As almofadas são pretas ou cinza ardósia. 

Pelo

Semi-longo

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Kuvasz tem um espírito incrível, bem como uma forte determinação. Sua inegável inteligência, curiosidade infantil, coragem cega e sensibilidade inata tornam o Kuvasz um excelente complemento para famílias confiantes e experientes. Sua natureza vigilante e protetora torna-o cauteloso quando estranhos estão em torno de sua família. Para ele, seu trabalho é o principal motivo para viver é proteger aqueles que ele ama.

Cães adultos são bastante pacientes com crianças, mas filhotes são filhotes... eles derrubarão as crianças pequenas e talvez os usem como brinquedos de mastigação. Embora o Kuvasz seja uma raça espetacular, não é a melhor opção para os donos de cães pela primeira viagem ou aqueles que não possuem bom espaço para cachorros grandes.

O Kuvasz tem um belo pelo branco que retêm sujidades e perde bastante pelo. Escove-o semanalmente para remover os pelos mortos e manter a pele saudável. Corte o excesso de pelo entre os dedos dos pés para manter os pés em boas condições.

Quando o verão vem, não pense que o Kuvasz tenha desenvolvido de repente uma doença que cause perda de pelo. É normal que o Kuvasz perca a maior parte de seu longo pelo durante o tempo quente. Os restantes são cuidados básicos. Corte as unhas conforme o necessário. Escove os dentes para uma boa saúde geral e forneça uma alimentação de qualidade.

Sensibilidade a fármacos

Não foram encontrados em literatura relatos de sensibilidade à fármacos específicos relacionados à raça em questão.

Predisposição à doenças

Musculoesqueléticas

Displasia de quadril:

  • Condição comum;
  • Machos castrados mais predispostos.

Osteocondrose de ombros:

  • Condição comum;
  • Machos jovens entre 4-7 anos são mais predispostos, mas pode acometer cães mais velhos.

Neurológicas

Surdez congênita:

  • Prevalência na raça ainda desconhecida;
  • Suspeita-se que tenha caráter hereditário.

Oftálmicas

Atrofia retiniana progressiva generalizada.

Referências bibliográficas

CBKC Confederação Brasileira de Cinofilia. Padrão Oficial da Raça: Kuvasz. Disponível em: http://cbkc.org/racas. Acesso em: 15 fev. 2018. 

FOGLE, B. Guia Ilustrado Zahar Cães. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 344 p.

GOUGH, A.; THOMAS, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs and Cats. 3º Ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 2018. 398 p.

Nestlé Purina Australia. Dog Breeds. Kuvasz Dog. Disponível em: http://www.purina.com.au/owning-a-dog/dog-breeds/KuvaszDog. Acesso em: 10 fev. 2018

Pet guide. Breeds. Dog Breeds. Kuvasz Dog. Disponível em: http://www.petguide.com/breeds/dogs/kuvaszdog. Acesso em: 10 fev. 2018

Vet Street. Dog Breeds. Kuvasz Dog. Disponível em: http://www.vetstreet.com/dogs/kuvasz. Acesso em: 10 fev. 2018

Imagem disponível em: https://vetstreet.brightspotcdn.com/dims4/default/3a545e5/2147483647/crop/0x0%2B0%2B0/resize/645x380/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fvetstreet-brightspot.s3.amazonaws.com%2Fdf%2F79e660a75d11e0a0d50050568d634f%2Ffile%2FKuvasz-3-645mk062711.jpg