Pequeno Brabançon

Nome da Raça

Pequeno Brabançon

Porte

Pequeno

Peso

Fêmeas: 3-5 kg / Machos: 3-5 kg

Altura na Cernelha

Fêmeas: 18-21 cm / Machos: 18-21 cm

Nível de atividade

Alta

Temperamento

Inteligente, alegre, afetuoso, barulhento

Adestrabilidade

Alta

Introdução

Origem

As três raças (Griffon Bruxellois, Griffon Belge e Petit Brabançon) descendem de um pequeno cão de pelame áspero chamado "Smousje", que durante séculos foi encontrado na área de Bruxelas. 

No século 19, herdando as características do Ruby King Charles Spaniel e o Pug, produziu-se o pelo preto curto e fixou o tipo de raça atual que conhecemos como Griffon Belge. Estes cachorros são muito alertas e foram criados para guardar carruagens e manter os estábulos livres de roedores. 

Em 1883, os primeiros Griffon Bruxellois foram registrados em L.O.S.H. (The St.Hubert stud book). Eles eram Topsy (L.O.S.H. nr.163) e Foxine (L.O.S.H. nr.164). Por volta de 1900, eles se tornaram muito populares, juntamente com outras raças, graças ao interesse real mostrado pela Rainha Marie-Henriette da Bélgica. Muitos espécimes foram exportados para o exterior, ajudando na propagação e aumento da popularidade da raça. 

Nome original

Petit Brabançon

País de origem

Bélgica

Características gerais

Aspectos raciais

Este é um cão pequeno companheiro, inteligente, bem equilibrado, alerta, orgulhoso, robusto, praticamente quadrado, com boa ossatura, mas ao mesmo tempo elegante em seu movimento e construção; atraindo a atenção por sua expressão quase humana. A cabeça é a parte mais característica do corpo e a maioria impressionante. 

A cabeça é bastante grande em comparação com o corpo e tem uma expressão quase humana. Está mais acima dos olhos, na face frontal, nas bochechas e no queixo. A região craniana é ampla e redonda. Na região facial, o nariz é preto.

O nariz está no mesmo nível que os olhos. Os lábios superior e inferior estão em contato e aproximação. O maxilar inferior é curvado para cima, largo, não apontado e juntando além do maxilar superior.

A boca deve estar bem fechada, não mostrando dentes nem língua. Os olhos são bem separados, grandes, redondos, castanhos, tão escuro quanto possível. As Orelhas: pequenas, definidas com espaço suficiente entre elas. As orelhas não esmagadas levavam-se semi-eretas e ficam caídas para a frente. 

O pescoço é de comprimento médio; combina harmoniosamente com os ombros. O comprimento do corpo é praticamente igual à altura na cernelha. A impressão geral é de um cão pequeno e quadrado poderoso.

A cauda é inserida alta. Os membros anteriores possuem pernas dianteiras paralelas com boa ossatura, afastadas. Os membros posteriores possuem pernas traseiras com boa ossatura, realmente paralelas, anguladas para equilibrar com pernas dianteiras. 

A marcha padrão da raça é poderosa, paralelo de membros com boa unidade traseira. O Petit Brabançon tem pelo curto. O pelo é áspero, plano e brilhante e não tem mais do que 2 cm de comprimento. Com os Griffons a guarnição (barba e bigode) começa debaixo do eixo trufa-olho e vai de uma orelha a outra, cobrindo o focinho e as bochechas com pelos grossos e mais compridos do que o resto do corpo.

Sobre os olhos, o pelo deve ser mais longo do que o restante do crânio, formando as sobrancelhas. As cores aceitas para a raça são: preto, preto e castanho, vermelho, avermelhado; um pouco de preto é permitido na guarnição da cabeça. Ele tem uma máscara preta. Cinza ou cor de gelo na máscara do cão pela idade não deve ser penalizado.

Pelo

Semi-longo

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

Ele é inteligente, alegre e cheio de personalidade. Pode vocalizar bastante se se sentir ameaçado, mas é encantador, animado e afetuoso. Muito amoroso, ele adora ser mimado e se dá bem com outros cães e animais de estimação.

Não foram encontrados em literatura os cuidados específicos para esta raça em questão, portanto, deve-se realizar o cuidado básico. Corte as unhas conforme o necessário, geralmente uma vez por mês.

Escove os dentes com frequência para uma boa saúde geral. Verifique as orelhas semanalmente a procura de sujeira, vermelhidão ou um mau cheiro que podem indicar uma infecção. Dê banhos e escove o pelo conforme o necessário.

Sensibilidade a fármacos

Não foram encontrados em literatura relatos de sensibilidade à fármacos específicos relacionados à raça em questão.

Predisposição à doenças

Não foram encontrados em literatura relatos de predisposição à doenças específicas relacionados à raça em questão.

Referências bibliográficas

CBKC Confederação Brasileira de Cinofilia. Padrão Oficial da Raça: Pequeno Brabançon. Disponível em: http://cbkc.org/racas. Acesso em: 15 fev. 2018. 

FOGLE, B. Guia Ilustrado Zahar Cães. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. 344 p.

GOUGH, A.; THOMAS, A. Breed Predispositions to Disease in Dogs and Cats. 3º Ed. Oxford: Wiley-Blackwell, 2018. 398 p.

Nestlé Purina Australia. Dog Breeds. Petit Brabançon. Disponível em: http://www.purina.com.au/owning-a-dog/dog-breeds/PetitBrabancon. Acesso em: 10 fev. 2018

Pet guide. Breeds. Dog Breeds. Petit Brabançon. Disponível em: http://www.petguide.com/breeds/dogs/petitbrabancon. Acesso em: 10 fev. 2018

Imagem disponível em: http://www.caesmania.com/Uploads/caesmania.com/ImagensGrandes/cao-pequeno-brabancon-4-2.jpg