Pelado Peruano

Nome da Raça

Pelado Peruano

Peso

proporcional aos três tamanhos, para os machos e para as fêmeas: Pequeno: de 4 a 8 quilos; Médio: de 8 a 12 quilos; Grande: de 12 a 25 quilos

Altura na Cernelha

existem três tipos de tamanhos para machos e fêmeas: Pequeno: de 25 a 40 cm; Médio: de 40 a 50 cm; Grande: de 50 a 65 cm

Nível de atividade

média

Temperamento

afetuoso, alerta, ativo

Adestrabilidade

boa

Introdução

Origem

Há diversas teorias acerca da origem do Pelado Peruano, porém, existem indícios de sua existência no Peru nas representações em cerâmicas das civilizações Pré-Incas de 300 anos a.C até 1460 d.C.: Vicus, Mochica, Chancay, Chancay com influência Tiahuanacoide e Chimú. 

O povo de Chancay criavam os cães como companhia, e verificou-se que usavam a urina e as fezes desses animais para a confecção de medicamentos. Em muitos casos, o Pelado Peruano aparece substituindo a tríade inca (puma, serpente e condor), destacando-se com maior interesse na cultura Chancay. Já o povo Chimú considerava boa sorte ter um cão dessa raça e utilizava seu calor para o tratamento de artrite e condições respiratórias.

Os cães sem pelos originais eram pequenos, mas com a conquista do Peru pelos espanhóis, foram cruzados com os cães trazidos da Europa e, ao longo dos anos, três tamanhos distintos se desenvolveram. Os espanhóis chamaram os cães dessa raça de “Flower Dogs”, nome que posteriormente evoluiu para “Peruvian Inca Orchid”, conhecido em várias regiões do mundo.

Foi registrado pela Federation Cynologique Internationale (FCI) em 1981

Nome original

Perro sin pelo del Perú

País de origem

Peru

Características gerais

Aspectos raciais

Essa raça apresenta como característica principal a ausência de pelos no corpo, exceto em alguns casos em que os exemplares apresentam pelos na cabeça, extremidades e cauda. Outra particularidade da raça é sua dentadura, quase sempre incompleta.

Seu focinho afunila à medida que se aproxima da trufa, cuja cor se equilibra de forma harmônica com as diversas tonalidades da cor da pele. Os olhos são de tamanho médio, com formato ligeiramente amendoado e coloração variável de acordo com a cor da pele.

As orelhas são moderadamente longas, largas na base, eretas quando em atenção, mas dobradas para trás quando em repouso. A cauda é inserida baixa e afina à medida que se aproxima da ponta.

Sua pele é lisa e elástica em toda sua superfície corporal. O Pelado Peruano pode parecer mais quente que os demais, mas foi comprovado que a temperatura interna e externa é a mesma que a de outras raças. Essa sensação ocorre devido à emanação direta de calor, diferente dos exemplares com pelos, os quais dissipam calor por ventilação natural através dos pelos. 

Apesar de ser uma raça sem pelo, pelos na cabeça e exterminadas são aceitos. A coloração da pelagem pode variar desde negra até vermelho escuro. 

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

O Pelado Peruano é fiel ao dono, extrovertido, calmo, amigável, cuidadoso com as crianças, mas muito desconfiados com estranhos. Também é um cão muito inteligente e obediente, sendo facilmente adestrado.

Além de ser um ótimo cão de companhia, também é muito bom como cão de guarda, protegendo seus donos e ambiente. 

Apesar de gostarem de exercícios ao ar livre e serem resistentes, não é recomendado que sejam expostos a climas extremos. Quando forem expostos à luz solar, indica-se aplicar protetor solar em todo seu corpo.

Predisposição à doenças

Dermatológicas

Acne canina

Queimaduras solares

A falta de pelo os deixa susceptíveis a pesticidas

Gastrointestinais

Problemas hepáticos

Síndrome do intestino irritável

Perda de dentição

  • Relacionada à variação sem pelo
  • Fator genético, assim como a falta de pelo
  • Normalmente a queda é dos molares e pré-molares

Referências bibliográficas

Ficha do Cão Pelado Peruano. Cachorrogato – Tudo sobre cachorros e gatos. Disponível em: < http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/cao-pelado-peruano/>

Padrão Oficial da Raça Pelado Peruano. Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), abril, 2001. Disponível em: < http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_115.pdf>

Perro Sin Pelo Del Perú. Federation Cynologique Internationale (FCI). Disponível em: < http://www.fci.be/en/nomenclature/PERUVIAN-HAIRLESS-DOG-310.html>

Peruvian Inca Orchid. The American Kennel Club (AKC). Disponível em: < http://www.akc.org/dog-breeds/peruvian-inca-orchid/detail/#1>

Peruvian Inca Orchid. Vetstreet. Disponível em: < http://www.vetstreet.com/dogs/peruvian-inca-orchid#health>

Imagem: https://primitivedogs.com/peruvian-hairless-dog-characteristics/