Patterdale Terrier

Nome da Raça

Patterdale Terrier

Porte

pequeno/ médio

Altura na Cernelha

25 a 38 cm

Nível de atividade

alta

Temperamento

independente, amigável, energético, confiante

Adestrabilidade

difícil

Introdução

Origem

O Patterdale Terrier é descendente principalmente do Fell Terrier preto, de acabamento suave, que foi desenvolvido no ambiente severo do norte da Inglaterra. Na década de 1950 no Distrito dos Lagos na Inglaterra foi criado um tipo específico de terrier, o terrier preto, o qual passou a ser conhecido como Patterdale Terrier.  

Trata-se de um cão de trabalho cuja principal função é a caça. Os fazendeiros saíam para caçar raposas com um ou dois terriers para proteger seus rebanhos que eram invadidos por estes animais.

Os Patterdale foram importados como cães de trabalho para a América do Norte no final de 1970. Em 1993, o Patterdale Terrier Club of America foi formado com o intuito de registrar cães e oferecer serviço de pedigree para a raça.

Foi reconhecido pelo United Kennel Club (UKC) em 1995.

Nome original

Fell Terrier

País de origem

Inglaterra

Características gerais

Aspectos raciais

O Patterdale Terrier é um cão forte, resistente e muito ativo. 

Sua cabeça é forte e apresenta formato trapezoidal quando vista de frente. O comprimento do focinho é igual ao do crânio ou um pouco mais curto e afunila levemente em direção à trufa que, por sua vez, pode ser preta ou marrom, em caso de cães com pelagem chocolate.

Os olhos são bem separados e de cor semelhante à da pelagem, mas a azul não é aceita. E as orelhas têm formato triangular e são pequenas em relação ao tamanho do animal.

O pescoço é musculoso e de tamanho moderado. Seu corpo é quadrado, com comprimento ligeiramente maior que a altura da cernelha. O rabo é inserido alto, mas não fica acima da linha do dorso. Deve ser forte, mas não excessivamente grossa. 

Sua pelagem pode ser lisa ou áspera, e ambas apresentam subpelo curto e denso. As cores aceitas incluem preto, vermelho, fígado/chocolate, grisalho, preto e bronze. A cor pode ser sólida ou com algumas manchas brancas no peito e nos pés.

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Patterdale é um terrier de trabalho extremamente corajoso, tradicionalmente usado para a caça. É muito disposto a trabalhar e tem um grande desejo de agradar. Por ter grande quantidade de energia, necessita realizar muito exercício físico e, portanto, exige ambientes ao ar livre espaçosos e caminhadas diárias.

Aceita viver com outros cães, mas não é muito tolerante com gatos e outros animais de pequeno porte. 

Responde melhor ao treinamento positivo do que ao severo, e é indicado realizá-lo o mais cedo possível e de forma consistente, assim como a socialização. Desta forma, o proprietário precisa de paciência para realizar o treinamento, bem como persistência.

Predisposição à doenças

Dermatológicas

Dermatite atópica

Gastrointestinais

Shunt portossistêmico congênito

Musculoesqueléticas

Luxação de patela

Oftálmicas

Conjuntivite

Catarata

Glaucoma

Luxação primária de cristalino

Renais e urinárias

Urolitíase

Referências bibliográficas

Dohner, J.V. Farm Dogs: A Comprehensive Breed Guide to 93 Guardians, Herders, Terriers, and Other Canine Working Partners. Storey Publishing, LLC, 2016, p 259-260.

Patterdale Terrier. Aubrey Animal Medical Center ( AAMC). Disponível em: < http://aubreyamc.com/canine/patterdale-terrier/ >

Patterdale Terrier. Official United Kennel Club (UKC) Breed Standard. Disponível em: < https://www.ukcdogs.com/docs/breeds/patterdale-terrier.pdf >

Imagem: https://www.pets4homes.co.uk/dog-breeds/patterdale-terrier/