Pequeno Cão Leão

Nome da Raça

Pequeno Cão Leão

Porte

pequeno

Peso

aproximadamente 6 kg

Altura na Cernelha

aproximadamente 26 a 32 cm

Nível de atividade

média

Temperamento

inteligente, alerta, gentil, carinhoso, alegre

Adestrabilidade

alta

Introdução

Origem

O Pequeno Cão Leão, também conhecido com Löwchen, tem sua origem desconhecida, apesar de alguns aficionados afirmarem que a raça surgiu na Alemanha, enquanto outros asseguram que é descendente de cães oriundos da região do Mediterrâneo.

Independentemente de sua origem, a raça é conhecida há séculos, fato que pode ser comprovado pelas silhuetas de dois cães esculpidas em uma pedra na Catedral de Amiens, cuja construção remota do século XIII. Além disso, ao longo dos séculos, a raça foi representada em tapeçarias e pinturas, assim como descrita com precisão no livro “Histoire Naturalle” (História Natural) de Buffon, no século XVIII. 

O Pequeno Cão Leão costumava ser utilizado como companhia pela aristocracia, servindo também para aquecer os pés das damas da corte e até mesmo como edredons, quando sua pelagem era tosada. Mas, apesar de ter sido muito apreciada pela aristocracia, a raça quase desapareceu no século XIX, sobrevivendo graças aos esforços incansáveis de um criador belga. 

A raça recebeu o nome de Löwchen, que significa “pequeno leão” em alemão, devido ao corte de seu pelo, realizado de maneira semelhante à juba de um leão.

Foi estabelecida na França em 1947, quando surgiu um clube francês, mas foi aceita definitivamente pela Federation Cynologique Internationale (FCI) em 1961.

Nome original

Petit Chien Lion

País de origem

França

Características gerais

Aspectos raciais

O Pequeno Cão Leão é de pequeno porte, com boa ossatura, corpo curto, bem proporcionado que vive entre 12 e 14 anos. Sua cabeça é portada alta, é relativamente curta e bem larga do topo do crânio até o focinho.

A trufa é totalmente preta, ou marrom para cães com pelagem marrom e derivados. Os olhos são grandes, muito escuros e arredondados. As orelhas são moderadamente longas, inseridas baixas, pendentes e bem franjadas.

O pescoço é ligeiramente arqueado, fundindo-se suavemente nos ombros e cernelha. Segue pela linha superior do tronco até o lombo curto, largo e musculoso. A cauda é inserida ligeiramente abaixo da linha superior, mas é portada arqueada acima do dorso. 

Sua pelagem é sedosa, longa, ondulada e densa, mas sem subpelo. Pode ter várias cores, tanto unicolor. 

Comportamento e cuidados

Comportamento e cuidados

É um cão muito inteligente, dócil, brincalhão, alegre, fiel e tranquilo. É muito sociável, carinhoso e obediente com seu dono, e precisa de atenção dos membros da família, não gostando de ficar sozinho em casa. 

É afetuoso com crianças e se relaciona bem com outros animais, mas por ser territorialista é bastante reservado com pessoas desconhecidas. 

Devido sua inteligência e necessidade de agradar seu dono, é facilmente adestrado. Por ser muito brincalhão, precisa gastar energia, sendo recomendado passeios diários.

Por ter pelos longos e densos recomenda-se que sejam aparados a cada quatro ou seis semanas, além da escovação semanal ou, de preferência, diária para evitar a formação de nós e retirar pelos mortos. 

Predisposição à doenças

Musculoesqueléticas

Luxação de patela

Displasia coxofemoral

Oftálmicas

Vitreorretinopatia

  • A liquefação vítrea predispõe a raça ao desprendimento da retina 

Atrofia progressiva da retina

Referências bibliográficas

Gough, A., Thomas, A., O'neill, Dan. Breed predispositions to disease in dogs and cats. John Wiley & Sons. 2018; 134.

Ficha do Pequeno Cão Lesão. Cachorrogato – Tudo sobre cachorros e gatos. Disponível em: < http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/pequeno-cao-leao-lowchen/>

Lowchen. The American Kennel Club (AKC). Disponível em: < http://www.akc.org/dog-breeds/lowchen/>

Padrão Oficial da Raça Pequeno Cão Leão. Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), abril, 2004. Disponível em: < http://cbkc.org/application/views/docs/padroes/padrao-raca_195.pdf>

Pequeno Cão Leão. Royal Canin. Disponível em: < http://www.royalcanin.com.br/breeds/dog-breeds/fci-group-9/pequeno-cao-leao>

Petit Chien Lion. Federation Cynologique Internationale (FCI). Disponível em: < http://www.fci.be/en/nomenclature/LITTLE-LION-DOG-233.html>

Imagem: http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/pequeno-cao-leao-lowchen/